Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Trabalhar a educação ambiental com crianças e adultos é fundamental não só para se inserir conceitos de preservação da natureza na vida das pessoas, mas para se trabalhar a reforma de um novo pensamento no caminho das transformações do ser humano e do ambiente.” Fonte: FOLHA VITÓRIA. Educação ambiental e a importância para uma sociedade mais consciente. Vitória, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 out 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulaçõe intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Educação Ambiental está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 225, inciso VI.
II. Sobre educação ambiental entendem-se os processos por meio dos quais são construídos valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “A noção de corrente se refere aqui a uma maneira geral de conceber e de praticar a educação ambiental. Podem se incorporar, a uma mesma corrente, uma pluralidade e uma diversidade de proposições. Por outro lado, uma mesma proposição pode corresponder a duas ou três correntes diferentes, segundo o ângulo sob o qual é analisada.” Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em: . Acesso em: 21 de out 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir.
I. As correntes de educação ambiental estão divididas em dois grupos: tradicional e recente, que se subdividem em vinte correntes.
II. As correntes de educação ambiental apresentam uma pluralidade de proposições inerentes a cada contexto em que foram criadas, mas todas possuem em comum a preocupação com o meio ambiente.
III. As correntes de educação ambiental reconhecem a importância da educação para promover o equilibro ambiental.
IV. As correntes de educação ambiental discutem os meios de promover o desenvolvimento sustentável sob um viés capitalista.
1. II e IV.
2. III e IV.
3. I e III.
4. II e III.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “A falta de articulação entre as diversas partes do complexo administrativo para a elaboração, monitoramento e avaliação das políticas públicas é ainda um grande problema a ser enfrentado. A articulação é necessária pela busca da eficiência, do uso racional dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos.” Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A criação de grupos de trabalho pode auxiliar na construção de um importante instrumento de coordenação e efetivação das práticas de responsabilidade socioambiental.
II. O trabalho intersetorial é um instrumento para a operacionalização do conceito e de ações de responsabilidade socioambiental em prol do desenvolvimento sustentável.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “Embora cada uma das correntes apresente um conjunto de características específicas que a distingue das outras, as correntes não são, no entanto, mutuamente excludentes em todos os planos: certas correntes compartilham características comuns.” Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em: . Acesso em: 21 de out 2020.
Considerando a importância das ações de responsabilidade socioambiental e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características:
1) Naturalista.
2) Conservacionista.
3) Resolutiva.
4) Científica.
5) Humanista.
( ) Corrente de educação ambiental centrada nas relações com a natureza.
( ) Corrente de educação ambiental que busca associar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades com a solução dos problemas ambientais.
( ) Corrente de educação ambiental baseada no estabelecimento de sua função social gerando consciência ambiental.
( ) Corrente de educação ambiental que considera as conexões entre natureza, sociedade e processos históricos.
( ) Corrente de educação ambiental que usa a crise ambiental como razão para a busca de informação social.
1. 4, 1, 5, 2, 3.
2. 5, 3, 1, 4, 2.
3. 4, 3, 2, 5, 1.
4. 1, 4, 2, 5, 3.

Leia o trecho a seguir: “O retrocesso dos temas ambientais, mudança do clima em destaque, não é só paulistano, mas também estadual, nacional e global. Por quase toda parte os governos abordam o problema com relutância, e só alguns setores empresariais o levam a sério.” Fonte: MARCELO, L. Análise: governos pelo mundo tratam o tema ambiental com relutância. Folha de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desafios da prática e tendências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ainda que seja o século XXI, ainda é preciso ultrapassar questões sobre o tradicionalismo de ideias e a desinformação para a adoção das práticas de responsabilidade socioambiental.
II. Muitos cidadãos e governantes acham que a pauta socioambiental faz parte de um contexto utópico e extremista.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “As políticas setoriais, por se referirem a um aspecto, a um setor específico da sociedade ou do território, por si só não logram resultados satisfatórios posto que a realidade é um todo no qual todos os aspectos estão de alguma forma interligados.” Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, pode-se afirmar que as políticas públicas socioambientais:
1. devem ser elaboradas para atender às necessidades socioambientais, mas a atuação fragmentada e hierarquizada pode impedir que tais necessidade sejam atendidas.
2. dão voz à opinião dos agentes sociais com maior tempo de carreira, pois eles possuem perfil centralizador e hierárquico.
3. têm dificuldade de serem elaboradas com base no diálogo, pois este insere os saberes e as práticas individuais.
4. que atendam a população por meio de estruturas articuladas de maneira intersetorial tendem a tratar o cidadão e os problemas de forma fragmentada, com serviços executados isoladamente.
5. devem ser setoriais quando o objetivo é atender às questões ambientais isoladamente, pois assim os resultados ficam de acordo com as diretrizes e objetivos almejados.

Leia o trecho a seguir: “Já o chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Hugo Bethlem, acredita que no Brasil a pandemia escancarou as mazelas sociais. Para ele, o capitalismo continua sendo a melhor forma de gerar riqueza e inclusão social das pessoas, elevando sua dignidade – mas, para isso, as pessoas precisam ter oportunidades iguais.” Fonte: MERCADO E CONSUMO. Evento debate capitalismo consciente e papel social das empresas. [s. l.], 2020. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desafios da prática e tendências, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ODS se adaptam ao mercado capitalista e, por isso, foram reformulados para que fossem abordados corretamente pelo capitalismo consciente.
II. A atual preocupação com a degradação ambiental e com a disseminação da miséria reforça a ideia do capitalismo consciente.
III. No capitalismo consciente as empresas devem participar ativamente na solução dos problemas socioambientais.
IV. O capitalismo consciente é uma tendência de pensamento empresarial, em que há preocupação com as questões socioambientais e com a lucratividade.
1. III e IV.
2. II e IV.
3. I e II.
4. II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Programa iniciado em 1996 pelo governo federal e que tem por objetivo promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado.” Fonte: MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. V. PRONEA (Programa Nacional de Educação Ambiental). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: . Acesso em: 26 de out. 2020.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, pode-se afirmar que o Programa Nacional de Educação Ambiental:
1. apresenta missão, visão, objetivos e linhas de ação que orientam a educação ambiental no mundo todo.
2. aborda em diretrizes a transversalidade, a transdisciplinaridade e a complexidade de maneira confusa.
3. tem como antecessores a Educomunicação e o Circuito Tela Verde.
4. subsidia as ações de promoção da educação ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino.
5. atua setorialmente, sem articulação com as demais políticas federais, estaduais e municipais.

Leia o trecho a seguir: “O trabalho intersetorial, que pressupõe articulação entre órgãos e pessoas é extremamente facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação, que possibilitam a descentralização das tarefas, coordenação em rede e a participação de grande número de atores. Essas tecnologias, que forjaram um novo ciclo na história da humanidade, devem ser intensamente utilizadas, em prol do interesse coletivo.” Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A articulação intersetorial por meio das redes é característica dos mercados globais, pois eles detêm a tecnologia de ponta.
II. A adoção das redes na articulação intersetorial permite o diagnóstico do risco, o fluxo contínuo de informações, a adoção de novas tecnologias e a identificação lacunas socioambientais.
III. A articulação intersetorial que usa a tecnologia das redes consegue trabalhar questões e dados globais, e tal possibilidade tem forte influência sobre os moldes da formulação de políticas públicas.
IV. O trabalho em escola global das redes desperta a consciência de que as transformações em curso estão se convertendo em ameaças socioambientais preocupantes.
1. I, II e IV.
2. II e III.
3. II, III e IV.
4. I e IV.
5. I e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “Trabalhar a educação ambiental com crianças e adultos é fundamental não só para se inserir conceitos de preservação da natureza na vida das pessoas, mas para se trabalhar a reforma de um novo pensamento no caminho das transformações do ser humano e do ambiente.” Fonte: FOLHA VITÓRIA. Educação ambiental e a importância para uma sociedade mais consciente. Vitória, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 out 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulaçõe intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A Educação Ambiental está prevista na Constituição Federal, em seu artigo 225, inciso VI.
II. Sobre educação ambiental entendem-se os processos por meio dos quais são construídos valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. As asserções I e II são proposições falsas.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “A noção de corrente se refere aqui a uma maneira geral de conceber e de praticar a educação ambiental. Podem se incorporar, a uma mesma corrente, uma pluralidade e uma diversidade de proposições. Por outro lado, uma mesma proposição pode corresponder a duas ou três correntes diferentes, segundo o ângulo sob o qual é analisada.” Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em: . Acesso em: 21 de out 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir.
I. As correntes de educação ambiental estão divididas em dois grupos: tradicional e recente, que se subdividem em vinte correntes.
II. As correntes de educação ambiental apresentam uma pluralidade de proposições inerentes a cada contexto em que foram criadas, mas todas possuem em comum a preocupação com o meio ambiente.
III. As correntes de educação ambiental reconhecem a importância da educação para promover o equilibro ambiental.
IV. As correntes de educação ambiental discutem os meios de promover o desenvolvimento sustentável sob um viés capitalista.
1. II e IV.
2. III e IV.
3. I e III.
4. II e III.
5. I e II.

Leia o trecho a seguir: “A falta de articulação entre as diversas partes do complexo administrativo para a elaboração, monitoramento e avaliação das políticas públicas é ainda um grande problema a ser enfrentado. A articulação é necessária pela busca da eficiência, do uso racional dos recursos humanos, financeiros e tecnológicos.” Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A criação de grupos de trabalho pode auxiliar na construção de um importante instrumento de coordenação e efetivação das práticas de responsabilidade socioambiental.
II. O trabalho intersetorial é um instrumento para a operacionalização do conceito e de ações de responsabilidade socioambiental em prol do desenvolvimento sustentável.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “Embora cada uma das correntes apresente um conjunto de características específicas que a distingue das outras, as correntes não são, no entanto, mutuamente excludentes em todos os planos: certas correntes compartilham características comuns.” Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em: . Acesso em: 21 de out 2020.
Considerando a importância das ações de responsabilidade socioambiental e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características:
1) Naturalista.
2) Conservacionista.
3) Resolutiva.
4) Científica.
5) Humanista.
( ) Corrente de educação ambiental centrada nas relações com a natureza.
( ) Corrente de educação ambiental que busca associar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades com a solução dos problemas ambientais.
( ) Corrente de educação ambiental baseada no estabelecimento de sua função social gerando consciência ambiental.
( ) Corrente de educação ambiental que considera as conexões entre natureza, sociedade e processos históricos.
( ) Corrente de educação ambiental que usa a crise ambiental como razão para a busca de informação social.
1. 4, 1, 5, 2, 3.
2. 5, 3, 1, 4, 2.
3. 4, 3, 2, 5, 1.
4. 1, 4, 2, 5, 3.

Leia o trecho a seguir: “O retrocesso dos temas ambientais, mudança do clima em destaque, não é só paulistano, mas também estadual, nacional e global. Por quase toda parte os governos abordam o problema com relutância, e só alguns setores empresariais o levam a sério.” Fonte: MARCELO, L. Análise: governos pelo mundo tratam o tema ambiental com relutância. Folha de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desafios da prática e tendências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ainda que seja o século XXI, ainda é preciso ultrapassar questões sobre o tradicionalismo de ideias e a desinformação para a adoção das práticas de responsabilidade socioambiental.
II. Muitos cidadãos e governantes acham que a pauta socioambiental faz parte de um contexto utópico e extremista.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições falsas.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “As políticas setoriais, por se referirem a um aspecto, a um setor específico da sociedade ou do território, por si só não logram resultados satisfatórios posto que a realidade é um todo no qual todos os aspectos estão de alguma forma interligados.” Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, pode-se afirmar que as políticas públicas socioambientais:
1. devem ser elaboradas para atender às necessidades socioambientais, mas a atuação fragmentada e hierarquizada pode impedir que tais necessidade sejam atendidas.
2. dão voz à opinião dos agentes sociais com maior tempo de carreira, pois eles possuem perfil centralizador e hierárquico.
3. têm dificuldade de serem elaboradas com base no diálogo, pois este insere os saberes e as práticas individuais.
4. que atendam a população por meio de estruturas articuladas de maneira intersetorial tendem a tratar o cidadão e os problemas de forma fragmentada, com serviços executados isoladamente.
5. devem ser setoriais quando o objetivo é atender às questões ambientais isoladamente, pois assim os resultados ficam de acordo com as diretrizes e objetivos almejados.

Leia o trecho a seguir: “Já o chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Hugo Bethlem, acredita que no Brasil a pandemia escancarou as mazelas sociais. Para ele, o capitalismo continua sendo a melhor forma de gerar riqueza e inclusão social das pessoas, elevando sua dignidade – mas, para isso, as pessoas precisam ter oportunidades iguais.” Fonte: MERCADO E CONSUMO. Evento debate capitalismo consciente e papel social das empresas. [s. l.], 2020. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desafios da prática e tendências, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ODS se adaptam ao mercado capitalista e, por isso, foram reformulados para que fossem abordados corretamente pelo capitalismo consciente.
II. A atual preocupação com a degradação ambiental e com a disseminação da miséria reforça a ideia do capitalismo consciente.
III. No capitalismo consciente as empresas devem participar ativamente na solução dos problemas socioambientais.
IV. O capitalismo consciente é uma tendência de pensamento empresarial, em que há preocupação com as questões socioambientais e com a lucratividade.
1. III e IV.
2. II e IV.
3. I e II.
4. II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “Programa iniciado em 1996 pelo governo federal e que tem por objetivo promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado.” Fonte: MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. V. PRONEA (Programa Nacional de Educação Ambiental). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: . Acesso em: 26 de out. 2020.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, pode-se afirmar que o Programa Nacional de Educação Ambiental:
1. apresenta missão, visão, objetivos e linhas de ação que orientam a educação ambiental no mundo todo.
2. aborda em diretrizes a transversalidade, a transdisciplinaridade e a complexidade de maneira confusa.
3. tem como antecessores a Educomunicação e o Circuito Tela Verde.
4. subsidia as ações de promoção da educação ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino.
5. atua setorialmente, sem articulação com as demais políticas federais, estaduais e municipais.

Leia o trecho a seguir: “O trabalho intersetorial, que pressupõe articulação entre órgãos e pessoas é extremamente facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação, que possibilitam a descentralização das tarefas, coordenação em rede e a participação de grande número de atores. Essas tecnologias, que forjaram um novo ciclo na história da humanidade, devem ser intensamente utilizadas, em prol do interesse coletivo.” Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as afirmativas a seguir:
I. A articulação intersetorial por meio das redes é característica dos mercados globais, pois eles detêm a tecnologia de ponta.
II. A adoção das redes na articulação intersetorial permite o diagnóstico do risco, o fluxo contínuo de informações, a adoção de novas tecnologias e a identificação lacunas socioambientais.
III. A articulação intersetorial que usa a tecnologia das redes consegue trabalhar questões e dados globais, e tal possibilidade tem forte influência sobre os moldes da formulação de políticas públicas.
IV. O trabalho em escola global das redes desperta a consciência de que as transformações em curso estão se convertendo em ameaças socioambientais preocupantes.
1. I, II e IV.
2. II e III.
3. II, III e IV.
4. I e IV.
5. I e III.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Trabalhar a educação ambiental com crianças e adultos é fundamental não 
só para se inserir conceitos de preservação da natureza na vida das pessoas, 
mas para se trabalhar a reforma de um novo pensamento no caminho das 
transformações do ser humano e do ambiente.” 
Fonte: FOLHA VITÓRIA. Educação ambiental e a importância para uma 
sociedade mais consciente. Vitória, 2019. Disponível em: 
<https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/12/2019/educacao-
ambiental-e-a-importancia-para-uma-sociedade-mais-consciente>. Acesso 
em: 30 out 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, 
articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A Educação Ambiental está prevista na Constituição Federal, em seu 
artigo 225, inciso VI. 
Porque: 
II. Sobre educação ambiental entendem-se os processos por meio dos quais 
são construídos valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e 
competências voltadas para a conservação do meio ambiente. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma 
proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é 
uma justificativa correta da I. 
3. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição 
verdadeira. 
5. 
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/12/2019/educacao-ambiental-e-a-importancia-para-uma-sociedade-mais-consciente
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/12/2019/educacao-ambiental-e-a-importancia-para-uma-sociedade-mais-consciente
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma 
justificativa correta da I. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A noção de corrente se refere aqui a uma maneira geral de conceber e de 
praticar a educação ambiental. Podem se incorporar, a uma mesma 
corrente, uma pluralidade e uma diversidade de proposições. Por outro 
lado, uma mesma proposição pode corresponder a duas ou três correntes 
diferentes, segundo o ângulo sob o qual é analisada.” 
Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. 
Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em: 
<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/conte
nt/1/sauve%20correntes%20EA.pdf>. Acesso em: 21 de out 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, 
articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as 
afirmativas a seguir. 
I. As correntes de educação ambiental estão divididas em dois grupos: 
tradicional e recente, que se subdividem em vinte correntes. 
II. As correntes de educação ambiental apresentam uma pluralidade de 
proposições inerentes a cada contexto em que foram criadas, mas todas 
possuem em comum a preocupação com o meio ambiente. 
. 
III. As correntes de educação ambiental reconhecem a importância da 
educação para promover o equilibro ambiental. 
IV. As correntes de educação ambiental discutem os meios de promover o 
desenvolvimento sustentável sob um viés capitalista. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
III e IV. 
3. 
I e III. 
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf
4. 
II e III. 
Resposta correta 
5. 
I e II. 
3. Pergunta 3 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A falta de articulação entre as diversas partes do complexo administrativo 
para a elaboração, monitoramento e avaliação das políticas públicas é ainda 
um grande problema a ser enfrentado. A articulação é necessária pela busca 
da eficiência, do uso racional dos recursos humanos, financeiros e 
tecnológicos.” 
Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação 
intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: 
<http://www.codeplan.df.gov.br/wp-
content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C
3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.p
df>. Acesso em: 19 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, 
articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. A criação de grupos de trabalho pode auxiliar na construção de um 
importante instrumento de coordenação e efetivação das práticas de 
responsabilidade socioambiental. 
Porque: 
II. O trabalho intersetorial é um instrumento para a operacionalização do 
conceito e de ações de responsabilidade socioambiental em prol do 
desenvolvimento sustentável. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição 
verdadeira. 
2. 
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é 
uma justificativa correta da I. 
3. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma 
proposição falsa. 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma 
justificativa correta do I. 
Resposta correta 
5. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
4. Pergunta 4 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Embora cada uma das correntes apresente um conjunto de características 
específicas que a distingue das outras, as correntes não são, no entanto, 
mutuamente excludentes em todos os planos: certas correntes 
compartilham características comuns.” 
Fonte: SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. 
Educação ambiental. São Paulo, [s. d.]. Disponível em: 
<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/conte
nt/1/sauve%20correntes%20EA.pdf>. Acesso em: 21 de out 2020. 
Considerando a importância das ações de responsabilidade socioambiental 
e o conteúdo estudado sobre cooperação, articulações intersetoriais e 
promoção do desenvolvimento, analise as ferramentas a seguir e associe-as 
com as suas respectivas características: 
1) Naturalista. 
2) Conservacionista. 
3) Resolutiva. 
4) Científica. 
5) Humanista. 
( ) Corrente de educação ambiental centrada nas relações com a natureza. 
( ) Corrente de educação ambiental que busca associar o desenvolvimento 
de conhecimentos e habilidades com a solução dos problemas ambientais. 
( ) Corrente de educação ambiental baseada no estabelecimento de sua 
função social gerando consciência ambiental. 
( ) Corrente de educação ambiental que considera as conexões entre 
natureza, sociedade e processos históricos. 
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586522/mod_resource/content/1/sauve%20correntes%20EA.pdf
( ) Corrente de educação ambiental que usa a crise ambiental como razão 
para a busca de informação social. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
4, 1, 5, 2, 3. 
2. 
5, 3, 1, 4, 2. 
3. 
4, 3, 2, 5, 1. 
4. 
1, 4, 2, 5, 3. 
Resposta correta 
5. 
1, 4, 3, 5, 2. 
5. Pergunta 5 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“A falta de articulação entre as diversaspartes do complexo administrativo 
para a elaboração, monitoramento e avaliação das políticas públicas é ainda 
um grande problema a ser enfrentado. A articulação é necessária pela busca 
da eficiência, do uso racional dos recursos humanos, financeiros e 
tecnológicos.” 
Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação 
intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: 
<http://www.codeplan.df.gov.br/wp-
content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C
3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.p
df>. Acesso em: 19 out. 2020. 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre 
cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, 
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
pode-se afirmar que a adoção de ferramentas de coordenação e efetivação 
das práticas de responsabilidade socioambiental: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
fomenta as hierarquias institucionais e as relações de poder 
entre setores, políticas e segmentos sociais. 
2. 
constrói espaços que prejudicam a comunicação e a troca de 
experiências, dificultando o estabelecimento de conceitos, 
objetivos e direções comuns. 
3. 
estimula a construção e organização do conhecimento e dos 
objetivos de aprendizagem. 
Resposta correta 
4. 
resulta no uso exagerado de matéria-prima, força de trabalho e 
infraestrutura, entre eles, equipamentos e imóveis. 
5. 
prejudica o uso de recursos orçamentários, pois se torna mais 
difícil de evitar a corrupção entre os grupos de trabalho; 
6. Pergunta 6 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O retrocesso dos temas ambientais, mudança do clima em destaque, não é 
só paulistano, mas também estadual, nacional e global. Por quase toda parte 
os governos abordam o problema com relutância, e só alguns setores 
empresariais o levam a sério.” 
Fonte: MARCELO, L. Análise: governos pelo mundo tratam o tema ambiental 
com relutância. Folha de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: 
<https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1425969-analise-
governos-pelo-mundo-tratam-o-tema-ambiental-com-relutancia.shtml>. 
Acesso em: 23 out. 2020. 
https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1425969-analise-governos-pelo-mundo-tratam-o-tema-ambiental-com-relutancia.shtml
https://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/03/1425969-analise-governos-pelo-mundo-tratam-o-tema-ambiental-com-relutancia.shtml
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desafios da 
prática e tendências, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre 
elas. 
I. Ainda que seja o século XXI, ainda é preciso ultrapassar questões sobre o 
tradicionalismo de ideias e a desinformação para a adoção das práticas de 
responsabilidade socioambiental. 
Porque: 
II. Muitos cidadãos e governantes acham que a pauta socioambiental faz 
parte de um contexto utópico e extremista. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma 
proposição falsa. 
2. 
As asserções I e II são proposições falsas. 
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma 
justificativa correta da I. 
Resposta correta 
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é 
uma justificativa correta da I. 
5. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição 
verdadeira. 
7. Pergunta 7 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“As políticas setoriais, por se referirem a um aspecto, a um setor específico 
da sociedade ou do território, por si só não logram resultados satisfatórios 
posto que a realidade é um todo no qual todos os aspectos estão de alguma 
forma interligados.” 
Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação 
intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: 
<http://www.codeplan.df.gov.br/wp-
content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C
3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.p
df>. Acesso em: 19 out. 2020. 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre 
cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, 
pode-se afirmar que as políticas públicas socioambientais: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
dão voz à opinião dos agentes sociais com maior tempo de 
carreira, pois eles possuem perfil centralizador e hierárquico. 
2. 
que atendam a população por meio de estruturas articuladas de 
maneira intersetorial tendem a tratar o cidadão e os problemas 
de forma fragmentada, com serviços executados isoladamente. 
3. 
devem ser setoriais quando o objetivo é atender às questões 
ambientais isoladamente, pois assim os resultados ficam de 
acordo com as diretrizes e objetivos almejados. 
4. 
devem ser elaboradas para atender às necessidades 
socioambientais, mas a atuação fragmentada e hierarquizada 
pode impedir que tais necessidade sejam atendidas. 
Resposta correta 
5. 
têm dificuldade de serem elaboradas com base no diálogo, pois 
este insere os saberes e as práticas individuais. 
8. Pergunta 8 
/1 
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
Leia o trecho a seguir: 
“Já o chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Hugo Bethlem, 
acredita que no Brasil a pandemia escancarou as mazelas sociais. Para ele, o 
capitalismo continua sendo a melhor forma de gerar riqueza e inclusão 
social das pessoas, elevando sua dignidade – mas, para isso, as pessoas 
precisam ter oportunidades iguais.” 
Fonte: MERCADO E CONSUMO. Evento debate capitalismo consciente e 
papel social das empresas. [s. l.], 2020. Disponível em: 
<https://mercadoeconsumo.com.br/2020/10/23/evento-debate-
capitalismo-consciente-e-papel-social-das-empresas/>. Acesso em: 24 out. 
2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre desafios da 
prática e tendências, analise as afirmativas a seguir. 
I. Os ODS se adaptam ao mercado capitalista e, por isso, foram reformulados 
para que fossem abordados corretamente pelo capitalismo consciente. 
II. A atual preocupação com a degradação ambiental e com a disseminação 
da miséria reforça a ideia do capitalismo consciente. 
III. No capitalismo consciente as empresas devem participar ativamente na 
solução dos problemas socioambientais. 
IV. O capitalismo consciente é uma tendência de pensamento empresarial, 
em que há preocupação com as questões socioambientais e com a 
lucratividade. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
III e IV. 
2. 
II e IV. 
3. 
I e II. 
4. 
II, III e IV. 
Resposta correta 
5. 
I e III. 
https://mercadoeconsumo.com.br/2020/10/23/evento-debate-capitalismo-consciente-e-papel-social-das-empresas/
https://mercadoeconsumo.com.br/2020/10/23/evento-debate-capitalismo-consciente-e-papel-social-das-empresas/9. Pergunta 9 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Programa iniciado em 1996 pelo governo federal e que tem por objetivo 
promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a 
conscientização pública para garantir o meio ambiente ecologicamente 
equilibrado." 
Fonte: MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. V. PRONEA (Programa Nacional de 
Educação Ambiental). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - 
Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: 
<https://www.educabrasil.com.br/pronea-programa-nacional-de-
educacao-ambiental/>. Acesso em: 26 de out. 2020. 
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre 
cooperação, articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, 
pode-se afirmar que o Programa Nacional de Educação Ambiental: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
apresenta missão, visão, objetivos e linhas de ação que 
orientam a educação ambiental no mundo todo. 
2. 
aborda em diretrizes a transversalidade, a 
transdisciplinaridade e a complexidade de maneira confusa. 
3. 
tem como antecessores a Educomunicação e o Circuito Tela 
Verde. 
4. 
subsidia as ações de promoção da educação ambiental em todos 
os níveis e modalidades de ensino. 
Resposta correta 
5. 
atua setorialmente, sem articulação com as demais políticas 
federais, estaduais e municipais. 
https://www.educabrasil.com.br/pronea-programa-nacional-de-educacao-ambiental/
https://www.educabrasil.com.br/pronea-programa-nacional-de-educacao-ambiental/
10. Pergunta 10 
/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O trabalho intersetorial, que pressupõe articulação entre órgãos e pessoas 
é extremamente facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação, 
que possibilitam a descentralização das tarefas, coordenação em rede e a 
participação de grande número de atores. Essas tecnologias, que forjaram 
um novo ciclo na história da humanidade, devem ser intensamente 
utilizadas, em prol do interesse coletivo.” 
Fonte: DOMINICI, M. C. Texto para discussão: a importância da articulação 
intersetorial na administração pública. Brasília, DF, 2018. Disponível em: 
<http://www.codeplan.df.gov.br/wp-
content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C
3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.p
df>. Acesso em: 19 out. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cooperação, 
articulações intersetoriais e promoção do desenvolvimento, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. A articulação intersetorial por meio das redes é característica dos 
mercados globais, pois eles detêm a tecnologia de ponta. 
II. A adoção das redes na articulação intersetorial permite o diagnóstico do 
risco, o fluxo contínuo de informações, a adoção de novas tecnologias e a 
identificação lacunas socioambientais. 
III. A articulação intersetorial que usa a tecnologia das redes consegue 
trabalhar questões e dados globais, e tal possibilidade tem forte influência 
sobre os moldes da formulação de políticas públicas. 
IV. O trabalho em escola global das redes desperta a consciência de que as 
transformações em curso estão se convertendo em ameaças 
socioambientais preocupantes. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV. 
2. 
II e III. 
3. 
II, III e IV. 
Resposta correta 
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
http://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/TD_31_A_Necessidade_da_Articula%C3%A7%C3%A3o_Intersetorial_na_Administra%C3%A7%C3%A3o_P%C3%BAblica.pdf
4. 
I e IV. 
5. 
I e III.

Mais conteúdos dessa disciplina