Buscar

Lâmina 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lâmina 13
Estrutura: Pólipo Nasal - HE
Classificação: Plasmócitos
Observar: plasmócitos – células terminais da linhagem dos linfócitos B
Características: São células ovóides, pequenas, contendo um núcleo esférico que assume posição excêntrica na célula. No interior do núcleo é observável a disposição da cromatina em bandas alternadas de eucromatina e heterocromatina, dando ao núcleo o aspecto de roda raiada – em forma de estrela é puxada pelo núcleolo para junto da membrana interna do núcleo onde se acumula, em sua maior parte, corado em azul em decorrência da basofilia resultante da alta freqüência de ribossomas. Num dos pólos nucleares, na região citoplasmática, observa-se o halo crescente, que corresponde ao complexo lameloso ou de Golgi.
São fixos e não se multiplicam. Possuem vida de 10 a 30 dias.
Função: sintetitizam anticorpos – proteínas - defesa humoral ( mecanismo de liberação dos anticorpos – extrusão) processam infecções crônicas.
Fisiologia: Quando o macrófago fagocita uma substância estranha ao organismo, produz interleucina, que promove a proliferação de linfócitos T4 e T5. Estes, por sua vez, liberam um outro tipo de interleucina que induz o linfócito B a se transformar em plasmócito, que produzirá anticorpos. Esse mecanismo é chamado de Imunidade Humoral. Os linfócitos T produzem também uma substância chamada interferon, uma proteína produzida pelas células quando estas são agredidas por vírus. O interferon age de modo a impedir a multiplicação do vírus dentro da célula. Além disso, também diminui a reprodução celular, sendo utilizado no tratamento do câncer.Os plasmócitos também podem atacar uma célula estranha diretamente, membrana contra membrana, utilizando uma proteína chamada perfurina, que destrói vírus, bactérias, células cancerosas e células de órgãos transplantados. Este tipo de defesa chama-se Imunidade Celular.

Continue navegando