Buscar

Sociedade Empresária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade Empresária: Espécies
1- Existem diversas formas de classificar as sociedades empresárias. Uma delas consiste na análise da responsabilidade dos sócios pelas obrigações sociais. Sobre essa matéria, assinale a assertiva correta:
A responsabilidade dos sócios de sociedades em comandita por ações é mista.
RESPOSTA CORRETA
De acordo com o art. 1.091, somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiária e ilimitadamente pelas obrigações da sociedade, ou seja, em regra, a responsabilidade é limitada. Entretanto, para o diretor, é ilimitada.
2- Há sociedades empresárias personificadas e não personificadas. Assinale a alternativa que condiz com uma sociedade despersonalizada.
Sociedades em conta de participação.
RESPOSTA CORRETA
Sociedades anônimas, limitadas, em comandita simples e em nome coletivo estão incluídas no capítulo do Código Civil de sociedades personificadas. Já as sociedades em conta de participação estão incluídas no capítulo do Código Civil de sociedades não personificadas.
3- As sociedades são uma pessoa jurídica distinta das pessoas naturais. É princípio que rege todas as sociedades empresárias no que se refere à responsabilidade dos sócios:
Princípio da subsidiariedade.
RESPOSTA CORRETA
De acordo com o art. 1.024, os bens particulares dos sócios não podem ser executados por dívidas da sociedade, salvo depois de executados os bens sociais.
4- Para se constituir uma sociedade empresária é importante saber qual forma se deve adotar. Nesse sentido, parte da doutrina as classifica em sociedades contratuais e sociedades institucionais. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de sociedade institucional.
Sociedade anônima.
RESPOSTA CORRETA
Para a Sociedade em comandita simples, de acordo com o art. 1.045 [...] Parágrafo único. O contrato deve discriminar os comanditados e os comanditários.
Para a Sociedade limitada, de acordo com o art. 1.053. ela rege-se, nas omissões deste Capítulo, pelas normas da sociedade simples. Parágrafo único. O contrato social poderá prever a regência supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade anônima.
Para a Sociedade anônima, de acordo com o art. 1º [...] § 2º, da Lei das SA: O estatuto social definirá o objeto de modo preciso e completo.
Para a Sociedade em nome coletivo, de acordo art. 1.041. O contrato deve mencionar, além das indicações referidas no art. 997, a firma social.
Para a Sociedade em conta de participação, de acordo o art. 993. O contrato social produz efeito somente entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade.
5- Pessoas unem-se com a finalidade de iniciar um empreendimento geralmente pequeno. Caso desejem seguir a legislação e cumprir com o dever de registrar na Junta Comercial os atos constitutivos, geralmente qual é o melhor tipo societário nessas hipóteses?
Sociedades limitadas.
RESPOSTA CORRETA
No "século XIX, em território alemão, surgiu a sociedade limitada, destinada a empreendimentos menores, como padaria, mercearia, sapataria etc." (TEIXEIRA, 2018, p. 116)

Outros materiais