Buscar

Avaliação Discursiva INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA SURDOCEGUEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Discursiva – Introdução aos Estudos da Surdocegueira
	1.
	O professor que atua no AEE pode buscar alternativas para auxiliar os alunos surdocegos por meio da Tecnologia Assistiva (TA), que é "uma área do conhecimento, com característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, [...] relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (CAT, 2007 apud NAZARI; NAZARI; GOMES, 2017, p. 4). Disserte sobre o professor do AEE e a Tecnologia Assistiva.
FONTE: NAZARI, A. C. G.; NAZARI, J.; GOMES, M. A. Tecnologia assistiva (TA): do conceito à legislação - discutindo a TA enquanto Política de Educação Inclusiva que contribui na formação e inclusão de pessoas com deficiência. Uberlândia: UFU, 2017.
	Resposta Esperada:
*O professor do AEE precisar identificar as dificuldades educacionais apresentadas pelo aluno surdocego e buscar meios para auxiliá-lo, e sem dúvida um desses meios é por meio da tecnologia assistiva. *Essa tecnologia é capaz de eliminar ou minimizar muito as limitações e barreiras desses alunos quando bem utilizada. *Atualmente, a gama de tecnologias disponíveis é muito grande, mas devemos nos atentar que nem todas são voltadas para o aluno surdocego. *Também é de responsabilidade do professor proporcionar o desenvolvimento das competências operacionais e de autonomia desse aluno, sendo que a TA favorece nesse contexto, pois possui característica interdisciplinar.
	2.
	Muitas vezes, na tentativa de participar em sociedade, as pessoas com deficiência entram em uma relação de convívio e interação societária com outros, porém muitas vezes não há um resultado positivo esperado. Baptista et al. (2011, p. 4), atribuem as competências sociais como "a capacidade para obter determinados resultados (positivos) a partir das relações interpessoais". Nesse sentido, disserte sobre o convívio social e sua importância para pessoa com deficiência.
FONTE: BAPTISTA, N. et al. Programa de promoção de competências sociais: Intervenção em grupo com alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico. 2011. Disponível em: http://www.psicologia.com.pt. Acesso em: 25 jan. 2021.
	Resposta Esperada:
As relações interpessoais são extremamente importantes para qualquer pessoa, independente de possuir alguma deficiência. Uma relação societária com as pessoas a nossa volta faz com que sejamos integrados ao convívio ao qual pertencemos e outros que nos são apresentados. Para a pessoa com deficiência, essa interação é ainda mais importante. Muitas vezes é o único meio que ele encontra para desenvolver suas capacidades e competências em áreas emocionais e cognitivas, favorecendo a adaptação e o convívio nos diferentes contextos sociais.

Outros materiais