Buscar

QUESTIONÁRIO 3 RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO 3 RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES
PERGUNTA 1
1. A perspectiva da sustentabilidade põe em discussão nosso atual modelo de desenvolvimento. Nos próximos decênios, deveremos ser capazes de passar de uma sociedade em que o bem-estar e a saúde econômica, que hoje são medidos em termos de crescimento da produção e do consumo de matéria-prima, para uma sociedade em que seja possível viver melhor consumindo (muito) menos e desenvolver a economia reduzindo a produção de produtos materiais. É muito difícil prever como essa passagem de um estado para outro poderá acontecer. É certo, porém, que será verificada uma descontinuidade que atingirá todas as dimensões do sistema: a dimensão física (os fluxos de matéria e energia), mas também a econômica e institucional (as relações entre os atores sociais), além da dimensão ética, estética e cultural (os critérios de valor e os juízos de qualidade que socialmente legitimam o sistema). Também é certo, portanto, que o que nos aguarda é uma longa fase de transição. Aliás, podemos dizer que a transição já começou e que se trata de promover a sua gestão, procurando minimizar os riscos e aumentar as oportunidades. As características das sociedades sustentáveis vão emergir de um processo que vai depender de como vão se mover os diferentes atores sociais, das novas culturas que vão surgir, das relações de força que serão estabelecidas e das novas instituições que vão ser criadas.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Entre os atores sociais referenciados, as empresas ocupam papel secundário, pois sua função primordial é socioeconômica e não sociopolítica ou institucional, esta tipicamente exercida por governos e organizações multilaterais.
II. Em processos de transição como o mencionado no texto, inovação e mudança tendem a ser incentivadas, enquanto valores e práticas institucionalizados tendem a ser questionados e substituídos por novas instituições, as quais podem conservar certos aspectos tradicionais.
III. O cenário apresentado é repleto de oportunidades que podem ser alvo de estratégias empresariais para transformar ou até eliminar a produção de certos bens e gerar novos serviços, por exemplo, de reciclagem e reutilização de insumos e produtos, e de locação ou compartilhamento de eletrodomésticos, bicicletas e automóveis.
IV. Práticas como a logística reversa de bens pós-consumo, já adotadas por muitas empresas, tendem a ser parte integrante dos planos e estratégias empresariais em diversos segmentos, seja por determinação legal seja por incentivos de mercado.
São adequadas ao contexto apresentado apenas as afirmações:
	
	a.
	I e II
	
	b.
	I e IV
	
	c.
	II e III
	
	d.
	I, III e IV
	
	e.
	II, III e IV
0,4 pontos   
PERGUNTA 2
1. O consumo consciente visa transformar o ato de consumir em um ato de cidadania. Em adição ao bem-estar pessoal, o consumidor consciente considera, em suas escolhas de consumo, as possibilidades ambientais e as necessidades sociais.
Como está sendo a percepção dos consumidores sobre o papel das empresas na sociedade?
	
	a.
	As empresas não devem se envolver em questões sociais.
	
	b.
	Que as empresas, para realizar plenamente seu papel na sociedade, devem ir além do que é determinado pela lei, estabelecendo padrões éticos mais elevados.
	
	c.
	As empresas devem cumprir somente as leis.
	
	d.
	As empresas não fazem parte da sociedade.
	
	e.
	Os consumidores não estão sensíveis às ações de responsabilidade social que as empresas desenvolvem.
0,4 pontos   
PERGUNTA 3
1. Melo Neto e Froes (1999) discutem os papéis de determinados públicos como agentes sociais além dos muros das empresas, os quais são promotores da responsabilidade social corporativa ao trabalharem como voluntários em programas sociais, ao difundirem valores éticos em suas relações com os diversos públicos da empresa e ao assumirem comportamentos sociais responsáveis em seu cotidiano de vida e de trabalho. O trecho acima diz respeito à prática de responsabilidade social com:
	
	a.
	Responsabilidade social com clientes.
	
	b.
	Responsabilidade social com comunidades.
	
	c.
	Responsabilidade social com governo.
	
	d.
	Responsabilidade social com fornecedores.
	
	e.
	Responsabilidade social com funcionários.
0,4 pontos   
PERGUNTA 4
1. Souza (2006) afirma que a interação entre agentes sociais molda a sociedade. Esses agentes sociais são as empresas, investidores, funcionários, clientes e governo, entre outros. Cada um, a seu modo e com seus objetivos, consegue contribuir para o desenvolvimento. Quando uma empresa pratica responsabilidade social com o governo, esta empresa:
	
	a.
	Entende que para ser bem-sucedida nas estratégias de sustentabilidade precisa envolver seus funcionários. O trabalho com o público interno é fundamental na gestão socialmente responsável. Antes de realizar projetos externos, é necessário um trabalho interno.
	
	b.
	Estabelece parcerias que visam desenvolvimento tecnológico voltado à energia limpa, mobilidade, controle de resíduos e outros temas correlatos.
	
	c.
	Pondera que não se trata de simplesmente deixar de fazer negócios com fornecedores sem RSE, e sim de incentivá-los e auxiliá-los a se adequar e assumir políticas alinhadas com os conceitos de sustentabilidade. Assim, a mudança positiva é incentivada.
	
	d.
	Desenvolve ação de desenvolvimento local, incentivando a especialização de mão de obra dos arredores, preservando praças e espaços comunitários.
	
	e.
	Apresenta duas vertentes: uma bem estabelecida, que é a questão legal de leis e normas de qualidade e segurança de produtos, e outra bastante fluida, que é a questão da expectativa deste público quanto à razão qualidade/preço do produto.
0,4 pontos   
PERGUNTA 5
1. O marketing social é conceituado como um intercâmbio de valores não necessariamente físicos nem econômicos, mas que podem ser sociais, morais ou políticos, sendo utilizado para vender ideias ou propósitos que proporcionem bem-estar à comunidade, tendo como principal objetivo atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente com as questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição. Das alternativas a seguir, assinale a única que não representa uma prática de marketing social.
	
	a.
	A fundação Itaú Social é um polo de desenvolvimento educacional que tem como objetivo proporcionar melhorias para a educação brasileira.
	
	b.
	A rede de fast food McDonald’s, que realiza todo ano, no último sábado do mês de agosto, a campanha intitulada McDia Feliz, em que toda a arrecadação da venda do lanche Big Mac é destinada à saúde infantil e adolescente.
	
	c.
	Supermercados Ki Barato, que incentiva o estudo de seus funcionários patrocinando 50% dos valores da mensalidade.
	
	d.
	Rações Pedigree, com o projeto intitulado Adotar é Tudo de Bom, que tem como objetivo realizar parcerias com ONGs e cuidadores de cachorros de rua ou abandonados.
	
	e.
	A campanha Papai Noel dos Correios, que já é realizada há 25 anos e acontece nos meses de novembro e dezembro de cada ano e tem como foco crianças em situação de vulnerabilidade social.
0,4 pontos   
PERGUNTA 6
1. Em economia, a distinção entre primeiro e segundo setor sempre foi clara. Segundo Tenório (1998), o primeiro setor é o setor público, ou seja, o conjunto das organizações e propriedades urbanas e rurais pertencentes ao Estado, e o segundo setor é o setor privado, ou seja, o conjunto das empresas particulares e propriedades urbanas e rurais pertencentes a pessoas físicas ou jurídicas e fora do controle do Estado.
Sobre o terceiro setor, analise as afirmações a seguir:
I) O terceiro setor é composto de escolas, centros de pesquisa e de profissionalização, museus, grupos literários, orquestras sinfônicas, hospitais, asilos, creches, associações de bairro, sindicatos, associações profissionais e mutualistas, clubes de lazer, muitas vezes legalmente constituídos como ONGs ou Oscips.
PORQUE
II) O terceiro setor deve ser composto porinstituições sem fins lucrativos.
	
	a.
	A afirmativa I é verdadeira, a afirmativa II é verdadeira e a II justifica a I.
	
	b.
	A afirmativa I é verdadeira, a afirmativa II é verdadeira, mas não há relação entre elas.
	
	c.
	A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa.
	
	d.
	A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira.
	
	e.
	As duas afirmativas são falsas.
0,4 pontos   
PERGUNTA 7
1. O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Sobre o Instituto Ethos, analise as afirmações a seguir.
I. O Instituto Ethos ajuda as organizações a compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável.
II. O Instituto Ethos intermedeia projetos entre as empresas associadas, mesmo que sejam de cunho social ou ambiental.
III. O Instituto é uma entidade certificadora e existe um selo de certificação de responsabilidade social ou de conduta ética emitido por ele.
Das afirmações acima pode-se afirmar que:
	
	a.
	Apenas a I está correta.
	
	b.
	Apenas a III está correta.
	
	c.
	Apenas I e II estão corretas.
	
	d.
	Apenas II e III estão corretas.
	
	e.
	Estão corretas I, II e III.
0,4 pontos   
PERGUNTA 8
1. O chamado terceiro setor só pode ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econômica e política que determina o seu significado e a sua dimensão. Nesse sentido, considere:
I. O Terceiro Setor ocupou e ocupa o papel que é do Estado na formulação e execução das políticas sociais.
II. Não se pode negar a importância das ações desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor no enfrentamento das diferentes manifestações da questão social.
III. O Terceiro Setor se configurou nos últimos 20 anos dentro de um contexto de avanço do projeto neoliberal, caracterizado pela implementação de políticas sociais focalizadas e seletivas.
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I e III apenas.
	
	b.
	II e III apenas.
	
	c.
	III apenas.
	
	d.
	I e II apenas.
	
	e.
	I, II e III.
0,4 pontos   
PERGUNTA 9
1. Prêmio Eco Valor Econômico e Amcham, criado em 1982 pela Câmara Americana de Comércio (Amcham, ou American Chamber of Commerce), foi um dos primeiros prêmios voltados para organizações que adotam práticas socialmente responsáveis. Até 2017, teve participação de mais de 2.000 empresas brasileiras e multinacionais, que inscreveram mais de 2.500 projetos, sendo 225 premiados. Esta premiação está dividida em duas categorias, que são:
	
	a.
	Sustentabilidade em processos e sustentabilidade em produtos ou serviço.
	
	b.
	Sustentabilidade em processos e sustentabilidade em atendimento corporativo.
	
	c.
	Sustentabilidade em atendimento corporativo e sustentabilidade em produtos ou serviço.
	
	d.
	Sustentabilidade econômica e sustentabilidade de processos parciais.
	
	e.
	Sustentabilidade em processos parciais e sustentabilidade em processos integrais.
0,4 pontos   
PERGUNTA 10
1. Organização internacional independente, atuante em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Realiza campanhas voltadas a florestas, clima, energia nuclear, oceanos, engenharia genética, substâncias tóxicas, transgênicos, agrotóxicos e energia renovável.
O texto acima refere-se a qual ONG Internacional?
	
	a.
	Unesco.
	
	b.
	World Wildlife Fund (WWF).
	
	c.
	Instituto Ayrton Senna.
	
	d.
	SOS Mata Atlântica.
	
	e.
	Greenpeace.
Questionário 3,2/4 pontos

Continue navegando