Buscar

Certificação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA: Campus Buriticupu
Turma: Técnico em Agronegócio- Integrado 2019.1
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Docente: Elistenia Teles 
Discente: José Rodolfo. Matrícula: 20191AGN.BCP0007
CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
 Os consumidores estão cada vez mais exigente quando vão adquirir determinado produto, quando se trata de produtos agrícolas essa exigência só aumenta, nos últimos anos essa exigência vem ficando casa vez mais visível. Os consumidores buscam saber a procedência do produto adquirido, afim de saber se o produto atende todas as normas sanitárias e ambientais, se tratando de produtos animal, se busca saber se é respeitado todas as normas do bem estar animal. A certificação ambiental é uma garantia para o consumidor e atesta que os produtos possuem diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. As empresas certificadas demonstram que tomam todas as medidas de proteção ambiental desde a aquisição da matéria prima até a disposição de seus resíduos. 
 A certificação é obtida por empresas que queiram assegurar as políticas ambientais praticadas, das que demonstram comprometimento com práticas sustentáveis ou estabelecem um sistema de gestão ambiental. Portanto, para obter a certificação ambiental é necessário cumprir com todas as leis ambientais e normas vigentes, além de implantar práticas sustentáveis nos processo desenvolvido pela empresa. Essa certificação pode se dar de forma compulsória ou voluntária. Para se alcançar a certificação é necessário passar por farias etapas, como: entender qual o certificado que se encaixa na atividade que é desenvolvida, depois dessa definição é precisa se familiarizar com as regras e procedimentos exigidos. Neste passo, é necessário contratar o organismo de certificação e obter as informações sobre auditorias de certificação. Além de adequar os processos de acordo com os requisitos da norma de certificação, até chegar a auditoria de certificação. O certificado mais requisitado é o IBD (certifica produtos orgânicos e biodinâmico)
 Muitos produtores buscam o certificado voluntariamente, afim de desfrutar das vantagens de contar com um produto certificado, agregando valores ao produto, à medida que valoriza a marca e o fabricante diante da sociedade, devido ao aumento da confiança do consumidor no produto, trazendo uma vantagem competitiva, se destacando diante dos concorrentes por se mostrar mais preocupado com o consumidor. Esse destaque trás favorecimento em alguns senários , como o de uma licitação pública, já que em geral para participar de uma licitações públicas é exigido que se tenha um produtos certificados. Para exemplificar esse cenário. Uma empresária do ramo agroalimentar, só pode participar de uma licitação para fornecimento de merenda escolar, se o seu produto possuir o selo de procedência. Além dessas vantagens diante dos correntes do mercado interno, a certificação trás a possibilidade do produtor e/ ou empresa explorar novos mercados, normal o mercado externo se mostra mais exigente. 
 
 Se tratando de produtos agroalimentares, a certificação também pode funcionar como uma ferramenta excludente, já que para um pequeno produtor conseguir essa certificação, ainda é um cominho complexo a ser percorrido. Não que o processo burocrático impossibilite essa certificação. Essa complexidade se dar pelo fato de não existir um auxílio para o pequeno produtor, este que carece de informações básica. Nesse ponto o poder publicar deixa muito a desejar, acaba que os pequenos produtos que possui maior necessidade de desfrutar dos benefícios gerado por uma certificação, terminam perdendo espaço para as grande empresa, deixando o mercado cada vez mais monopolizado.

Outros materiais