Buscar

Discursiva de Historia da Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Pitágoras Unidade Ipatinga
Curso de graduação em Psicologia
História da Psicologia
Glenda Stefanny de Oliveira Graciano 
Atividade discursiva:
Entre os séculos XIX e XX, as grandes escolas teóricas da Psicologia se formaram e se consolidaram. Cada uma delas desenvolveu sua visão de Homem e de Mundo a partir de suas filosofias de base. Com a elaboração de suas teorias de personalidade, psicopatologia e propostas de intervenção, influenciaram todo o pensamento mundial, incluindo a realidade brasileira no decorrer da História. Essas escolas tiveram divisões e derivações e, agora, vêm demonstrando a necessidade de adaptação à nova realidade contemporânea.
Considerando como principais escolas o Behaviorismo; a Psicanálise; a Psicologia da Gestalt e as abordagens humanistas; e a Psicologia Sócio-Histórica, explique o pressuposto básico de cada uma delas.
Resposta:
1 Behaviorismo (Delimita o comportamento como objeto de estudo):
É uma teoria que visa estudar a psicologia por meio da observação do comportamento, com base em uma metodologia objetiva e científica baseada em evidências experimentais, ao invés de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoções e sentimentos. O fundador dessa escola foi B. F. Skinner.
2 Psicanálise:
Criado por Freud, é uma abordagem que trabalha profundamente o inconsciente, que é responsável por nossas atitudes que temos “no modo automático”. Ela pode até contradizer a lógica e o bom senso. Trata das habilidades mentais humanas e sua influência no comportamento. O fundador dessa abordagem foi Sigmund Freud.
3 Gestalt:
 PAGE 1
É um método de psicoterapia centrado no paciente. Este método pode ajudar os pacientes a se concentrarem no presente. Eles começam a entender o que está acontecendo
em suas vidas agora. Incentiva os pacientes a experimentar as necessidades atuais por meio da reformulação, em vez de simplesmente falar sobre situações anteriores. Baseia-se na percepção visual, de que sempre fragmentamos as informações, invés de recebê-las como um todo. Os principais fundadores dessa abordagem foram Fritz Perls, Paul Goodman e Ralph Hefferline.
4 Psicologia Humanista:
No humanismo, o indivíduo é considerado como um todo. De um modo geral, é o seu corpo, mente, espírito e emoções. Uma pessoa é considerada uma pessoa única, sua mente é naturalmente saudável e um bom indivíduo. As pessoas são pessoas ativas e têm a capacidade de se desenvolver e buscar a autorrealização.O humanismo é considerado uma abordagem otimista. Enfatiza que todos devem ser as melhores pessoas que desejam e podem ser. O fundador dessa abordagem foi Carl Rogers.
5 Sócio-Histórica:
A psicologia sócio-histórica é baseada na teoria de Vygotsky, que afirma que o desenvolvimento humano é através de relações sociais que a pessoa mantém durante sua vida. O fundador dessa abordagem foi Lev Vygotsky.

Continue navegando