Buscar

Avaliação I Pericia Cotabil

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros9/1
Nota9,00
1No exercício da perícia contábil, o profissional da área faz jus à cobrança de honorários, cujos valores devem ser estabelecidos previamente, mediante avaliação dos serviços a serem prestados. Neste contexto, sobre a quem cabe o recebimento dos honorários, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Perito contador judicial.                      
II- Perito contador assistente.                    
III- Perito contador arbitral.                      
IV- Perito contador extrajudicial.
(    ) Às partes.
(    ) Ao contratante.
(    ) Às partes, conforme indicação.
(    ) Ao autor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - IV - II - I.
B
III - I - IV - II.
C
I - IV - II - III.
D
II - IV - I - III.
2Nas atividades periciais, há aquelas que envolvem diretamente o Poder Judiciário, porém existem perícias que envolvem apenas o Estado (dentro da sua grandiosidade institucional, e com a finalidade principal de ser meio de prova nos ordenamentos institucionais usuais). Qual é esta espécie de perícia?
A
Perícia extrajudicial.
B
Perícia judicial.
C
Perícia arbitral.
D
Perícia semijudicial.
3No caso de uma empresa que realiza procedimentos fraudulentos nas suas operações, ocasionados por um dos sócios que deseja obter vantagens ilícitas, o outro sócio pode requerer dissolução da sociedade e retirar-se desta, mas antes disso esse sócio solicitará uma perícia para investigar o que ocorreu de fato e cobrar as devidas indenizações e restituições que lhe são cabíveis por direito. Neste tipo de situação, o que conduz a atividade da perícia?
A
A necessidade da investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos na empresa constatada é o que conduz a atividade da perícia, como condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial.
B
O que conduz a atividade da perícia é quando a empresa disponibiliza seus registros para atender à necessidade da investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos na empresa e conduzir a atividade do levantamento de dados para a sua venda, pois esta é condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial à sua liquidação para a imediata dissolução da sociedade.
C
Um dos objetivos da perícia é o de auxiliar e coordenar as operações na contabilização de todos os atos e fatos ocorridos na empresa. O perito conduz a atividade da perícia à condição de instrumento auxiliar da instância decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial, conforme o seu nível de influência nas atividades operacionais da empresa.
D
Essa situação ocorre quando os gestores da empresa deverão atender às necessidades para a investigação e verificação dos atos e fatos ocorridos apenas na contabilidade (que é o centro das informações para a sua gestão) e é isto que conduz a atividade da perícia à condição de instrumento para auxiliar na instauração decisória, pessoal ou coletiva, judicial ou extrajudicial.
4O Código de Processo Civil ainda não contemplou o conceito de perícia contábil, apesar de estabelecer normas e procedimentos e tratar também da habilitação do profissional. Para conceituar perícia contábil, é necessário que o profissional tenha razões de raciocínio de forma qualitativa e quantitativa sobre determinada realidade patrimonial. Qual a exigência para a formação do conceito de perícia?
A
A formação do conceito de perícia contábil exige o conhecimento de uma opinião de profissional contábil.
B
A formação do conceito de perícia contábil não exige razões do raciocínio.
C
A formação do conceito de perícia deve ser aprovada por um advogado.
D
A formação do conceito de perícia não exige conhecimento técnico.
5Não se pode confundir perícia com informe. O informe serve à perícia na geração dos documentos que são elaborados para atender às necessidades do juiz. Partindo deste pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Informe é utilizado para suprir as necessidades da arbitragem.
(    ) Perícia é o conhecimento e a experiência das coisas.
(    ) Função pericial é aquela em que uma pessoa com conhecimento profundo de determinada matéria examina as coisas e os fatos.  
(    ) Função pericial é aquela em que uma pessoa opina sobre as causas, a essência e os efeitos da matéria examinada.
(    ) Informe e perícia são a mesma coisa.
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V - F.
B
F - V - V - F - F.
C
V - F - F - V - V.
D
V - V - V - F - F.
6A variedade dos patrimônios individualizados, a complexidade e os aspectos das transformações da riqueza requerem o seu desdobramento em subfunções. Sobre a subfunção que assume caráter mais profundo pela realização como afirmação categórica das situações patrimoniais, em conjunto e em suas partes, assinale a alternativa CORRETA:
A
Subfunção interpretativa ou de análise.
B
Subfunção administrativa.
C
Subfunção expositiva ou demonstrativa.
D
Subfunção escritural ou de registro.
7A perícia tem por finalidade buscar a verdade real dos fatos, com a aplicação de pesquisa demonstrada de forma técnica e embasada cientificamente na matéria objeto do litígio, para dar suporte informacional ao juiz na formação da sentença. De acordo com os diferentes fins para os quais são realizadas as perícias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    ) Para fins administrativos.
(    ) Para fins regimentais.
(    ) Para fins sociais.
(    ) Para fins de observar se as empresas possuem meios para expandir seus negócios no mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - F - V - V.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - V.
8No ambiente corporativo, as decisões geradas podem incorrer em erros, e erros acontecem, ninguém está passível de não cometê-los. Um exemplo de erro pode ser um registro em conta contábil do pagamento de uma fatura de telefone. Contudo, as fraudes não são involuntárias e devem ser totalmente evitadas em todas as áreas profissionais. Um exemplo de fraude pode se dar a partir do registro intencional de uma alíquota de imposto a menor, ou uma base de cálculo a menor para determinado tributo, isso com a intenção de fraudar valores tributários, prejudicando o erário público. O profissional que comete irregularidades por incapacidade, desconhecimento ou convicção, que podem causar dano tem culpa passível de advertência, punição e penalidade. Sobre negligência profissional, infrações e adulteração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É o tipo de fraude que ocorre quando alguém altera a escrituração contábil ou legal, ou que gera eliminações ou acréscimos que alterem, propositalmente, os registros e a essência da informação contábil ou legal. Por conseguinte, alteram a análise dos resultados da empresa. Isso é feito de forma intencional, para obter vantagens pessoais.
(    ) Esse tipo de fraude pode ocorrer pelo simples descumprimento de uma norma da empresa ou por descumprimento de algum aspecto da legislação em vigor. Por conseguinte, no caso do descumprimento legal, podem gerar oportunidades para o fisco autuar e notificar a empresa. Um exemplo bem simples desse caso é quando ocorrem fraudes nas escriturações dos livros fiscais.
(    ) Esse tipo de fraude ocorre quando há má conservação e guarda dos livros, má apresentação de trabalho, acúmulo de documentos por escriturar, falta de asseio nos trabalhos. E essa conduta impossibilita o desenvolvimento das atividades com qualidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
V - V - V.
C
V - V - F.
D
F - V - V.
9O profissional contábil que se candidatar para exercer a função de perito deve ser profundo conhecedor da técnica contábil e maturidade profissional, além do contínuo aperfeiçoamento, pois no exercício da função da perícia, este deve estar apto para identificar as imperfeiçoes e inadequações administrativas e contábeis. Sobreo exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As imperfeições administrativas do perito contábil decorrem do acúmulo de funções incompatíveis e a subordinação a parentes próximos.
(    ) As irregularidades identificadas no exercício da função do perito contábil, são: imperfeições técnicas; negligência profissional; erros técnicos e de escrituração, infrações; simulações; adulteração; fraudes; culpas profissionais; responsabilidades profissionais.
(    ) A negligência profissional é um importante indicador de conhecimento sobre o tema que está sendo abordado, ao qual o profissional disse estar preparado para exercê-lo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F.
B
F - F - V.
C
F - V - F.
D
V - F - V.
10Um sistema de controle interno falho pode provocar irregularidades que culminam com a fraude.
Desta forma, as irregularidades contábeis podem gerar as falhas de administração e causar prejuízos para a empresa. Sobre a causa das imperfeições contábeis, analise as seguintes sentenças:
I- O grande volume de trabalho na contabilidade.
II- A complexidade da matéria relacionada à contabilidade.
III- Quaisquer fatores físicos, relacionados à salvaguarda dos ativos da empresa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando