Buscar

Os processos e procedimentos para a organização da informação, considerada uma das habilidades mais básicas e essenciais do escopo de atuação técni...

Os processos e procedimentos para a organização da informação, considerada uma das habilidades mais básicas e essenciais do escopo de atuação técnica do bibliotecário, possuem suas especificidades, estas deliberadas para qualificar ainda mais a recuperação de informações. É nesse sentido que, aliado aos processos de Representação Descritiva - Catalogação, está a Representação Temática de informações. Sobre os conceitos da Representação Temática, assinale a alternativa INCORRETA:

A representação temática é realizada pelo catalogador por meio do processo de análise de assunto, que tem como objetivo propiciar o entendimento do conteúdo que será disponibilizada no catálogo.
A Representação Temática, aliada à Representação Descritiva, exprime o conteúdo de determinado documento por meio de assuntos a partir das classificações bibliográficas, da indexação e da elaboração do resumo de um item informacional.
A Representação Descritiva - Catalogação considera as características textuais e carga semântica que cada unidade documentária possui.
A representação descritiva não é complementada pela representação temática, pois o que interessa ao catalogador são apenas as características específicas do documento que permitem sua individualização.
a) A representação temática é realizada pelo catalogador por meio do processo de análise de assunto, que tem como objetivo propiciar o entendimento do conteúdo que será disponibilizada no catálogo.
b) A Representação Temática, aliada à Representação Descritiva, exprime o conteúdo de determinado documento por meio de assuntos a partir das classificações bibliográficas, da indexação e da elaboração do resumo de um item informacional.
c) A Representação Descritiva - Catalogação considera as características textuais e carga semântica que cada unidade documentária possui.
d) A representação descritiva não é complementada pela representação temática, pois o que interessa ao catalogador são apenas as características específicas do documento que permitem sua individualização.

Essa pergunta também está no material:

Catalogação e Organização da Informação
4 pág.

Representacao Descritiva I Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra "d) A representação descritiva não é complementada pela representação temática, pois o que interessa ao catalogador são apenas as características específicas do documento que permitem sua individualização." Na verdade, a representação temática complementa a representação descritiva, pois permite que o conteúdo do documento seja expresso por meio de assuntos, o que facilita a recuperação da informação pelos usuários do catálogo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais