Buscar

PROVA 3 O PAPEL DO HOMEM ENFREN VIOL MULHER

Prévia do material em texto

PROVA 3 – O PAPEL DO HOMEM ENFREN.VIOL.MULHER
1ª - De acordo com as abordagens realizadas no curso vimos que, os índices de violência contra a mulher aumentaram durante a pandemia causada pela COVID-19. Aponte a alternativa que traduz corretamente esse fenômeno:
a. Isso ocorreu apenas no Brasil, por conta exclusivamente do uso de álcool durante esse período.
· b. Ocorreu, porque  estarem mais expostas por ficarem isoladas junto ao seu agressor, a pandemia acirra a desigualdade social e de gênero.
c. De acordo com o texto, as mulheres ficaram mais violentas e isso foi determinante para o aumento dos dados.
d. Nenhum item é verdadeiro.
2ª-As características da violência de gênero, apontam que esse é um fenômeno multifacetado, demandam soluções amplas e que atendam a sua diversidade.  Isso significa que:
I - Além de métodos diferenciados e estudos para melhor conhecer e acompanhar como se manifesta essa violência é preciso abrir os espaços de debate, chamar todos e todas para somar na busca de soluções conjuntas, ganhar novos braços para obter mais força de reação a fim de entender e vencer esse grave problema que tem crescido no Brasil.
II - Não é possível enfrentar a violência sem contar com o publico masculino.
III - Enfrentar a violência é enfrentar o modelo de masculinidade que a perpetua.
a. Nenhum item é verdadeiro.
b. Apenas os itens I e II são verdadeiros.
c. Apenas o item II é verdadeiro.
· d. Os itens I, II e III são verdadeiros.
3ª- Outra norma determinante no enfrentamento da violência contra a mulher foi a Lei do Feminicídio, sobre essa norma, assinale a alternativa correta:
a. Essa legislação assim como a Lei Maria da Penha também cumpriu um papel ajudar do enfrentamento da violência criando o crime de homicídio. 
· b. A Lei do Feminicídio possibilitou a visibilidade dos homicídios cometidos contra mulheres que são consequências de sua condição de mulher, descortinando uma série homicídios que ocorriam todos os dias no Brasil contra mulheres, mas não viravam uma estatística.
c. A Lei do feminicídio possui aspecto apenas educativo e fala apenas da importância de fazer campanha de conscientização.
d. A Lei do feminicídio estabeleceu somente uma pensão para os filhos de mulheres que sofreram esse tipo de delito.
4ª-Sobre a amplitude do tema da violência de gênero, é correto afirmar:
a. O tema demanda alteração de estratégias para avançar no sentido de reduzir esse tipo de violência. É preciso promover uma alteração significativa nas relações de gênero, estabelecer políticas que efetivem o caminho para a igualdade de gênero.  
b. Esse tipo de violência só pode ser resolvida com muita punição, aumento de penas é a única solução.
c. Esse é um tipo de violência muito antigo, algumas coisas a sociedade tem que acostumar, não é possível imaginar que será modificado. 
· d. O tema precisa ser exclusivamente enfrentado pela área de saúde, trata-se apenas de saúde mental dos homens agressores.
5ª-Relacione as características do conceito de violência de gênero de acordo com a ONU e marque a opção verdadeira.
I - A Organização das nações unidas conceitua violência de gênero como “qualquer tipo de agressão física, psicológica, sexual ou simbólica contra alguém em situação de vulnerabilidade devido a sua identidade de gênero ou orientação sexual.
II - Apesar dos vários esforços das organizações internacionais esse é um fenômeno mundial o que demonstra a urgência de ampliação do debate para além das instituições de direitos ou de atendimento às mulheres vítimas e ainda, não envolver apenas o universo feminino.
III – Para enfrentar a violência de gênero é preciso debater entender e recolocar o papel dos modelos de masculinidade no crescimento desse tipo de violência.
a. Apenas os itens I e II são verdadeiros.
· b. Todos os itens são verdadeiros.
c. Apenas o item II é verdadeiro.
d. Apenas o item I é verdadeiro.
6ª-“A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com 46 artigos distribuídos em sete títulos, ela cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal (art. 226, § 8°) e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro (Convenção de Belém do Pará, Pacto de San José da Costa Rica, Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem e Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher).” (Instituto Maria da Penha)
Acerca do enfrentamento à violência de gênero nas escolas estaduais cearenses e considerando o conhecimento adquirido ao longo do curso, assinale a alternativa verdadeira:
a. O ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha deve ser ministrado apenas em cursos de graduação que possuam pertinência temática com os objetivos da Lei, não havendo qualquer disposição sobre seu ensino nas escolas públicas do Estado do Ceará.
· b. A Semana Maria da Penha, a ser realizada na rede estadual de ensino cearense, possui como um de seus objetivos o estímulo à reflexão sobre estratégias de prevenção e combate ao machismo, bem como sobre os tipos de violências contra a mulher.
c. A única responsabilidade da escola na proteção de crianças e adolescentes é comunicar à Defensoria Pública confirmação de violência sexual contra estudantes mulheres.
d. A conscientização de crianças e adolescentes, sobretudo mulheres, sobre seus direitos somente pode ser realizada pela família.
7ª-“O desafio deste século deve ser construir um novo modelo social mais democrático, justo e igualitário, e para isso, é fundamental que os homens estejam cada vez mais dispostos a questionar o modelo tradicional de masculinidade, a renunciar aos privilégios que recebem do sistema patriarcal, a se libertar do peso de uma masculinidade mal entendida e a se comprometer, junto com as mulheres, de maneira ativa, na realização de um mundo melhor para todas as pessoas, que permita melhorar as possibilidades do desenvolvimento humano”. (El País, 2016 – texto escrito por Ritxar Bacete em 2011)
Com base no texto acima relacionado e no conhecimento adquirido pela leitura do fascículo correspondente, assinale a alternativa correta:
a. O questionamento ao modelo tradicional de masculinidade deve se dar a partir da fase adulta, único momento da vida no qual os homens têm condições de refletir sobre suas atitudes para modificá-las.
b. A construção de masculinidades que não reforcem a desigualdade de gênero é papel exclusivo das mulheres, tendo em vista que a elas cabe cuidar e educar os filhos.
c. O reconhecimento de que o machismo estrutural e a desigualdade de gênero, marcas de nossa sociedade, privilegiam os homens em detrimento de mulheres só pode ser discutido na escola, não cabendo à família qualquer ingerência nesse sentido.
· d. A sociedade do futuro passa pelos pais e mães do presente. O cuidado e a educação de bebês e crianças homens devem superar os padrões de gênero vigentes, a fim de serem constituídas masculinidades não-violentas que contribuam para a equidade de gênero.
8ª- Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando formas de machismo abordadas no texto do módulo trabalhado:
I. Manterrupting;
II. Bropriating;
III. Mansplaining;
IV. Gaslighting.
(  ) Acontece em situações nas quais um homem explica algo para a mulher como se ela não fosse capaz de entender ou como se estivesse necessariamente errada;
(  ) Violência emocional por meio de manipulação psicológica, fazendo com que a mulher e as pessoas ao seu redor achem que ela é louca ou incapaz;
(  ) Quando um homem se apropria da ideia de uma mulher e leva créditos por ela;
(  ) Interrupção constante da fala de mulheres por homens ao seu redor.
· III – IV – II – I.
b. II – I – III – IV.
c. III – II – IV – I.
d. IV – III – I – II.
9ª-Relacione as características das Comissões de proteção e prevenção à violência contra a criança e o adolescente e marque a opção verdadeira.
I – As Comissões contribuem para que o ambiente educacional possa ser mais acolhedor e reproduzir umacultura de proteção.
II – A Lei Estadual cearense nº 17.253/20 foi aprovada no contexto de denúncias, nas redes sociais, contra professores que praticaram assédio contra estudantes mulheres.
III – Uma das principais atribuições das Comissões consiste na notificação de casos de suspeita de violência à Polícia Federal, devendo os/as profissionais da educação investigar a agressão a fim de ser enviado um relatório circunstanciado à autoridade policial contendo a autoria e materialidade da violência.
· Apenas os itens I e II são verdadeiros.
b. Todos os itens são verdadeiros.
c. Apenas o item II é verdadeiro.
d. Apenas o item I é verdadeiro.
10ª- Dentre as atribuições da escola incluídas mediante alteração na LDB desde 2018 e o papel da instituição no enfrentamento às “novas” formas de violência contra crianças e adolescentes, considerando ainda os conhecimentos adquiridos mediante leitura do fascículo correspondente, assinale a alternativa correta:
· Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying).
b. Notificar a Secretaria de Educação ao tomar ciência de suspeita ou confirmação de violência.
c. Contratar assistentes sociais e psicólogos para atendimento psicossocial.
d. Financiar projetos sociais de prevenção à violência.
11ª-José é preso por ter praticado crime previsto na Lei Maria da Penha, sendo requerido o relaxamento de sua prisão pelo advogado de defesa. Nos termos da Lei Maria da Penha, nos casos de risco à integridade física da ofendida ou à efetividade da medida protetiva de urgência, não será concedido(a) ao preso:
a. Afastamento do lar.
b. Direito a interrogatório.
· c. Liberdade provisória.
d. Arrolamento de testemunhas.
12ª- De acordo com a Lei “Maria da Penha” (Lei n° 11.340/2006), qualquer conduta que configure perturbação do pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar as ações da mulher, dentre outros fatores, é uma forma de violência:
a. Física.
b. Sexual.
· c. Psicológica.
d. Patrimonial.
13ª-A Lei Maria da Penha, Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, cria, entre outras atribuições, mecanismos para coibir a discriminação contra as Mulheres, como também busca prevenir, punir e erradicar a Violência contra a Mulher. Assinale a alternativa que identifica o tipo de violência entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir:
a. Violência física.
· b. Violência psicológica.
c. Violência moral.
d. Violência dramática.
14ª-Sobre a Violência praticada contra as mulheres, é correto afirmar:
· Configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause meramente lesão, sofrimento físico, sexual e/ou psicológico e patrimonial.
b. A política pública que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher far-se-á por meio de um conjunto articulado de ações dos Estados e dos Municípios.
c. A assistência à mulher em situação de violência doméstica será prestada de forma articulada somente entre a Lei Orgânica da Assistência Social e o Sistema Único de Saúde.
d. Em todos os casos de violência familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar exclusivamente os seguintes procedimentos: ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e tomar a representação a termo.
15ª-A Lei Maria da Penha configura cinco formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre elas a violência patrimonial. Assinale a alternativa que configura uma das formas de violência patrimonial:
a. Agressão física.
· b. Retenção de documentos pessoais.
c. Difamação.
d. Relação sexual não permitida.
16ª-Sobre as ditas fronteiras de gênero e a forma como as violências refletem sobre as mulheres, podemos afirmar que:
a. A violência é igualmente nociva para toda a família.
· b. Na família tradicional, é sobre as mulheres que recaem responsabilidades sobre-humanas de manutenção da harmonia do lar a qualquer custo, inclusive o da violência.
c. Recairá sobre a mulher apenas quando houver violência física.
d. Na família tradicional não há violência de gênero.
17ª-Embora a mera criminalização não resolva questões tão complexas das violências de gênero, sabemos que, no Brasil, a divulgação não autorizada de imagens e conteúdo sexual se tornou crime a partir da:
a. Lei 11.340, em 2006.
· b. Lei 13.718, em 2018.
c. Não houve criminalização dessa conduta.
d. Lei 12.737, em 2012.
18ª-Produções como filmes, músicas, desenhos, novelas e séries, juntamente às plataformas digitais, como Tik Tok, Instagram formam um pacote das mídias contemporâneas que:
(  ) Sustenta a situação de sexismo, misoginia, violência contra as mulheres e cultura do estupro em que vivemos;
(  )Forma diretrizes sociais das relações de gênero para este e próximas gerações;
(  ) É formado de plataformas e produtos sem relevância significativa para produzir os comportamentos das pessoas, as quais são livres e podem decidir se e quando vão aderir a cada cultura;
(  ) Como os demais fenômenos sociais, as mídias e discursos não são estáticos. Há metamorfoses em suas formatações e intenções, podendo propagar perspectivas de masculinidades mais plurais e igualitárias.
Assinale a alternativa que contém a resposta correta, observando a sequência de cima para baixo:
· V; V; F; V.
b. V; F; V; F.
c. F; F; F; V.
d. F; F; V; V.
19ª-O gênero, assim como sexualidade, é fruto de pedagogias e práticas de ensino-aprendizagem no “conjunto inesgotável” de instâncias sociais e culturais (LOURO, 2008). _______________________________________espalhadas por toda a parte, acabam por constituir potentes pedagogias culturais dos ideais de masculinidade dominantes.
Considerando o texto, indique a opção que completa corretamente a frase acima:
· “As mídias, juntamente com as instituições de educação”.
b. “As estórias, juntamente com as crenças regionais”.
c. “A natureza masculina bem como as naturais ações das mulheres”.
d. “O feminismo e os estudos de masculinidades”.
20ª-Aprendemos que ser “homem de verdade” é ser aquele que nada teme, nem mesmo usar a força para exercer seu poder. A partir dessa afirmação, o que podemos aprender?
· Que a construção de uma masculinidade hegemônica, com padrões para o “ser homem de verdade” é algo que precisamos transformar na sociedade.
b. O que realmente é ser homem de verdade.
c. Que o ser homem pode ter diferentes nuanças, porém o mais importante é nada temer.
d. O ser homem foi construído a partir do exercício da força, algo natural para os meninos.

Continue navegando