Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO teste do conhecimento aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CEL0516_A7_201903443059_V1
	
	
	
	
		Aluno: ALINE MARIA BALDEZ DE ALMEIDA
	Matr.: 201903443059
	Disc.: HIST.BRAS. CONTEMPOR 
	2021.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		De acordo com o que aprendemos, a ditadura civil-militar tem esse nome por ter tido o apoio de um grande contingente da sociedade civil. Sem o apoio civil, esse regime não se sustentaria, como, realmente, a partir de um determinado momento, não se sustentou. Há muitos fatores determinantes para a retirada de apoio da sociedade civil ao regime. Assinale, abaixo, a opção que apresenta alguns desses fatores determinantes:
	
	
	
	A crise surgida com o fim do chamado ¿Milagre Econômico¿ e as constantes denúncias de tortura e assassinatos por parte do regime.
	
	
	A retirada do apoio dos Estados Unidos ao regime brasileiro devido ao endividamento externo e a impossibilidade de cumprir com os compromissos internacionais usando, como pretexto para a retirada desse apoio, a política de defesa dos direitos humanos.
	
	
	A desmoralização total do governo com a realização da chamada ¿Passeata dos cem mil¿, em junho de 1968.
	
	
	O desgaste sofrido pelo governo Figueiredo com o assassinato do jornalista Vladimir Herzog nas dependências do DOI-CODI em São Paulo.
	
	
	O desgaste sofrido pelo governo Geisel a partir do atentado ao Rio Centro, no Rio de Janeiro, onde era realizado um show de Música Popular Brasileira em comemoração ao Dia do Trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre o período pós a ditadura civil-militar do Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	Collor em sua campanha refletia a possibilidade de um Brasil novo, rumando ao século XXI com a oferta de condições igualitárias de consumo.
	
	
	Collor desprezou a política econômica neoliberal, valorizando a estatização da economia, sobretudo no setor de bens de consumo
	
	
	Com uma pequena experiência política anterior como governador de Alagoas, filiado a um partido com nenhuma expressividade nacional, Collor era a "cara do futuro".
	
	
	A população em geral ficou descontente com o Plano Collor. A esquerda, na oposição, criticaria duramente tais medidas, classificadas como contraditórias.
	
	
	Os sucessivos planos econômicos do governo Sarney não tinham dado conta de resolver os problemas básicos da população, sobretudo a mais pobre.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No governo Fernando Henrique, uma característica se sobressai de todas as demais, tendo marcado esse governo ideologicamente. Indique, abaixo, qual foi essa característica.
	
	
	
	Aprovação de leis mais severas de combate à corrupção.
	
	
	Aliança com partidos progressistas, como o PT.
	
	
	Em seus dois governos houve um grande avanço econômico e social, com grande geração de empregos até o final de seu mandato.
	
	
	Aprofundamento da política de privatizações, de acordo com o receituário do FMI e das práticas neoliberais.
	
	
	Forte investimento do governo nas áreas sociais.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As eleições de 1989 marcaram um momento importante na política brasileira pois o país estava retornando à democracia. A última eleição ocorrida no Brasil de forma democrática e com participação popular ocorreu em:
	
	
	
	1962, com a eleição de Castelo Branco
	
	
	1955, com a eleição de Juscelino Kubitschek
	
	
	1960, com a eleição de João Goulart para presidente
	
	
	1960, com a eleição de Janio Quadros
	
	
	1961, com a eleição de Ulisses Guimarães
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em fins dos anos de 1970, surge no ABC paulista, um líder sindical chamado Luís Inácio Lula da Silva, o Lula. A projeção política de Lula, um metalúrgico sem formação acadêmica, foi tão grande que em 1989 estava disputando as eleições para presidência da República. Entretanto, o eleitorado brasileiro naquele momento dividia-se em favoráveis e contrários a Lula. Esta oposição de ideias está devidamente expressa na opção:
	
	
	
	por um lado, Lula surgia como uma liderança de esquerda, associado à ideia de justiça social. Por outro, um presidente com pouca escolaridade seria um grande equívoco.
	
	
	por um lado, a origem pobre e a pouca escolaridade de Lula soariam como uma espécie de justiça social. Por outro, a falta de estudos não tinham muito importância.
	
	
	por um lado, Lula representava os lucros da indústria metalúrgica/ Por outro, Lula era o símbolo dos trabalhadores da indústria.
	
	
	por um lado, um presidente mais identificado com os anseios do povo representava a democracia. Por outro, a eleição de Lula mostrava a incompatibilidade do povo com o voto.
	
	
	por um lado, Lula surgia como uma liderança de esquerda, associado à ideia de justiça social. Por outro, a eleição de Lula mostrava que a ideia de justiça social estava ultrapassada.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O governo do presidente Itamar Franco ficou marcado por um fato que mudou completamente a sociedade brasileira. Assinale, abaixo, qual foi esse fato:
	
	
	
	A implantação do Plano Real que, sem choques nem surpresas, conseguiu, finalmente, controlar a inflação.
	
	
	Medidas que procuraram anular as privatizações promovidas durante o governo Collor.
	
	
	Um combate sem tréguas à corrupção.
	
	
	Mudanças na Constituição com estabelecimento de novas regras que protegeriam, definitivamente, as empresas estatais contra a onda de privatizações que as ameaçavam.
	
	
	O equilíbrio das contas públicas aliando uma política de investimentos com uma rígida política fiscal.

Continue navegando