Buscar

A Diversidade Cultural Do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Diversidade Cultural Do Brasil
Os brasileiros se orgulham de ter uma só nacionalidade e uma só cultura. Mas, observada mais atentamente, essa cultura única apresenta dois aspectos, ou melhor, dois estilos de vida bem diferentes. Os brasileiros, no século XXI, estão divididos em dois sistemas de organização social e econômica diferentes nas tradições como nos métodos de vida. Essas duas sociedades não se transformaram no mesmo ritmo e não atingiram a mesma fase. Não estão separada por uma diferença de natureza, mas por uma diferença de “idade”.
Em grande parte do Brasil, as velhas tradições vêm resistindo aos anos. No decorrer do longo período de isolamento colonial, formou-se uma cultura brasileira tradicional rural e de pequenas cidades do interior, que conservam ainda a marca do antigo século XVI, uma cultura que, com suas tradições e suas rotinas, mantém, dentro do isolamento que ainda perdura, a mesma estabilidade que as culturas indígenas da Ásia ou do Oriente Próximo: assim como existe o oriente imutável, enquanto não for transtornado por ideologias vigorosas ou por transformações econômicas, também existe um Brasil imutável que conserva ainda hoje as costumes do período colonial.
Em contraste com essa cultura tradicional, a atividade dos habitantes das grandes cidades do país, acarreta a formação de uma outra sociedade, mais móvel e mais estável economicamente (ao menos para uma minoria privilegiada), que, sendo a sociedade dominante, projeta-se aos poucos por toda parte, sobretudo nas cidades médias.
O afluxo de imigrantes europeus, arrancados de seu meio originário e trazendo novas técnicas e modos de vida, a criação de uma grande indústria, a concentração de capitais nacionais e estrangeiros, o desenvolvimento dos transportes, as metrópoles, a poluição, a pobreza... Tudo contribuiu para unir numerosas populações em uma vasta sociedade em constante transformação.
Esses dois Brasis, tão diferentes, estão, porém, unidos pela mesma Constituição e por muitos valores comuns. Não constituem duas civilizações diversas, mas sim uma em face da outra, duas tradições de uma mesma civilização: os dois Brasis são igualmente brasileiros, não se tratando de melhor ou pior, pois são duas diferentes tradições culturais.
A soma de todos esses elementos fez do Brasil urbano um país diferente, a caminho de ser um pais com pretensões de modernidade.

Continue navegando