Buscar

Questões comentadas_ Conasems Aula 32

Prévia do material em texto

IMUNIZASUS
Questões comentadas _Conasems Aula 32
1) Para preservar o poder imunogênico das vacinas, elas precisam ser armazenadas corretamente. Para conservar adequadamente uma vacina, é correto afirmar:
a) Para proteger uma pessoa, é necessário garantir o número de doses de um esquema vacinal estabelecido para a idade e aplicar as doses no menor intervalo de tempo, independente do tempo entre as doses; a forma como elas são armazenadas não interfere na produção de imunidade.
b) As vacinas armazenadas em caixas térmicas para uso diário devem ter sua temperatura aferida e anotada, preferencialmente, uma vez por semana.
c) As vacinas devem ser armazenadas em temperatura adequada desde o momento em que são produzidas até o momento da aplicação. Devem ser transportadas em caixas térmicas exclusivas para armazenamento de vacinas e sua temperatura deve ser monitorada com rigor.
d) As vacinas podem ser armazenadas e transportadas em caixas térmicas com bobinas de gelo; o monitoramento da temperatura pode acontecer uma vez ao dia.
2) O termômetro digital é utilizado para verificar a temperatura do momento, máxima e mínima. Quando utilizado em caixas térmicas, assinale a alternativa correta:
a) Colocar o sensor ou bulbo do termômetro entre os imunobiológicos, no centro da caixa térmica, fechar a caixa com o cabo passando entre a tampa e a borda, deixando o visor do lado externo da caixa térmica.
b) Instalar o termômetro e aguardar seis horas para fazer a leitura da temperatura.
c) Colocar o sensor ou bulbo do termômetro entre os imunobiológicos que estão na caixa térmica, fechar com o cabo passando por orifício que deve ser feito na tampa, deixando o visor do lado externo, em cima da tampa da caixa térmica.
d) Quando utilizar caixa térmica para armazenar vacinas, o monitoramento da temperatura deve ser realizado uma vez ao dia.
3) A conservação das vacinas é determinante para garantir a qualidade de uma vacina. Sobre a conservação, é correto afirmar:
a) Vacinas são termossensíveis e necessitam de gelo para serem adequadamente conservadas. Para melhor conservação, o gelo precisa estar em temperatura negativa.
b) As vacinas que são transportadas com barra de gelo podem ficar mergulhadas na água quando o gelo derrete. Para serem utilizadas, deve-se secar os frascos antes do uso.
c) O transporte das vacinas é um ponto crítico da atividade de vacinação; para que se tenha qualidade, é importante colocar o maior número de bobinas de gelo e que estejam bem congeladas, em temperatura negativa para aguentar o percurso.
d) As vacinas precisam ter sua temperatura monitorada com termômetro por todo tempo de armazenamento. Nunca devem ser transportadas sem termômetro.
4) Considerando as vacinas que sofreram exposição a temperaturas inadequadas, é correto afirmar:
a) Devem ser mantidas em temperatura de +2°C e +8°C, identificadas como vacinas sob suspeita e aguardar a orientação da instância do Programa Nacional de Imunizações (PNI) sobre a conduta a ser realizada.
b) Todas as vacinas devem ser desprezadas em lixo comum.
c) As vacinas devem ser encaminhadas para a instância nacional do PNI em caixa térmica para serem avaliadas.
d) Quando as vacinas são expostas a temperaturas inadequadas, deve-se restabelecer a temperatura e dar continuidade ao uso.
Gabarito comentado
Questão 1: c
As vacinas necessitam de monitoramento rigoroso da temperatura através de termômetro digital e as caixas onde são transportadas devem ser exclusivas para transporte de vacinas.
Questão 2: a
O bulbo do termômetro deverá ser posicionado no centro da caixa térmica, entre as vacinas, evitando que ele encoste na bobina de gelo e verifique uma temperatura inadequada. Sempre verifique se está posicionado adequadamente.
Questão 3: d
As vacinas quando são expostas a temperaturas inadequadas podem perder sua potência imunogênica e, por este motivo, devem ter sua temperatura monitorada durante todo seu armazenamento até o momento da sua utilização. Tanto o calor quanto o congelamento aceleram a inativação dos componentes imunogênicos e os danos causados são irreversíveis e cumulativos. Há vacinas mais sensíveis ao calor e outras mais sensíveis ao congelamento. Dessa forma, a temperatura de conservação dos imunobiológicos deve estar entre +2°C e +8°C, sendo +5°C a temperatura ideal por estar igualmente distante da temperatura mínima (+2ºC) e máxima (+8ºC) permitida.
Questão 4: a
Vacinas são produtos termossensíveis e quando sofrem exposição a temperaturas inadequadas devem ser armazenadas o mais rápido possível em temperaturas entre +2°C e +8°C, notificar o ocorrido em formulário próprio do PNI e aguardar a orientação sobre a conduta a ser realizada se o imunobiológico poderá ser utilizado ou deverá ser desprezado.
Parte inferior do formulário
Rafaela Fernandes Costa ImunizaSUS, Conasems, 2021

Continue navegando