Buscar

Atividade de pesquisa-prática final - introduçao ao empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução ao Empreendedorismo
Aluno (a): LEANDRO MASSETE COSTA
Data: 29 / 09 / 2021.
Atividade de pesquisa/prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade completa vale 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
· Ao terminar, grave o arquivo com o nome Atividade de pesquisa prática.
· Envio o arquivo pelo sistema.
EMPREENDEDORISMO
Demonstre o seu aprendizado fazendo uma introdução sobre Empreendedorismo.
Cite e explique as características que um empreendedor deve ter.
Quais são os objetivos de um empreendedor
Cite e explique os tipos de empreendedores
Quais os fatores que intervêm no processo empreendedor
Cite tipos de inovação
Conclusão
EMPREENDEDORISMO
O Empreendedorismo é a capacidade de agir para tornar real seus sonhos e fazer com que seus sonhos, visões e projetos se tornem realidade. É utilizar a própria capacidade de combinar recursos produtivos (capital, matéria prima e trabalho) para realizar obras, fabricar produtos e prestar serviços destinados a satisfazer necessidade de pessoas.
O Empreendedorismo é a força que existe por trás da inovação e do crescimento sustentável na maioria das economias prósperas. Através dele, novas ideias e abordagens, tecnologias avançadas, ferramentas para incremento da produtividade e produtos de alto valor agregado são continuamente introduzidos nos negócios e nos mercados, contribuindo fortemente para a permanência da mudança na sociedade.
 Empreendedor é aquele que utiliza sua imaginação e sua capacidade de fixar metas para seus desenvolvimentos com a finalidade de alcançar suas visões. Sempre encontraremos na figura do empreendedor algo relacionado a um ser:
· Inovador
· Inquieto 
· Criativo 
· Planejador 
· Sempre de olho no futuro
· Que tem iniciativa, autonomia, autoconfiança, otimismo, necessidade de realização.
· Que tem perseverança e tenacidade
· Que considera o fracasso um resultado como outro qualquer.
· Que aprende com os resultados negativos, com os próprios erros.
· Que tem grande energia. É um trabalhador incansável. 
· Que é apaixonado pelo que faz.
A função principal de um empreendedor é a de abrir uma empresa com o objetivo de desenvolvê-la e gerar lucros – mas não é só isso. Adotar uma postura consciente, ajudar a reduzir a taxa de desempregos da sua cidade ou então criar um novo produto que represente uma mudança significativa da vida de muita gente.
Porém, é importante lembrar que ser um empreendedor é mais do que criar empregos ou ser o responsável por trás de uma empresa – justamente porque os empreendedores são alguns dos agentes de transformação poderosos. É simples: eles enxergam a nossa realidade com outros olhos.
Um empreendedor enxerga soluções e possibilidades onde uma pessoa normal só vê problemas e chateações.
Além disso, uma carreira no empreendedorismo significa viver de maneira independente, sem chefes, sem horários fixos de trabalho e sem restrições. É por isso mesmo que os empreendedores são os responsáveis por dar o primeiro passo para fazer do mundo um lugar melhor.
Ser empreendedor de sucesso é acreditar na sua capacidade de liderança, é estar motivado, ter capacidade de planejar para o longo prazo e maximizar seu desempenho no curto prazo. O bom empreendedor é aquele que analisa, identifica, define, decide e monitora o desempenho do seu negócio. É aquele que descobre armadilhas e que implementa novos rumos em busca de resultados eficazes.
Tipos de inovação:
Inovação em Produto - A inovação em produto é provavelmente a forma mais comum de inovação. Ela refere-se a melhorias nas características e atributos de desempenho de um produto, podendo para isso, valer-se de componentes que o diferenciam de seus concorrentes. As inovações de produtos são sempre tangíveis e geralmente abrangem tecnologias radicalmente novas, ou ainda, a combinação de tecnologias já existentes empregadas de maneira diferente, embora isso não seja uma obrigatoriedade. Inovar em produtos pode significar ampliar as suas funcionalidades, aumentar as possibilidades de como alguém pode utilizá-lo, ou ainda, otimizar o seu desempenho de modo a proporcionar uma melhor experiência.
Inovação em serviços - A inovação em serviços pode ser considerada como a introdução de uma característica ou um conjunto de características (tecnológicas ou não) à prestação de um serviço. Tais mudanças devem propiciar benefícios ao usuário final, seja por melhorias na entrega do serviço, comodidade no uso, ganho de performance, redução de preço ou qualquer outra vantagem que esteja alinhada às suas expectativas. Contudo, o usuário final deve reconhecer que o conjunto dessas novas características sejam traduzidas como qualidades perceptíveis, e que estas sejam capazes de gerar impacto positivo em sua avaliação sobre o serviço.
Inovação em processo - Um processo combina habilidades, tecnologias e as estruturas utilizadas para produzir, entregar, apoiar produtos e/ou fornecer serviços. Desse modo, a inovação em processo pode ser entendida como um meio evolutivo, que geralmente se refere à implementação de um método de produção ou entrega novo ou significativamente aprimorado. Inovações em processo tendem a ser focadas no ganho de qualidade produtiva e aumento de eficiência. Cabe ressaltar que, uma inovação deste tipo, não necessariamente implica na alteração do produto em si, mas sim, na forma como é produzido.
Inovação em marketing - Para que uma inovação tenha sucesso, seu público-alvo precisa encontrá-la, conhecê-la e sentir desejo por ela. Assim, o principal objetivo de uma inovação em marketing é estimular vendas, abrir novos mercados e/ou aumentar a participação de um produto ou serviço em seu mercado atual. Uma inovação é considerada inovação em marketing se trouxer alterações significativas ao Mix de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção; conhecidos como os 4 P’s do Marketing.
	E para finalizar, é comum ouvirmos que um dos principais objetivos do empreendedorismo é ser dono do próprio nariz. Até aí, tudo bem, realmente é satisfatório fazer o próprio horário, trabalhar de casa e ser o seu próprio chefe. Mas, muito mais do que isso, a satisfação profissional é muito, muito maior. Acordar para fazer o que gosta e dedicar totalmente o tempo somente a isso é gratificante. Por isso, vale a pena investir cada vez mais em estudos, bons relacionamentos com as pessoas ao seu redor para que você seja um empreendedor de sucesso. Começar um negócio do zero exige resiliência e perseverança, além disso, o empreendedor aprenderá com erros, comemorará com os acertos e a junção disso tudo mostrará o verdadeiro objetivo do empreendedorismo.
Atividade de pesquisa prática final

Continue navegando

Outros materiais