Buscar

AVALIAÇÃO ESTUDO TRANSVERSAL V

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estudo Transversal V 
	Avaliação:
	Avaliação disciplina 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Gestão do Conhecimento vem adquirindo uma importância notória dentro das organizações, tanto públicas quanto privadas. No que se refere a sua implantação na última década, percebemos que diante do contexto atual de globalização e avanços tecnológicos busca-se cada vez mais desenvolver meios para criar, captar disseminar e aplicar o conhecimento nas suas diversas formas de expressão dentro das organizações. A respeito da fundamentação conceitual da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gestão do Conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
	 b)
	A gestão do conhecimento se tornou obsoleta na administração contemporânea, principalmente pelo advento da sociedade da informação.
	 c)
	Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito, denominado combinação.
	 d)
	A gestão do conhecimento considera que a espiral do conhecimento segue a sequência: externalização, internalização, combinação e socialização.
	2.
	A capacidade de aprendizagem corporativa é traduzida por capacidade de criação de Conhecimento Organizacional. Organizações que realmente terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da organização. No que tange à gestão do conhecimento educacional organizacional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É imprescindível para otimizar o tempo, o espaço e os recursos; estabelecimento da cultura de aquisição e compartilhamento do conhecimento com vista a melhores resultados educativos.
	 b)
	Representa as tarefas realizadas de forma individual, estabelecendo a cultura de aquisição e compartilhamento dos saberes com vista a melhores resultados corporativos.
	 c)
	É imprescindível para normalizar as práticas de gestão organizacional formalizando sua forma de aquisição e compartilhamento do conhecimento com vista aos processos educativos.
	 d)
	Consiste em permitir maiores chances de tomada de decisão, otimizando o tempo de manutenção e retrabalho nas atividades.
	3.
	Diante da era da informação e do conhecimento, ampliar a participação dos colaboradores nas capacitações tem sido um dos principais objetivos das organizações, a fim de contribuir com seu aprimoramento profissional. O Ensino a Distância (EaD) é um recurso tecnológico de grande utilização em treinamentos e na prática da gestão do conhecimento entre diferentes comunidades virtuais de aprendizagem, suprindo as deficiências diárias dos funcionários. Sobre o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um instrumento de articulação composto por professores, tutores e alunos em comunidades virtuais de aprendizagem, em que é necessário apresentar uma infraestrutura adequada, profissionais capacitados para a realização das atividades de planejamento, elaboração de materiais, avaliação e serviços de apoio aos alunos e professores.
	 b)
	É um sistema capaz de proporcionar integração e comunicação entre especialistas, executivos e demais usuários de uma intranet que permite organizar, compartilhar e disponibilizar as informações de interesse em um único local.
	 c)
	São sistemas que se adaptam de acordo com o perfil de cada usuário (professores, tutores e alunos) através de diversos estilos cognitivos de aprendizagem durante o processo de ensino.
	 d)
	É um ambiente que estabelece relações através de meios de comunicação a distância, caracterizando-se pela aglutinação de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações em ambiente virtual que promove a criação de conhecimento coletivo.
	4.
	Por meio da Gestão do Conhecimento, a organização amplia sua visão sobre o papel das pessoas na criação de estratégias competitivas mais consistentes, pois o conhecimento é diretamente ligado às pessoas e consiste em ativos individuais e coletivos com foco em alcançar resultados positivos na organização. Portanto, o conhecimento é um ativo valioso, resultado da combinação de dados, informações e conhecimento que podem ser usados para auxiliar a tomada de decisão. Angeloni (2003) nos diz que precisamos qualificar as decisões competitivas a serem tomadas, enfrentar o desafio de transformar dados em informação e informação em conhecimento. Sobre as diferenças de Dado, Informação e Conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ANGELONI, Maria T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003.
	 a)
	(1) Dado é dotado de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (2) Informação é facilmente estruturada e transferida, sendo obtida por máquinas. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
	 b)
	(1) Dado é facilmente estruturado e transferido e obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é facilmente estruturado e transferido, frequentemente tácito, mas emulável.
	 c)
	(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação. (3) Conhecimento são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento.
	 d)
	(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.
	5.
	O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos, pois uma organização não pode criar conhecimento por si sem os indivíduos. Desse modo, a criação do conhecimento se inicia com a socialização e passa através dos quatro modos de conversão do conhecimento, a saber: socialização, internalização, externalização e combinação, formando uma espiral. Sobre a concepção dos quatro elementos da espiral do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Socialização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento tácito. Para ele ocorrer, é preciso que haja uma interação entre indivíduos que, de alguma forma estimulados, passam a compartilhar seus conhecimentos, ou seja, suas habilidades, experiências, ideias, percepções etc.
	 b)
	Verbalização é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito. Ele é criado através da interpretação dos conhecimentos explícitos. Ele influencia diretamente a cultura do indivíduo receptor, podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.
	 c)
	Internalização é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito, ou seja, busca-se transformar o conhecimento do indivíduo em um conhecimento articulado e transmissível.
	 d)
	Combinação é a conversão do conhecimento explícito em conhecimento explícito. É possível quando os conhecimentos explícitos existentes podem ser combinados para gerar um novo conhecimento. Isto pode acontecer quando indivíduos combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até em conversas informais.6.
	Cada vez mais, a infraestrutura tecnológica se faz presente nos processos de negócios, fortalecendo os ambientes organizacionais e as competências dos colaboradores. Desse modo, na implementação da gestão do conhecimento organizacional, existe um conjunto de ferramentas tecnológicas com o objetivo de oferecer maior acesso ao conhecimento, fortalecendo os canais de comunicação e eliminando suas distâncias. Com relação às principais ferramentas utilizadas para as práticas da gestão do conhecimento destacam-se os "Portais Corporativos". Sobre a definição de Portais Corporativos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um sistema capaz de proporcionar integração e comunicação entre especialistas, executivos e demais usuários de uma intranet que permite organizar, compartilhar e disponibilizar as informações de interesses em um único local, como suporte à tomada de decisão, na qual seus empregados compartilham experiências em fóruns, chats, registram documentações etc.
	 b)
	Útil em organizações que utilizam variados tipos de sistemas, com diferentes tecnologias e fornecedores, sendo imprescindível o atendimento a requisitos como escalabilidade, flexibilidade e interoperabilidade.
	 c)
	Ferramenta para tornar mais prática a relação do usuário com os dispositivos móveis como forma de manipulação e acessibilidade às funcionalidades de sistemas, convertendo a informação textual em áudio para o usuário.
	 d)
	São programas que demonstram um comportamento inteligente similar ao de uma pessoa que é especialista em um assunto na solução de um problema, a fim de tratar problemas pouco estruturados através de técnicas computacionais.
	7.
	A troca de informação é um processo que envolve os conhecimentos dos indivíduos e as interações sociais entre eles. Desse modo, as organizações necessitam adaptar sua cultura, processos e equipe de profissionais para fortalecer este tipo de compartilhamento do conhecimento, não só internamente, mas ultrapassando os limites dela própria. Sobre o termo "Compartilhamento do Conhecimento", assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É utilizado para manusear, transformar, aprimorar e difundir informações entre as pessoas transpondo várias barreiras da comunicação sem a necessidade de deslocamentos.
	 b)
	É reconhecido pelo uso intenso da informação e do conhecimento tácito na vida do indivíduo e da sociedade em suas diversas atividades, tendo como principal suporte as tecnologias de informação e da comunicação (TICs).
	 c)
	Ocorre através da interação relacional entre pessoas que partilham conhecimento tácito e explícito por meio de processos formais ou informais, criando mecanismos ou procedimentos para identificar e codificar o conhecimento.
	 d)
	Forma de colocar o conhecimento em prática, preparando e treinando melhor as pessoas para enfrentar esse novo desafio da era do conhecimento.
	8.
	Quando se pensa em um Sistema de Gestão do Conhecimento, é comum associar as diversas ferramentas tecnológicas. Isso se deve ao fato de que a Gestão do Conhecimento é um modelo de gestão apoiado pela tecnologia da informação e indivíduos. Entre as principais ferramentas tecnológicas e estruturais utilizadas na implementação de GC organizacional, podemos citar: Portais Corporativos, sistemas gestores de conteúdo, Comunidade de Prática, Ensino a Distância e Sistemas Tutores Inteligentes. No que se refere aos Sistemas Tutores Inteligentes, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	A principal função dos Sistemas Tutores Inteligentes é adaptar as informações disponíveis nos sistemas educacionais aos fatores cognitivos dos indivíduos, a fim de atender de forma correta seu estilo, interesse e necessidades.
	 b)
	Os Sistemas Tutores Inteligentes se caracterizam por representarem separadamente os recursos utilizados ao ensino com a forma pedagógica de aprendizado, facilitando o processo de comunicação entre professor e aluno.
	 c)
	Os Sistemas Tutores Inteligentes utilizam a Inteligência Artificial e de alta complexidade, exigindo muita experiência dos seus usuários devido às dificuldades de iteratividades neles existentes.
	 d)
	Os Sistemas de Tutores Inteligente se destacam no contexto de educação a distância por oferecerem feedback automatizado aos alunos em caso de dúvida, sem a intervenção do professor.
	9.
	Segundo Gomes e Braga (2001), a Inteligência Competitiva (IC) é a habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva, considerada um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório. Sobre as principais funções da inteligência competitiva, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOMES, E.; BRAGA, F. Inteligência Competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
	 a)
	Tem como função alertar, com a devida antecipação, para o surgimento de oportunidades e ameaças; subsidiar o processo de tomada de decisão; avaliar e monitorar concorrentes, setores de negócios e tendências sociológicas e políticas; e subsidiar o planejamento estratégico e a estratégia do processo.
	 b)
	Tem como função orientar toda equipe da organização a avaliar as ameaças dos projetos e aplicar mecanismos para o suporte à tomada de decisão, criando processos e planejando novas estratégias de relacionamentos com os concorrentes no mercado de trabalho.
	 c)
	Serve para avaliar as oportunidades e as ameaças organizacionais, adotando novos mecanismos de suporte à tomada de decisão e criando políticas e estratégias de qualidade, a fim de atingir maior assertividade e produtividade em todos os projetos organizacionais.
	 d)
	Definir estratégias de gestão de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliando as tendências e políticas de qualidade, a fim de oferecer novos recursos e ferramentas utilizadas nos processos organizacionais.
	10.
	O conhecimento é um ativo extremamente importante nas organizações e inúmeras são as definições de Gestão do Conhecimento. Segundo Runte (2011), são vários os aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento: papel da alta administração, cultura e estrutura organizacionais, práticas de gestão de recursos humanos, impacto dos sistemas de informação e mensuração de resultados, alianças estratégicas, entre outros. Esta abordagem reflete a compreensão de que a Gestão do Conhecimento implica, necessariamente, na coordenação sistêmica de esforços em vários planos: organizacional e individual; estratégico e operacional e normas formais e informais. Sobre as definições da Gestão do Conhecimento, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: RUNTE, Glória Irene Braz da Cunha. Gestão do Conhecimento: os desafios da implantação de um modelo integra o caso ANS. Dissertação de mestrado em Administração Pública. Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/9063/1422899.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
	 a)
	A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Termos como "capital intelectual", "capital humano", "capacidade inovadora", "ativos intangíveis" ou "inteligência empresarial" já fazem parte do dia a dia de muitos executivos.
	 b)
	Segundo os gurus da área de Gestão de Conhecimento, Nonaka e Takeuchi, os conhecimentos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica, denominada de Espiral do Conhecimento.
	 c)
	Os conceitos de dados, informação e conhecimento, no campo da Ciência da Computação, coincidem apenas em parte com os demais campos relacionados à Gestão do Conhecimento.
	 d)
	A Gestão do Conhecimento tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aos primórdios da Ciência da Computação, da Administração, bem como da Ciência da Informação.

Continue navegando