Buscar

A importância do estudo da disciplina de Sistemas Operacionais para os cursos de formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Analistas de Banco de Dados.


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do estudo da disciplina de Sistemas Operacionais para os cursos de formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) – Analistas de Banco de Dados.
Segundo Tanenbaum (2016), O sistema operacional nada mais é do que um software que vai fazer uma abstração entre o usuário e o hardware. Ou seja, realizar uma tradução do que o computador irá conseguir executar e o que nós seres humanos vamos conseguir passar para o equipamento poder desenvolver uma atividade, seja um cálculo, um texto ou qualquer coisa que quisermos interagir com o equipamento. Podemos dizer que qualquer eletrônico sem o sistema operacional nada mais é do que um amontoado de componentes eletrônicos, até um celular sem o SO mesmo que seja o mais básico que for, ele não irá ter a interação conosco, nós não conseguiremos interagir com o hardware. Não especificamente um computador, mas smartfones, smart tvs, tablets, carros com as centrais multimídias, diversos equipamentos eletrônicos onde possamos fazer interação é necessário ter um sistema operacional e é através dele que é realizado essa interpretação entre o que nós desejamos executar e o que será traduzindo em linguagem de máquina para que o equipamento execute tal tarefa.
Outros itens interessantes que também podemos introduzir um pouco dentro desse assunto são: O sistema operacional como uma máquina estendida, que é quando nós utilizamos o equipamento para executar uma determinada tarefa, através de processamentos de dados e obtermos a informação desejada. E o outro item interessante é o próprio gerenciador de recurso do equipamento. O SO por exemplo, tem que gerenciar a quantidade de memória RAM que a máquina possui, o tipo de processador, a velocidade que consegue trabalhar, se ele tiver espaço em disco, quanto tem na sua totalidade e quanto utilizado. Enfim, tem que ser capaz de além de interagir, gerenciar tais recursos do hardware, executando de forma adequada e íntegra, evitando problemas como travamentos e até possibilidade de não funcionar.
A disciplina de Sistemas Operacionais é de extrema importância para os cursos de formação em Tecnologia da Informação e Comunicação, já que se trata do sistema gestor de qualquer computador. O Sistema Operacional é que organiza a execução dos programas, aloca espaço em memória para uma execução mais rápida, faz a detecção de erros, é responsável por operações de entra e saída, contabilização e segurança do sistema, envia e recebe dados de dispositivos e os trata para serem utilizados pelos aplicativos dos usuários, além de muitas outras atividades. É imprescindível que o estudante de TI tenha domínio do assunto para que o sistema operacional faça perfeita interação entre o hardware e o usuário.

Continue navegando