Buscar

Atividade Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Empresarial
1- Considera-se atividade empresarial aquela realizada por quem exerce:
Profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
RESPOSTA CORRETA
Essa é a disposição do art. 966 do Código Civil, ainda que se interprete o conceito de atividade empresarial a partir do de empresário. Segue: "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços".
2- É considerada atividade empresarial aquela exercida nas condições ou pelas pessoas seguintes:
Sociedades por ações.
RESPOSTA CORRETA
As sociedades por ações são sempre sociedades empresárias por expressa determinação legal do artigo 982, parágrafo único, do Código Civil. Excepcionalmente, há pessoas que o Código Civil determina serem sociedades empresárias e outras sociedades simples. No caso de sociedades cooperativas, o artigo art. 982, parágrafo único, deixou claro que é de natureza simples. O artigo 966, parágrafo único do Código Civil, deixou claro que não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, mas excepcionou a situação de quando ela constituir elemento de empresa. No caso, a questão enuncia a situação oposta à da exceção. O Estatuto da Advocacia, no seu art. 16, veda a atividade empresarial por sociedades de advogados. Embora parte da doutrina considere uma limitação indevida e ultrapassada, assim ele dispõe: "Não são admitidas a registro nem podem funcionar todas as espécies de sociedades de advogados que apresentem forma ou características de sociedade empresária".
3- Assinale a alternativa de uma prática ou circunstância possível ao empresário sem registro:
Caracterização da atividade empresarial.
RESPOSTA CORRETA
A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisita para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência. O empresário irregular reúne os requisitos do art. 966, sujeitando-se às normas do Código Civil e da legislação comercial, salvo naquilo em que forem incompatíveis com a sua condição ou diante de expressa disposição em contrário (enunciado 198 da III Jornada de Direito Civil do CJF).
4- Assinale a alternativa correta:
O empresário que instituir sucursal, filial ou agência em lugar sujeito à jurisdição de outro Registro Público de Empresas Mercantis, deverá também inscrevê-la nesse local, com a prova da inscrição originária.
RESPOSTA CORRETA
Haverá de se registrar em cada um dos Registros Públicos de Empresas Mercantis em que houver sucursal, filial ou agência, provando, ainda, a inscrição originária. A regra do Código Civil sobre registro de empresários é a sua obrigatoriedade devendo ser feito antes do início de sua atividade. Assim, o exercício de atividade empresarial sem a sua observação enseja irregularidade. Nesse sentido, o artigo 967 traz: "É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade". Excepcionalmente, o empresário rural possui registro facultativo. Assim, ele não deve requerer, ele pode requerer, nos termos do art. 971, do Código Civil. Por outro lado, o incapaz não pode iniciar a empresa. Lembre-se também que nos termos do art. 974 do Código Civil, apenas poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar a empresa, ou seja, é inadmissível que ele a inicie.
5- A inscrição do empresário será feita, nos termos do art. 968 do Código Civil, mediante requerimento que contenha:
O seu nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens. 
RESPOSTA CORRETA
A qualificação do empresário é exigência do Código Civil no art. 968, inciso I, devendo constar "o seu nome, nacionalidade, domicílio, estado civil e, se casado, o regime de bens".
​​​​​​​O art. 968, inciso IV, exige apenas a indicação da sede da empresa, e não de filiais. A periodicidade de reuniões dos sócios não é exigência para o requerimento, tampouco certidão negativa de débitos. Por fim, a assinatura deverá ser a da firma, e não do requerente, e ainda poderá ser substituída pela assinatura autenticada com certificação digital ou meio equivalente que comprove a sua autenticidade, ressalvadas disposições sobre microempresas e empresas de pequeno porte.

Continue navegando