Buscar

Disserte sobre os objetivos e as implicações do MARC21 no âmbito da Representação Descritiva - Catalogação. O objetivo do MARC era padronizar a de...

Disserte sobre os objetivos e as implicações do MARC21 no âmbito da Representação Descritiva - Catalogação.

O objetivo do MARC era padronizar a descrição bibliográfica no meio eletrônico, já que na década de 60 os computadores começaram a ser utilizados.
O MARC21 auxilia a catalogação e descrição de documentos nas bibliotecas, sua criação foi um avanço para a Representação Descritiva - Catalogação.
O registro no sistema MARC implica na transferência de seus dados para o sistema via computador, bem como a incorporação de tais dados para um catálogo automatizado.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Representação
3 pág.

Representacao Descritiva I UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O MARC21 (Machine Readable Cataloging) é um formato de registro bibliográfico que tem como objetivo padronizar a descrição bibliográfica no meio eletrônico. Ele foi criado na década de 60, quando os computadores começaram a ser utilizados, e desde então tem sido aprimorado para atender às necessidades das bibliotecas. Uma das principais implicações do MARC21 é que ele auxilia a catalogação e descrição de documentos nas bibliotecas. Com ele, é possível criar registros bibliográficos padronizados e precisos, que facilitam a recuperação da informação pelos usuários. Além disso, o MARC21 permite a transferência de dados entre sistemas, o que torna mais fácil a integração de diferentes catálogos. Outra implicação importante do MARC21 é que ele permite a criação de catálogos automatizados. Isso significa que os registros criados no sistema podem ser incorporados a um catálogo online, que pode ser acessado pelos usuários de qualquer lugar do mundo. Isso torna a informação mais acessível e ajuda a democratizar o acesso ao conhecimento. Em resumo, o MARC21 é uma ferramenta importante para a Representação Descritiva - Catalogação, pois padroniza a descrição bibliográfica no meio eletrônico, facilita a catalogação e descrição de documentos nas bibliotecas, permite a transferência de dados entre sistemas e possibilita a criação de catálogos automatizados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais