Buscar

AVA 2 Filosofia

Prévia do material em texto

AVA2
DISCIPLINA: Filosofia 
ALUNA: Janine Moraes 
ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE ÉTICA PLANETÁRIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE GLOBALIZADA CONTEMPORÂNEA
 Atualmente, o desenvolvimento da alta tecnologia sustenta novos modelos, que interferem decisivamente nas ações e nos valores humanos. A intensa atualização dos meios de comunicação, por exemplo, deveria interligar as comunidades, valorizar a diversidade cultural e promover o bem comum. Por isso, nos dias de hoje, torna-se importante a reflexão sobre uma ética planetária, que visa a abrangência dos variados aspectos da vida social, gerando o respeito mútuo e a igualdade de direito entre os povos, sem qualquer tipo de segregação. 
 Uma das maiores transformações do século XX foi o processo de globalização, que tinha como finalidade um mundo sem fronteiras, sem barreiras, sem entraves em todos os níveis, levando a grandes mudanças comportamentais e possibilitando o bem estar de toda comunidade global. O objetivo da globalização consistiria assim, na instauração de uma comunidade planetária que propiciasse o acesso de todos a quaisquer informações desejadas. Entretanto, apesar do constante desenvolvimento das tecnologias e estabelecimento de diversas relações diplomáticas e culturais, não foi alcançado esse estado de igualdade e respeito mútuo. 
 Ao longo da história algumas sociedades tiveram vantagem, territorial e econômica, em relação a outras, tornando o processo de globalização uma forma de dominação. Nos dias de hoje, o cenário global está longe de ser tolerante e igualitário, há uma desigualdade enorme entre os povos e conflitos expressivos ocorrendo em várias partes do mundo. A interrelação das sociedades só contribuiu para que um grupo se tornasse mais poderoso, distorcendo o objetivo de trazer benefícios a todos. 
 E aí está a importância da reflexão filosófica, para que se possa avaliar com profundidade o que realmente representa a globalização, no sentido de trazer benefícios reais para toda a humanidade, principalmente no que se refere à paz e à justiça social. Por consequência, para que isso ocorra é preciso estabelecer uma reparação àquelas partes quais foram prejudicadas, pois não há igualdade se um grupo está em desvantagem em relação a outro.

Continue navegando