Buscar

atividade de psicologia

Prévia do material em texto

CURSO: CIENCIAS CONTÁBEIS
	
ATIVIDADES:
Aulas: 05 -06 - /07 -08
	Aluno: 
	RGM:
	Polo:
	
	Disciplina: PSICOLOGIA 
	ANO LETIVO: 1-2023
	Envie as atividades das aulas 5 a 8 por meio do portfólio 2
	 Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
Olá Caríssimos aluno (a)
 
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 05/04/2024
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DA ATIVIDADE CORRESPONDENTE.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
OBS: FIQUEM ATENTOS AS DEVOLUTIVAS DAS ATIVIDADES, ENVIADAS PELA PROFESSORA, 
POR MEIO DOS PORTFÓLIOS.
Para refletir:
“A única pessoa à qual você pode se comparar é com você mesmo, no passado”. (Sigmund Freud)
Atenciosamente
Profa. Dra Silvia Mara Pagliuzo Muraki.
	 
ATIVIDADES DA AULA 5
5.1. Como o conhecimento e a compreensão da motivação humana podem contribuir para o sucesso de projetos e estratégias individuais e coletivas?
R: 
A motivação é, geralmente, descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Vista por uma perspectiva, ela tem a ver com direção, intensidade e persistência de um comportamento ao longo do tempo. A intensidade se refere ao esforço que uma pessoa empenha na realização de uma tarefa.
A persistência diz respeito ao contínuo engajamento em um determinado tipo de comportamento ao longo do tempo. Os funcionários podem fazer horas extras para concluir tarefas que eles estejam motivados a completar.
Entre um sonho e um projeto realizado, há muito, muito trabalho. As chances de sucesso aumentam bastante se esse trabalho seguir uma estratégia e for realizado por pessoas qualificadas e motivadas. Vista por outra perspectiva, a motivação refere-se ao desejo de adquirir ou alcançar algum objetivo, ou seja, a motivação resulta dos desejos, das necessidades ou das vontades. Algumas pessoas são altamente motivadas a ganhar dinheiro e presume-se que esse alto grau de motivação pode afetar o comportamento para tal aquisição. Segundo Chiavenato (1989), a motivação constitui um importante campo do conhecimento da natureza humana e da explicação do comportamento humano.
5.2 Qual é o papel das metas pessoais e dos sonhos individuais na motivação no trabalho
R:Entre um sonho e um projeto realizado, há muito, muito trabalho. As chances de sucesso aumentam bastante se esse trabalho seguir uma estratégia e for realizado por pessoas qualificadas e motivadas. 
Vista por outra perspectiva, a motivação refere-se ao desejo de adquirir ou alcançar algum objetivo, ou seja, a motivação resulta dos desejos, das necessidades ou das vontades. Algumas pessoas são altamente motivadas a ganhar dinheiro.
ATIVIDADES DA AULA 6
6.1.Quais são os benefícios de desenvolver a inteligência emocional?
R: Pessoas que aprendem gerenciar a Inteligência Emocional aumentam a capacidade de pensar de forma consciente, de sentir e de tomar atitudes de forma equilibrada, sem permitir que as suas emoções administrem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar sua vida!
6.2. Quais são as principais diferenças entre a abordagem psicométrica e a teoria das inteligências múltiplas?
R: No final do século XX, psicólogos iniciaram um estudo científico dentro de uma abordagem psicométrica, tendo como um dos mentores Alfred Binet, que em 1904, na França, criou os primeiros testes de inteligência: a escala métrica da inteligência, com o objetivo de quantificar a inteligência; assim, chegaram ao índice universalmente conhecido por Quociente Intelectual (Q.I.).
Inteligências Múltiplas (I.M.) é uma teoria desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner juntamente com pesquisadores da universidade desenvolvidas a partir das relações com o ambiente. Poderemos desenvolver determinadas inteligências e deixarmos de aprimorar outras. Isso dá a cada pessoa um perfil particular de inteligência. Segundo Gardner, a novidade de sua teoria é considerar a inteligência como possuidora de várias facetas. Tais facetas, que na verdade são talentos, capacidades e habilidades mentais; são chamadas de inteligências na teoria das Inteligências Múltiplas e afirma que existem pelo menos sete tipos de inteligências definidas: São elas: linguística, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, musical, espacial, lógica matemática e naturalista.
ATIVIDADES DA AULA 7
7.1 Qual a definição de criatividade e como ela pode ser aplicada no desenvolvimento pessoal e profissional
R: A criatividade é o ato de transformar ideias novas e originais em realidade. Ela se caracteriza pela capacidade que uma pessoa tem de ver o mundo de novas maneiras, para identificar padrões que estejam escondidos, estabelecer novas conexões entre fenômenos que aparentemente não se conectam e gerar soluções. Essa habilidade tem dois processos: pensamento e produção. Ou seja, se você tem ideias, mas não age sobre elas, você é apenas imaginativo e não criativo.
Pense sempre em possibilidades! Esteja aberto a novas formas de fazer as coisas, de pensar, inclusive. Use a sua imaginação para resolver problemas! A criatividade é a sua ferramenta!
A criatividade no trabalho eleva a competitividade da empresa, afinal, com profissionais criativos na equipe, ela tende a facilitar os processos de resolução de problemas. 
Mas não é só por isso que ela é importante. A criatividade no trabalho também funciona como um estímulo à produtividade. Isso porque equipes criativas tendem a desenvolver novas ideias constantemente, elevando assim as chances de sucesso da empresa. 
Além disso, essa habilidade consegue, consequentemente, deixar o local de trabalho mais produtivo e também agradável, com profissionais mais engajados.
7.2 Por que o medo de errar pode inibir a criativida?
R: Se você deseja desenvolver a sua criatividade, precisa deixar para trás o medo de errar. Cometer erros, refletir sobre eles e tentar novamente de uma forma diferente faz parte do processo criativo.
Pessoas perfeccionistas costumam ter mais medo de errar e mostrar as suas falhas para os outros. Porém, dificilmente as pessoas se interessam por nossos erros da forma que acreditamos, a não ser que seja alguém agindo de má fé propositalmente.
.
ATIVIDADES DA AULA 8
Parabéns você já está finalizando suas atividades.
8.1 Como a autoexposição e a busca de feedback podem melhorar as relações interpessoais?
R: Autoexposição consiste em dar feedback aos outros, (passar suas percepções, revelar seus pensamentos, suas ideias ; sentimentos; intenções ; seus desejos; suas necessidades ,e expectativas).
Num processo de crescimento e ou competência interpessoal: Feedback, é um processo de ajuda para mudança do comportamento. Feedback efetuado de maneira responsável com sinceridade, pode ajudar o outro a melhorar enquanto pessoa e profissional , entretanto, precisa ser consciente e dado de maneira bem clara e explicativa, ser dirigido, para comportamentos, tomando-se o cuidado para que o receptor possa entender e sentir a necessidade de modificar o comportamento considerado indesejado, caso contrário, aumenta a frustração e tende a confundir o indivíduo que o recebeu.
8.2 Explique como os déficits em habilidades sociais podem afetar as relações humanas no trabalho?
R: Diversas situações podem fazer com que uma série de estratégias de enfrentamento disfuncionais se desenvolvam, criando, assim, déficits nas habilidades sociais. Entre essas, pode-se citar longos períodos de isolamento, desuso das habilidades e práticas educativas parentais excessivamente coercitivas. Esses déficits podem interferir na qualidade das relações interpessoais do indivíduo, principalmente se associadas a características como timidez, isolamento social, insegurança e desconforto em ocasiões em que se necessite interagir com os demais. Somando-se a isso, déficits nas HS podem associar-se a transtornos psicológicos e psicossociais, como é o caso do Transtorno de FobiaSocial, dificultando a relação desses indivíduos com os demais
OBS: Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “artigos e links” na plataforma em “Material de Aula”.
Bons Estudos.
Profa. Dra Silvia Mara Pagliuzo Muraki
image1.jpeg
image2.png
image3.jpeg

Continue navegando