Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO teste do conhecimento aula 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	CEL0516_A8_201903443059_V1
	
	
	
	
		Aluno: ALINE MARIA BALDEZ DE ALMEIDA
	Matr.: 201903443059
	Disc.: HIST.BRAS. CONTEMPOR 
	2021.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Sobre a situação dos trabalhadores rurais após 1945, leia as alternativas abaixo: I - Até a década de 1960, os trabalhadores rurais eram a maioria dos trabalhadores no Brasil. II - No início do governo de Jango
Sobre a situação dos trabalhadores rurais após 1945, leia as alternativas abaixo:
I -Até a década de 1960, os trabalhadores rurais eram a maioria dos trabalhadores no Brasil.
II - No início do governo de Jango mantinha-se a relação desigual na posse de terras, com alta concentração das terras nas mãos de poucos.
III - A Constituição de 1946 era liberal em relação a reforma agrária, pois ela exigia indenização aos proprietários. 
Marque a alternativa que demonstra quais frases estão corretas:
 
	
	
	
	Apenas a II e III
	
	
	As alternativas I, II e III
	
	
	Apenas a I e III
	
	
	Apenas a I.
	
	
	Apenas a I e II.
	
Explicação:
A resposta correta é aquela indicada pela letra ¿d¿, que considera verdadeiras as alternativas I, II e III. Como poderemos confirmar na tela 17 da aula online 8, na década de 1960, os trabalhadores rurais ainda eram a maioria entre os trabalhadores no Brasil. Ou seja, havia mais pessoas trabalhando no campo do que nas cidades. Da mesma forma, poderemos confirmar, ainda na tela 17 da mesma aula online 8, persistia a mesma situação desigual de concentração de enorme quantidade de terras nas mãos de poucos. O trabalhador rural precisa de terra para trabalhar, tirar seu sustento. Sem terras, restava ao trabalhador rural migrar para as cidades que não tinham estrutura nem de oferecimento de empregos nem de transportes, moradias, serviços básicos de saúde, educação e saneamento para atender a tanta gente. A solução para o problema era manter o homem no campo. Para isso, era preciso dar-lhe terra. Por isso a proposta de uma reforma agrária que distribuísse para esses trabalhadores as terras improdutivas. Mas, como pode ser visto na tela 17 da aula online 8 (para isso, na tela 17, clique na imagem exibida. Quando abrir nova tela, clicar na frase ¿Estatuto do Trabalhador¿. Aí você verá que, como está explicado, a Constituição de 1946 era conservadora, exigindo indenização aos proprietários, ou seja, o governo poderia desapropriar terras desde que pagasse ao seu proprietário, em dinheiro e ao valor de mercado, não em títulos governamentais. Essa cláusula constitucional deixava o governo incapacitado, em termos financeiros, para bancar a reforma.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia abaixo alguns versos da canção ADMIRÁVEL GADO NOVO:
Vocês que fazem parte dessa massa,
Que passa nos projetos, do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais, do que receber.
E ter que demonstrar, sua coragem
A margem do que possa aparecer.
E ver que toda essa, engrenagem
Já sente a ferrugem, lhe comer.
Eh, ôô, vida de gado
Povo marcado, ê
Povo feliz
Ela foi lançada em 1979, pelo cantor e compositor Zé Ramalho. Refletindo a partir desse trecho, o que se pode afirmar sobre a situação do trabalhador rural na segunda metade do século XX?
	
	
	
	A política rural de João Goulart, iniciada por Getúlo Vargas e continuada no período da ditadura militar, acabou favorecendo apenas os pequenos proprietários de terra, deixando o proletariado rural de fora dos benefícios trabalhistas.
	
	
	As promessas de um futuro digno para os trabalhadores rurais foi interrompido apenas no período da ditadura militar, quando os direitos trabalhistas da Era Vargas foram provisoriamente suspensos.
	
	
	A realização da Reforma Agrária por Getúlio Vargas não foi o suficiente para extinguir os problemas no campo, reforçando o êxodo do campo para a cidade, onde a população continuou sendo tratada como gado.
	
	
	A proposta de Reforma Agrária de João Goulart, nas vésperas do golpe civil-militar de 1964, mesmo bem acolhida pelos grandes proprietários de terra do país, nunca foi colocada em prática.
	
	
	Apesar da consolidação das leis trabalhistas (CLT) ainda no período Vargas, a massa de trabalhadores rurais continuou a viver com problemas seculares, como a ausência de uma reforma agrária e a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A questão agrária no Brasil é o verdadeiro cenário da "via crúcis" que o trabalhador do campo sofre diante do grande poder político que dispõe o latifúndio tupiniquim. De Vargas até Dilma Rousseff, o cenário, com algumas mudanças, estruturalmente ainda é o mesmo. Contudo, a partir da Constituição de 1988, alguns instrumentos políticos favoreceram as ações dos trabalhadores sem terra. Nesse caso, marque a alternativa que corretamente assinala o nome do movimento que luta por melhores condições para o camponês brasileiro:
	
	
	
	Movimento Ruralista;
	
	
	Liga Camponesa;
	
	
	MST;
	
	
	CUT.
	
	
	Pastoral da Terra;
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Por que é correto afirmar que o êxodo rural durante o Estado Novo não foi fruto apenas de questões econômicas, mas que tinha relação direta com questões políticas?
	
	
	
	Pois o crescimento industrial desarticulou qualquer tipo de organização política no campo, o que só se potencializou com a versão brasileira da ¿marcha para Oeste¿.
	
	
	Porque, diferente do que ocorria na cidade, Vargas não se interessava por estabelecer qualquer tipo de legislação trabalhista no campo, área política e economicamente irrelevante para o país.
	
	
	O êxodo era uma questão política, pois com a plena introdução de uma reforma agrária, suprimiram-se todas as condições de trabalho da população rural, que não viu outra saída a não ser ir para as cidades.
	
	
	Com quase nenhum investimento por parte do governo, os latifundiários brasileiros (principalmente do sudeste), dispensaram uma grande quantidade de trabalhadores, que se voltaram para as cidades com a finalidade de pressionar Vargas politicamente.
	
	
	Pois os grandes proprietários de terras (os latifundiários) temiam que a legislação trabalhista colocada em prática no Estado Novo fortalecesse os camponeses como agentes políticos, suprimindo assim a exploração à qual estavam submetidos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre a situação dos trabalhadores rurais durante o período de Getúlio Vargas, leia as alternativas abaixo: I - Até o Estado Novo, Vargas pouco se preocupou com a situação do trabalhador rural. II - A legislação do período era amplamente aplicada no campo. III - O campo havia ficado de fora da legislação trabalhista criada por Vargas. Marque a alternativa que demonstra quais frases estão corretas:
	
	
	
	Apenas a I e III
	
	
	As alternativas I, II e III
	
	
	Apenas a II e III
	
	
	Apenas a I e II.
	
	
	Apenas a I.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A promulgação da Constituição de 1988 é considera um marco na luta pela Reforma Agrária. Isto pelo fato de ter sido incluído em seu texto a regulamentação da função social da terra e o direito à ocupação quando tal função é desrespeitada. Entretanto, os grandes latifundiários  organizaram-se para defender seus interesses, participando do governo e tentando impedir o progresso da Constituição, no que tange à questão da Reforma Agrária, este grupo ficou conhecido como:
	
	
	
	Movimento dos proprietários rurais
	
	
	Ala conservadora fundiária
	
	
	a "bancada ruralista"
	
	
	Movimento dos Sem terras
	
	
	Parlamentares rurais7.
		Sobre a questão agrária no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	Ao longo do período democrático populista, mesmo governos que se comprometeram explicitamente com a reforma agrária, como o de Getúlio Vargas em 1950, não conseguiram dar conta dos problemas.
	
	
	Desde a ocupação colonial o Brasil é um país formado basicamente por latifúndios.
	
	
	O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) é o mais reconhecido dos movimentos sociais pela Reforma Agrária no Brasil.
	
	
	Somente após a década de 1990 houve um incentivo para a ocupação de terras no oeste do Brasil.
	
	
	até a década de 1960, os trabalhadores rurais  eram a maioria dos trabalhadores no Brasil.

Continue navegando