Buscar

Unidade IV O uso de materiais didáticos no ensino de Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unidade IV: O uso de materiais didáticos no ensino de Geografia
Nome: Allan Luíz Pereira Lima.
RGM: 25655019.
Título: Um bom livro didático e uma metodologia, faz toda diferença.
Texto resposta: 
Quando estudamos as diferenças regionais no Brasil, é importante refletir sobre o ensino da Geografia por meio da interpretação dos elementos apresentados no livro didático. 
O livro didático é uma referência para análises e análises periódicas de mudanças e trajetórias permanentes na prática docente. Encenar é fazer escolhas sobre o processo de leitura. Nos últimos anos, as ciências geográficas têm desencadeado discussões sobre tópicos relacionados ao conteúdo dos livros didáticos de geografia. 
O objetivo do ensino de geografia é fazer com que os alunos percebam que o espaço geográfico é o resultado da interação entre a natureza e a sociedade. Isso é de grande importância para a compreensão da interação do espaço e do tempo, bem como dos fenômenos naturais, e para a compreensão do relevo e seus alterar. Um professor de geografia não deve apenas dominar o que está fazendo, mas o mais importante, ele deve dominar os conhecimentos básicos de sua disciplina e saber como se posicionar no papel da geografia na sociedade de hoje. Ele tem um trabalho que é útil para o desenvolvimento e sugere aprendizagem e autonomia dos alunos. 
Os professores precisam buscar outros recursos ou materiais didáticos para apoiar a produção do conhecimento. O livro didático não é uma fonte única de informação, mas é considerado um elemento muito importante no ensino de geografia. Os professores precisam buscar mais recursos para ajudar a desenvolver mais conhecimento. Os professores devem dominar mais o conhecimento básico de suas disciplinas. Acho fundamental refletir sobre o ensino de geografia, analisando os elementos revelados pelas diferenças regionais no Brasil. O livro didático é uma referência para analisar e separar mudanças e trajetórias constantes na prática docente. Percebo a importância de o professor disponibilizar recursos pedagógicos nas mais variadas formas, para que possa desempenhar o seu papel na aprendizagem dos alunos.
Bibliografia
‘’Práticas de Ensino em Geografia no Ensino Médio”. Apostila do curso de Geografia plataforma virtual da Universidade Cruzeiro do Sul. Prática de Ensino (Professora Nivalda Maria Pereira da Silva.)

Continue navegando