Buscar

CASOCLÍNICO TRAUMA IDOSO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA
FISIOTERAPIA 6º período - FAVI ORIENTADORA DE ESTÁGIO: Roberta Borém
CASO CLÍNICO A - TRAUMA DO IDOSO
Paciente E.M.A., sexo feminino, 97 anos de idade, apresenta história de câncer de mama tratado por setorectomia, hipertensão arterial sistêmica, histerectomia radical aos 32 anos por miomatose e entrada precoce na menopausa. É internada por queda ao solo com traumatismo craniencefálico (fratura de seio maxilar).
Apresenta edema e equimose em pálpebra superior esquerda, sem sinais de perfuração ocular. Ao exame físico, encontra-se orientada no espaço, porém desorientada no tempo. Nega dor, dispneia e tosse. Sinais vitais estáveis e sem sinais de infecção. Alimenta-se de forma independente e controla esfíncteres, mas necessita de auxílio com transferências, tomar banho, usar o banheiro e se vestir.
RESPONDA:
· A paciente apresenta limitação da capacidade funcional? Explique.
Sim,o paciente apresenta-se desorientada no tempo, necessitando de auxílio para atividades relacionadas ao autocuidado como:transferências, tomar banho, usar o banheiro e se vestir.
· Qual é o escore da paciente utilizando a Escala de Katz?
Escore da paciente na Escala de Katz é igual a 2, paciente tem uma dependência parcial necessitando de uma ajuda humana para atividades diárias
· Essa paciente apresenta risco de quedas? Explique.
Sim, paciente apresenta idade avançada e teve muitos problemas relacionados ao cancêr de mama que foi tratado, tendo também fratura na região do seio maxilar podendo acometer a região ocular como edema.
CASO CLÍNICO B-TRAUMA DO IDOSO
Paciente B.R.M., sexo feminino, 75 anos de idade, diabética tipo 2, apresenta trauma decorrente de atropelamento em via pública, ocasionando fratura de fêmur direito, tratada com osteossíntese. A paciente apresentava independência funcional prévia e praticava atividade física regular três vezes por semana há 10 anos. Nega episódio de queda anterior.
No momento, nega dispneia e refere desconforto à mobilização do membro. Ao exame físico,
apresentava edema no local e ausência de sinais flogísticos. Extremidades aquecidas e bem perfundidas. Observa-se redução da força muscular em toda a musculatura de membro inferior direito.
Responda:
· A idosa possui um bom prognóstico de recuperação? Explique.
De certo modo, mesmo com uma idade avançada a paciente apresentava independência funcional e praticava atividade física 3 vezes por semana. Está tendo uma boa recuperação apresentando edema mas com ausência de sinais flogísticos. Sendo uma estratégia a ser realizada o ganho de força para a melhor recuperação.
· Quais serão os objetivos a curto e médio prazos com essa paciente, considerando o tempo de consolidação dessa fratura?
Curto prazo: Ganho de Força muscular, Manutenção da dor e por conta do acidente um controle na cicatrização da paciente.
Longo prazo: Ganho de ADM e Força muscular, Recuperação da marcha e equilíbrio para a volta das atividades de vida diária.
· Cite dois fatores complicadores na recuperação dessa paciente e dois fatores favoráveis.
Complicadores: Idade avançada, Diabetes tipo 2.
Favoráveis: Paciente praticava exercícios 3 vezes por semana a 10 anos e mantinha uma independência funcional, sem registro de quedas anteriores.

Outros materiais