Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA - Bases Biológicas do Comportamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE PITÁGORAS UNIDADE IPATINGA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
BASES BIOLOGICAS DO COMPORTAMENTO
2º SEMESTRE 2021.2
Acadêmico(a): Glenda Stefanny de Oliveira Graciano
Matrícula: 363436567468
ATIVIDADE DISCURSIVA – DATA: 26/09/2021
A maioria das malformações congênitas não é causada por genes únicos ou por defeitos nos cromossomos. Tanto as características patológicas, como as comportamentais possuem componentes genéticos, mas elas não são causadas pela alteração de um único gene ou apenas por anomalias nos cromossomos; elas resultam de uma interação complexa entre os fatores genéticos e os ambientais, o que chamamos de herança multifatorial. A homossexualidade é definida como sendo o padrão sexual de atração erótica ou atividade sexual preferencialmente ou exclusiva entre pessoas do mesmo sexo, independente da disponibilidade de parceiros heterossexuais.
Não sabemos ainda a razão pela qual as pessoas têm sentimentos de pertencer a um gênero ou ao outro, ou porque são homo, bi ou heterossexuais, mas os pesquisadores encontraram evidências de herança multifatorial para a homossexualidade. 
Relacione a homossexualidade com a herança multifatorial.
RESPOSTA
Assim como a homossexualidade, a sexualidade humana sempre foi o objetivo da pesquisa científica a fim de se basear em condições genéticas pré-existentes. Herança multifatorial (ou complexa) refere-se a doenças e características genéticas determinadas pela combinação de vários genes (poligenes) e estilo de vida e fatores ambientais (Finegold, 2019). Por exemplo, acredita-se que distúrbios multifatoriais constituam a maioria das características comuns que afetam os humanos, incluindo altura, peso, pressão arterial e inteligência. Temos diversos exemplos que podem ser citados como características comportamentais normais que sofrem influência genética, dentre elas podemos citar a inteligência, a personalidade e a homossexualidade.
Nesse sentido, observou-se em alguns estudos recentes que a homossexualidade pode existir em dois genes, que podem ser transmitidos aos seus descendentes. Embora uma relação tenha sido estabelecida entre homossexualidade e herança multifatorial, é interessante notar que se uma pessoa se sentir atraída para outro do mesmo sexo, não está necessariamente relacionada a esse entendimento.
Portanto, apesar da existência de herança multifatorial, a condição patológica não elevará o indivíduo a outro conceito sexual, a menos que haja uma responsabilidade genética que seja suficiente para "empurrá-lo" para esse conceito, ou seja, muitos fatores podem estar relacionados aos conceitos individuais, desde hereditariedade, natureza, sociedade até escolha pessoal.
REFERÊNCIAS
FINEGOLD, D. N. Herança multifatorial (complexa). MSD e os Manuais MSD, 2019. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/t%C3%B3picos-especiais/princ%C3%ADpios-gerais-da-gen%C3%A9tica-m%C3%A9dica/heran%C3%A7a-multifatorial-complexa. Acesso em: 15 de out de 2021.
PRIMON, C. S. F. Bases biológicas do comportamento. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

Continue navegando