Buscar

Representação descritiva I( - Catalogação )Avaliação Individual II

Prévia do material em texto

Representação descritiva I - Catalogação 
Avaliação II - Individual
1Os catálogos, desde a sua mais famosa aparição, na Biblioteca de Alexandria, evoluíram continuamente e são amplamente utilizados para salvaguardar a representação de todas as informações das obras de um acervo e disponibilizar, de maneira adequada, diversificadas coleções aos seus usuários. Diante desta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Os catálogos possuem a função de acesso à informação ao conduzirem os usuários a encontrar uma obra apenas pela sua descrição física.
B
Os catálogos são os instrumentos mais antigos de bibliotecas, mas nem sempre foram projetados para usuários externos, e sim para os bibliotecários, quase que estritamente, organizarem os seus acervos.
C
A descrição temática e a descrição física de uma obra devem estar implícitas nas informações contidas em um catálogo.
D
Os catálogos passaram, após algumas décadas, a servir ao usuário e permitir a disseminação do conteúdo físico e temático do acervo das unidades de informação.
2Em 1946, a Biblioteca Nacional decide reformular seus critérios e regras de catalogação, e em 1978 um novo formato de catalogação é lançado em cenário nacional, denominado CALCO - Catálogo Legível de Computador. No que se refere ao CALCO, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Em 1996, técnicos da FGV responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do CALCO efetivaram a conversão dos registros pertencentes aos catálogos da Biblioteca Nacional para o Formato USMARC.
B
Na época de sua implementação, em especial pela Biblioteca Nacional, o CALCO era considerado uma metodologia a ser adotada em nível nacional, com vistas à compatibilidade de normas para a troca de informações em nível internacional.
C
Em 1982, como a proposta de automatização do catálogo que possuía, a Biblioteca Nacional se integra ao sistema Bibliodata/Calco da Fundação Getúlio Vargas, desenvolvendo o catálogo automatizado em formato MARC.
D
A biblioteconomia brasileira evoluía com a mesma intensidade que a rede Bibliodata/CALCO e por este motivo ela foi utilizada pela Biblioteca Nacional como seu principal formato até a adesão efetiva do Formato MARC 21.
3Charles Coffin Jewett (1816 - 1868) foi outra personalidade que atuou como precursor, assim como Panizzi, dos controles de registos bibliográficos e da catalogação. Sobre as contribuições de Jewett para a Representação Descritiva - Catalogação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As diretrizes elaboradas por Jewett tinham como principais direcionamentos padronizar a recuperação da informação e o intercâmbio entre bibliotecas.
(    ) Para Jewett, um livro deveria ser catalogado mais do que uma vez e por diferentes bibliotecários, para se conseguir alcançar a maneira mais adequada da utilização de regras para a catalogação para uma mesma obra.
(    ) Jewett é considerado um dos pioneiros da Catalogação Cooperativa.
(    ) Jewett acreditava que uma biblioteca não deveria, jamais, catalogar um material que já havia sido catalogado em uma outra biblioteca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
F - V - F - F.
C
V - F - V - V.
D
V - V - F - F.
4A Biblioteca Nacional lançou o seu primeiro catálogo em 1883 e este é atualmente denominado Catálogo Antigo. Desde então, a Biblioteca Nacional tem disponibilizado diversificados catálogos que abrangem uma série de obras para diversificados tipos e necessidades de usuários. Relativo ao desenvolvimento de catálogos elaborados e disponibilizados pela Biblioteca Nacional, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Em 1946, a Biblioteca adotou como padrão de catalogação as regras e critérios estabelecidos pelo Código da American Library Association (ALA).
B
A Biblioteca Nacional, para estruturar um instrumento de consulta interno que facilitasse e guiasse o trabalho da equipe de bibliotecários, adotou o modelo da lista de cabeçalhos de assunto da American Library Association (ALA).
C
A Biblioteca Nacional organizou os catálogos técnicos de autoridades de nomes/entidades e terminologia de assuntos para auxiliar o profissional nas referidas informações inerentes aos processos da catalogação.
D
A direção da Biblioteca Nacional já no século XX vislumbrava a necessidade de normalizar as fichas de catálogos com o propósito principal de corrigir os erros dos antigos catálogos.
5A considerar as evoluções tecnológicas e sociais inerentes ao fluxo de produção, armazenamento, organização, disponibilização e recuperação da informação, regras e normas técnicas direcionadas para a gestão cada vez mais qualificada da informação são elaboradas e constantemente atualizadas por profissionais e estudiosos da área da biblioteconomia. Com relação aos códigos para a Representação Descritiva - Catalogação da informação, assinale a alternativa INCORRETA:
A
A catalogação representativa e de qualidade oportuniza uma sustentabilidade para que os catálogos se tornem de fácil acesso aos bibliotecários, não necessariamente, auxilia numa relação mais efetiva entre os recursos e os usuários da informação.
B
São instrumentos utilizados para auxiliar o bibliotecário no processo de tratamento técnico da informação.
C
Os códigos de catalogação dizem respeito ao conjunto de regras ou símbolos desenvolvidos para padronizar a descrição bibliográfica.
D
As regras e normativas para as escolhas dos pontos de acesso também estão presentes nos códigos de catalogação.
6Charles Ammi Cutter, nascido em 14 de março de 1837, foi um importante protagonista para o desenvolvimento da catalogação moderna e, em certa medida, foi o pioneiro nos estudos e ações direcionadas para o tratamento temático da informação. Referente às contribuições de Cutter para as temáticas relativas à Representação Descritiva - Catalogação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A principal premissa de Cutter era o de facilitar o acesso dos usuários ao acervo, a partir do agrupamento alfabético das entradas (autor, título e assunto) do catálogo.
(    ) Ao elaborar suas regras de catalogação, Cutter não se preocupou em oportunizar ao usuário descobrir quais obras faziam parte do acervo da biblioteca.
(    ) A Classificação Expansiva, o primeiro sistema de classificação a apresentar regras especificas para a catalogação de assuntos, influenciou o desenvolvimento da Classificação da Biblioteca do Congresso.
(    ) O desenvolvimento dos cabeçalhos alfabéticos de assuntos foi uma das principais preocupações de Cutter quando ele se propôs a sistematizar o catálogo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - F - V - V.
C
V - F - F - F.
D
F - F - V - V.
7Lydia de Queiroz Sambaquy e Maria Luiza Monteiro da Cunha protagonizaram ações importantes para o desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação, em especial, para o contexto brasileiro. Ao considerar as contribuições das referidas personalidades, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lydia de Queiroz Sambaquy.
II- Maria Luiza Monteiro da Cunha.
(    ) Especializada na área de catalogação, ministrou a disciplina "Catalogação" durante 30 anos.
(    ) Suas ações eram direcionadas para a organização de sistemas de bibliotecas, dos catálogos coletivos e a criação de bibliotecas públicas.
(    ) Uma das mais importantes instituições de coleta, tratamento e disseminação de informação técnico-científica que já existiram no Brasil foi gerenciada por ela.
(    ) Contribuiu de maneira expressiva na elaboração da publicação "Nomes brasileiros e portugueses: problemas e soluções" que foi aceita pela comissão da Conferência de Paris, e denominada por esta como "Documento número 13".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
II - II - I - I.
B
I - II - I - II.
C
I - II - II - I.
D
II - I - I - II.
8No site da Biblioteca Nacional, no decorrer dos anos, desde 1998, são disponibilizados cerca de 21 catálogos diferenciados que abrangem uma série de obras. Destes, citam-se, em especial, pela abrangênciaque assumem no auxílio ao tratamento técnico especializado de bibliotecários em todo o Brasil, os catálogos da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) e o catálogo relativo a Obras Intelectuais Registradas. Sobre os referidos catálogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
II- Obras Intelectuais Registradas.
(    ) Os dados dos associados dessa Instituição são incluídos no catálogo para servir como um instrumento para tomada de decisão e auxílio aos demais pesquisadores e bibliotecários.
(    ) Os textos de autores cadastrados na referida Instituição também são disponibilizados pela Biblioteca Nacional.
(    ) Por meio deste catálogo, efetiva-se a missão e a responsabilidade de manter o direito do autor, difundir a dramaturgia e estimular a atividade autoral, realizando plenamente sua vocação de centro cultural da dramaturgia no país.
(    ) Este catálogo disponibiliza para consulta as obras que foram registradas pela Biblioteca Nacional desde 1899.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - I - I - II.
B
I - II - I - II.
C
II - II - II - I.
D
II - I - I - II.
9A Biblioteca do Congresso, desde sua fundação em 1800, conduziu e influenciou vários movimentos e ações importantes para a evolução das práticas biblioteconômicas. Diante desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A relação direta entre conhecimento e democracia e o poder que o conhecimento exerce para o desenvolvimento social moldaram a filosofia da Biblioteca do Congresso de compartilhar suas coleções e serviços o mais amplamente possível.  
(    ) As regras de Classificação da Biblioteca do Congresso apresentam classes independentes umas das outras e cada uma delas possui um índice próprio.
(    ) O primeiro projeto de automação que estabeleceu normas de descrição bibliográfica em forma mecanicamente legível, em uma linguagem-padrão, denominado Formato MARC, foi desenvolvido pela Biblioteca do Congresso.
(    ) A catalogação na publicação, ou a catalogação na fonte, conhecida amplamente pela sigla CIP - Cataloging-in-Publication, foi uma ação protagonizada pela Biblioteca do Congresso, iniciada em meados de 1971.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
F - V - V - F.
C
V - V - V - V.
D
F - V - F - V.
10Os catálogos são os instrumentos mais antigos existentes nas bibliotecas, e as notícias de seu aparecimento como um instrumento com um pouco mais de estruturação técnica, apesar de embrionárias, acompanham o trabalho realizado na Biblioteca de Alexandria, quando, na organização de seu acervo, o bibliotecário elaborou um catálogo com a descrição dos autores das obras com ordenação alfabética. Relativo aos catálogos desenvolvidos na antiguidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os catálogos, na antiguidade, representavam, em vias práticas, teóricas e técnicas, apenas uma lista arranjada simbolicamente para a organização e recuperação do acervo.
(    ) Os catálogos eram elaborados para os bibliotecários organizarem os acervos e coleções, bem como direcionados aos usuários para que estes tivessem acesso à coleção.
(    ) Estes não eram projetados para servir ao usuário para que ele pudessem recuperar a informação.
(    ) Os catálogos, na sua versão mais embrionária, não podem ser considerados um produto advindo de um processo de catalogação propriamente dito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
V - F - V - V.
C
F - V - V - F.
D
F - F - F - V.

Continue navegando