Buscar

AVA 2 - CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Prévia do material em texto

Nome do aluno
Ética, meio ambiente e atuação profissional
(ciência, tecnologia e sociedade)
Cabo frio
2021.2
Nome do aluno
Ética, meio ambiente e atuação profissional
(ciência, tecnologia e sociedade)
Trabalho apresentado para a disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade, pelo Curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida. 
Orientador: nome do professor
Cabo frio
2021.2
1 INTRODUÇÃO
Atualmente a sustentabilidade é considerada algo fundamental para a sociedade, no qual precisa da participação e da mudança de hábitos de diversas camadas como do governo, dos seres humanos, empresas e profissionais. Para que assim o mundo continue um lugar habitável promovendo uma alta qualidade de vida a todos os cidadãos existentes no mundo. Muitas pessoas não se preocupam com o meio ambiente e isso pode ser um grande problema para a saúde das pessoas e do mundo. 
Infelizmente a maioria dos danos causados a natureza é de origem humana e por isso é de extrema importância que as pessoas se conscientizam sobre esse assunto antes que seja tarde demais para o mundo. Scielo, 2010. 
Para tentar controlar o mundo existe a chamada ética que é um conjunto de regras que mostram práticas e condutas baseadas em princípios morais que tem a finalidade de promover o controle das ações humanas sobre o ambiente e os valores de uma comunidade. CEEN e no decorrer deste estudo será discutida a ética, meio ambiente e a enfermagem interligados, tendo como base a seguinte pergunta: De que forma a enfermagem relaciona-se com a questão ética e sustentável? 
2 DESENVOLVIMENTO
A Ética é um conjunto de normas existentes em qualquer profissão e na enfermagem não seria diferente. A enfermagem possui o seu próprio código de ética disposto na resolução do COFEN Nº 564/2017 onde “...reafirmam que o respeito aos direitos humanos é inerente ao exercício da profissão, o que inclui os direitos da pessoa à vida, à saúde, à liberdade, à igualdade, à segurança pessoal...” Resolução COFEN Nº 564/2017 e isso também inclui trabalhar da melhor forma possível garantindo a saúde do paciente e/ou equipe visando a qualidade do ambiente e a segurança de todos. A ética na enfermagem relaciona-se com a qualidade que dos serviços dos profissionais de saúde, tendo como princípios e valores trabalhar com respeito e dedicação respeitando sempre à dignidade e os direitos humanos. 
Vejamos como exemplo o uso de matérias descartáveis, remédios vencidos que devem ser descartados da forma correta, seguindo todas as normas de descartes para que não polua o meio ambiente ou machuque algo colocando em risco a vida dos seres humanos. E inclusive existe uma legislação direcionada ao descarte desses lixos hospitalares, podendo perceber que existe uma grande relação entre o meio ambiente e os profissionais de saúde estando sempre diretamente ligados ao processo de saúde e doença que irá proporcionar a qualidade ou não de vida das pessoas.
A relação da enfermagem voltada à sustentabilidade esta diretamente ligada ao desenvolvimento de ações e promoções que possam garantir um ambiente saudável e sustentável para a sobrevivência e assistência hospitalar. Devendo sempre buscar a melhor forma de atender os pacientes, visando o seu bem estar emocional, físico e ambiental. Como já defendia a Florence Nightingale em sua teoria ambientalista onde ela expõe a ideia de que o meio ambiente pode afetar a vida e o desenvolvimento de um organismo, capaz de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte. Ou seja, que o ambiente pode influenciar na recuperação ou não de um paciente. Essa grande teórica da enfermagem que é a Florence cabe perfeitamente nesse estudo, tendo em vista que ela é a maior defensora do ambiente e seu impacto na vida humana.
Os profissionais de saúde mais especificamente falando dos enfermeiros utilizam diversos recursos e matérias durante a sua rotina de trabalho criando muitos resíduos hospitalares como gases, ampolas, seringas e entre outros podendo pertencer ao grupo a, b, c ou d, sendo eles respectivamente: Potenciais infectantes, químicos, rejeitos radioativos e resíduos comuns. Mediante a este fator a enfermagem acaba ocupado o grande cargo de influencia para a melhoria da sustentabilidade ambiente no serviço de saúde tendo que desenvolver muitas praticas para ajudar na sustentabilidade. 
O enfermeiro pode contribuir de forma significativa ao meio ambiente, por ser uma referencia para o demais podendo despertar a consciência em outros indivíduos intermediando a comunicação e proporcionando a socialização entres as pessoas. Scielo, 2015
A enfermagem tem total liberdade e autonomia para promover discussões e ações educativas que podem favorecer ao meio ambiente, realizando a promoção de saúde levando conhecimentos sobre este assunto para toda a sociedade, mas infelizmente ainda é encontrada uma barreira forte entre alguns profissionais de saúde que por falta de conhecimento acabam realizando ações ao contrário do que deveriam ser feitos e assim impactando no aumento de danos ambientais. 
Essas ações devem ser voltadas ao meio ambiente, aos seres humanos, ao uso racional de recursos e controle/gestão de resíduos hospitalares exigindo bastante a mudança coletivas e individuais de cada atuante na área da saúde. 
3 CONCLUSÃO
Sendo assim, é necessário que exista ações educativas não só para a sociedade em geral como também para os próprios profissionais de saúde. É necessário criar novas estratégias de educação em saúde para assim conseguir tornar o hospital um ambiente sustentável e seguro para todos. 
Concluo este estudo salientando que existem muitos enfermeiros que não possuem a ética por dois motivos: Por que não querem ou porque não tiveram acesso a tal informação. A enfermagem, os hospitais, clinicas, postos possuem total influencia no meio ambiente se não trabalhadas da forma correta os hospitais e clinicas poderão se tornar um grande problema para o meio ambiente. 
REFERENCIAS
CEEN. Disponível em:https://www.ceen.com.br/etica-da-enfermagem/. Acesso em: 18/10/2021
Resolução COFEN Nº 564/2017. Disponível em:http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-5642017_59145.html. Acesso em: 10/10/2021
Scielo, 2015. Teoria ambientalista de Florence Nightingale: Uma análise crítica. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/9zrj7LrWzWGJhjJ7BdZDHXG/?lang=pt. Acesso em: 18/10/2021
Scielo, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/Pjcfbh6sDj6R3W538tVgprm/?lang=pt. Acesso em: 13/10/2021

Continue navegando