A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Plano de Marketing Coca-Cola

Pré-visualização | Página 1 de 3

Empresa
The Coca-Cola Company
Av.Dom Pedro II, 87
Porto Real-RJ
 
The Coca-Cola Company 
Planejamento de marketing
Segmentação
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Formado pela Coca-Cola Brasil e 15 grupos fabricantes brasileiros, além do Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), emprega diretamente 60 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. A Coca-Cola divulgou em 17/07/12 lucro no segundo trimestre acima do esperado pelo mercado, beneficiada por vendas em volume maiores nos Estados Unidos e no exterior.
Planejamento de marketing
Segmentação
A maior fabricante de refrigerantes do mundo teve lucro líquido de 2,79 bilhões de dólares ante 2,8 bilhões um ano antes. O lucro por ação cresceu para 1,21 dólar ante 1,20 dólar por causa de um menor volume de papéis da empresa em circulação.
O lucro correspondeu a 1,22 dólares por ação, superando média de estimativas de analistas consultados pela Thomson Reuters (Thomson Reuters é a maior agência internacional de notícias e multimídia do mundo).
Planejamento de marketing
Segmentação
A receita da companhia cresceu cerca de 3 por cento, para 13,09 bilhões de dólares. Analistas esperavam 12,98 bilhões, em média.
As vendas em volume subiram 4 por cento, com o desempenho na América do Norte avançando 1 por cento e o internacional crescendo 5 por cento.
A Coca-Cola divulgou o lucro no segundo trimestre acima do esperado pelo mercado, beneficiada por vendas em volume maiores nos Estados Unidos e no exterior.
Fonte: http://abir.org.br
 ABIR - Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas - BRASILIA – DF - Tel: (61) 3364-4544.
Planejamento de marketing
Segmentação
 Entre os sucessos conquistados, a empresa comemora a participação de 15% no mercado de bebidas isotônicas em apenas seis meses com o lançamento do i9 e as boas vendas do Laranja Caseira, suco da marca Minute Maid lançado pela companhia no final de 2007. E ainda temos muito potencial para crescer, uma vez que temos metade da população que ainda não bebe os refrigerantes da marca com frequência”, conta Ricardo Fort, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil. 
A companhia destaca ainda as ações de sustentabilidade apoiadas pela empresa, como as reformulações em embalagens que permitiram uma economia na produção de garrafas ou redução no consumo de água. A Coca-Cola Brasil reforçou ainda a marca Kuait com o lançamento de Kuait Eko, refrigerante de guaraná misturado com chá verde.
Análise da situação 
Com esse lançamento, a linha Coca-Cola amplia seu leque de opções disponíveis ao consumidor. E não vamos parar por aí. Coca-Cola light Plus é o pontapé inicial para uma nova era de refrigerantes. A Coca-Cola Brasil continuará investindo em inovação e tecnologia de ponta para surpreender os consumidores”, comenta Luciana Feres, diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil.
Análise de cenário
 Análise SWOT
 Ambiente Interno
 ❖ Pontos Fortes
 A Coca-Cola é líder do mercado de refrigerantes;
 A empresa está disposta a sacrificar as margens de lucro para acompanhar os preços dos concorrentes;
 Possui três marcas fortes no Brasil (Coca-Cola, Coca-Cola Light e Coca-Cola Zero) com um ativo significante;
 Vasta distribuição em todo território nacional;
 O Brasil é um país que o clima e demografia são favoráveis ao consumo de bebidas;
 Grande parcela de população que consome bebidas;
 O consumidor brasileiro é receptivo à inovações, particularmente nos principais centros urbanos;
 Forte cultura de bares, durante a semana e nos finais de semana.
Análise de cenário
 ❖ Pontos Fracos
 Pobreza em grande parte do país.
 Vulnerabilidade econômica;
 Fragmentação e mercado regionalizado;
 Logística e distribuição caras e complexas devido à dimensão geográfica do Brasil;
 Baixa densidade populacional em algumas regiões;
 Forte comércio informal.
 Ambiente Externo
Análise de cenário
 Ambiente Externo
 ❖ Oportunidades
 Crescimento: a empresa apesar da força local a administração da Coca-Cola olha para o mundo, mais precisamente para o Brasil, onde é a maior engarrafadora;
 Aumento do salário mínimo no início de 2010.
 Oportunidade de inovação: o consumidor cada vez mais exigente e sofisticado;
 Crescente demanda de consumo adolescente e de jovens adultos
 • Ampliação de máquinas de vendas
 • Aquisições e consolidação de mercado.
Análise de cenário
 ❖ Ameaças
 Aquisições e consolidação de mercado;
 Pressões relativas a preços impulsionadas pela penetração de mercado de marcas de menor expressão;
 Forte consumo de produtos sem marca como sucos naturais e água de coco.
 Forte competição interna com no mercado de refrigerantes no Brasil.
Estratégia
 Definição do Público-alvo
 A razão do sucesso do refrigerante mais consumido no Brasil e no mundo está em sua aceitação por todos os tipos de público, sem distinção de classe social ou idade.
 Em todos os mercados em que está presente, Coca-Cola se posiciona como o refrigerante que "traz o que há de melhor no espírito humano para tornar o meu mundo um pouco melhor".
 O público-alvo da Coca Cola é os Jovens
Estratégia
Posicionamento de Mercado
 A indústria de refrigerantes tem a expectativa de vender ao menos 1,3 bilhão de litros a mais em 2010 do que em 2009. A alta, de 6,8%, é cinco vezes maior que o percentual de crescimento alcançado em 2009, de 1,35%. O consumo nacional passou, no último ano, de 14,148 bilhões de litros para 14,339 bilhões, sendo o principal motivo a escalada da cotação do açúcar, que provocou elevação nos preços da bebida.
 O aumento repentino da demanda surpreendeu indústria de latas, que agora enfrenta um déficit de 1,5 bilhões de unidades.
Estratégia
 
 A indústria prevê um crescimento de até dois pontos percentuais acima do PIB, estimado em 4,8% para o ano. O país, hoje quarto maior produtor de refrigerantes do mundo, tem grande chance de melhorar sua posição no consumo per capita, no qual ainda está na 19ª posição.
Observa-se que a Coca-Cola é líder no mercado de refrigerantes com mais de 50%, durante todo o ano, e estes números devem se repetir em 2012.
Cenário
 A Importância da Marca
 Entender a importância da marca é a maior receita para o sucesso, A Coca-Cola já existe há 115 anos, se eles parassem de fazer publicidade por três anos, ainda teriam um bom negócio. Mas para reconquistar a posição depois de três anos, custaria muito dinheiro, assim é de suma importância para a Coca-Cola continuar divulgando a sua marca.
 À frente desta missão está Ricardo Fort, Diretor de Marketing da Coca-Cola. O executivo está há dois anos no Brasil após passar por uma temporada no marketing esportivo na sede mundial da companhia, em Atlanta.
Cenário
Fort explica que uma das mudanças mais visíveis hoje é a transferência da liderança da relação entre o consumidor e a marca para as pessoas. Por isso, a Coca-Cola vem investindo em geração de conteúdo pelo consumidor e no entendimento do cenário que a cerca. O mais complexo deles é o universo jovem. “O adolescente é o target mais difícil de se entender porque eles mudam muito rápido. O maior desafio que a Coca-Cola tem é entender o que estas pessoas querem antes mesmo delas quererem, conseguir se antecipar e entregar os valores da marca, manifestados em comunicação, em promoção e embalagens”, explica o Diretor em entrevista exclusiva ao site na sede da Coca-Cola no Brasil, no Rio de Janeiro.
 Avaliada em US$ 65,234 bilhões pela Interbrand, a marca se esforça diariamente para manter a liderança. Não que ele esteja perdendo grandes fatias de mercado, mas para transferir o elo emocional para produtos como a Coca-Cola Zero, já vice-líder em algumas praças.
Definição de objetivos e metas