Buscar

Técnicas de entrevistas para anamnese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anamnese - Técnicas
Técnicas de entrevistas, que permitem direcionar o raciocínio clínico e consolidar o relacionamento entre o médico/estudante e o paciente. 
Essas técnicas são: (1) Silêncio, (2) Facilitação, (3) Confronto, (4) Apoio e (5) Reafirmação. 
1. Silêncio: Há momentos da entrevista em que o médico/estudante deve ficar calado, como por exemplo em momentos em que o paciente se emociona. É inadequado dizer ao paciente para não chorar ou mudar o tentar mudar o assunto da conversa. Não é recomendado usar essa técnica com pacientes que falam demais, pois o entrevistador acaba perdendo o controle da conversa. É importante lembrar que durante esse período o entrevistador mantenha contato visual e faça gestos, mostrando-se atento ao paciente.
2. Facilitação: A facilitação é uma técnica de comunicação verbal e não verbal, que encoraja o paciente a continuar falando. Podem ser utilizadas expressões como "continue", "fale mais sobre isso", além de gestos como balançar a cabeça. Isso passa a sensação de demonstração de interesse e compreensão por parte do entrevistador e podem facilitar o relato do paciente.
3. Confronto: A confrontação é um resposta baseada na observação do entrevistador sobre alguma coisa no relato ou comportamento do paciente. O confronto deve ser empregado com cuidado, já que pode ser interpretado pelo paciente como grosseria ou falta de compreensão. Pode-se utilizar de declarações como: "você parece aborrecido", "parece que o senhor está amedrontado". A confrontação pode ser útil, pois pode encorajar o paciente a continuar a narrativa e levar o entrevistador a explanar sobre o problema. 
4. Apoio: Afirmações de apoio promovem segurança ao paciente, pois indica interesse e entendimento sobre o problema. Respostas de apoio que pode ser dadas são, por exemplo, "eu compreendo" , "eu entendo". Essa técnica deve ser utilizada principalmente quando um paciente expressar sentimentos fortes ou demonstrar dúvida e insegurança, pois o encoraja a seguir no relato ou fornecer mais detalhes.
5. Reafirmação: É uma maneira de transmitir ao paciente uma indicação de que entendeu o que foi dito por ele. O uso desta técnica é útil quando o paciente se mostra assustado ou chateado e é uma forma de mostrar-lhe que seus medos são compreensíveis e reais. 
 
Além dessas técnicas existem normas básicas numa entrevista, como evitar fazer grandes anotações enquanto o paciente fala, o médico deve expor ao final da entrevista o que considerou relevante e perguntar se compreendeu bem os problemas do paciente e se o mesmo deseja acrescentar alguma outra informação. É importante também evitar a utilização de termos médicos durante a entrevista, para não inibir o paciente, e quando for utiliza-los estar certo de que o paciente os entenda. 
Referências: 
SWARTZ, Mark H. Tratado de Semiologia Médica: história e exame clínico. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 
PORTO, Celmo Celeno; PORTO, Arnaldo Lemos. Semiologia Médica. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2014.
	Alana Cordeiro - UFPE

Mais conteúdos dessa disciplina