Buscar

Teorias da Educação Física Apol II Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teorias da Educação Física Apol II
Questão 1/5 
Leia a passagem de texto:
“O ensino era visto como uma maneira para formar mão-de-obra qualificada. Era a época da difusão dos cursos técnicos profissionalizantes. Nesse quadro, [...] a Educação Física teve seu caráter instrumental reforçado: era considerada uma atividade prática, voltada para o desempenho técnico e físico do aluno.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, R. R. História da Educação Fìsica: algumas pontuações. Pesquiseduca, Santos, v. 7, n. 13, p. 246-257, jan./jun. 2015. p. 250.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em Educação Física sobre as alterações na formação profissional em Educação Física no Brasil, é correto afirmar que:
	A	Entre a década de 1940 a 1980, houve a extinção da formação ampliada.
	B	Na década de 1980, a formação esteve restrita para atuação com esporte.
	C	As instituições perderam a liberdade na formação dos cursos em 1987.
	D	Após 1987, os cursos poderiam optar pela licenciatura ou bacharelado.
Esta é a afirmativa correta: “Durante boa parte desse período [entre 1940 e 1980], o campo de atuação desses profissionais se restringiu ao esporte. A formação dos profissionais da área ocorria nos cursos superiores, na chamada licenciatura ampliada [...]. Esses dois documentos [o Parecer n. 215 e a Resolução n. 3, de 1987] [...] conferiram liberdade às instituições para a elaboração das matrizes curriculares desses cursos, além da possibilidade de escolha na formação inicial entre licenciatura e bacharelado. [...] A profissão, regulamentada pala Lei n. 9.696, de 1º de setembro de 1998 [...], apresenta um estatuto próprio, que indica o campo de atuação e as atividades desenvolvidas pelo profissional de educação física [...]” (livro-base, p. 47, 48, 50). 
	E	Foi criado o curso de licenciatura com base na lei de regulamentação da profissão.
Questão 2/5 - Teorias da Educação Física
Considere o extrato de texto:
“Assim, o nascimento da EF [Educação Física] se deu, por um lado, para cumprir a função de colaborar na construção de corpos saudáveis e dóceis [...], e, por outro, foi também legitimado pelo conhecimento médico-científico do corpo que referendava as possibilidades, a necessidade e as vantagens de tal intervenção sobre o corpo.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, v. 19, n. 48, p. 69-88, 1999. p. 73. http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a05.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em Educação Física sobre o estado atual da formação e atuação profissional em Educação Física, é 
	A	A formação ampliada do professor generalista em Educação Física persiste.
	B	A expansão do campo de atuação provocou uma formação generalista.
	C	A atuação profissional deve ser consonante com a formação profissional.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: “A ocasião propiciada pela expansão do campo de atuação do profissional [...] acarretou um acréscimo de disciplinas que promoveu a pulverização da matriz curricular dos cursos [...]. Para a educação física, as legislações significaram a extinção da formação ampliada do professor generalista, apresentada anteriormente como dois em um, e a criação de novos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. Isso implica dizer que o profissional de educação física pode atuar em diferentes espaços, desde que esteja em consonância com a formação obtida nos cursos superiores de graduação plena. Isso porque, atualmente, a formação desse profissional se dá em cursos distintos: licenciatura plena (voltada à formação do professor para atuação na educação básica) e graduação plena/bacharelado (voltado à formação do profissional que atuará em ambientes extraescolares)” (livro-base, p. 49).
	D	O curso de licenciatura plena permite a atuação em ambientes extraescolares.
	E	Para atuar no ambiente escolar, é preciso a graduação plena/bacharelado.
Questão 3/5 - Teorias da Educação Física
Considere o extrato de texto:
“Nessa lei [Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1961,] ficou determinada a obrigatoriedade da Educação Física para o ensino primário e médio. A partir daí, o esporte passou a ocupar cada vez mais espaço nas aulas de Educação Física [...] com a introdução do Método Desportivo Generalizado.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, R. R. História da Educação Física: algumas pontuações. Pesquiseduca, Santos, v. 7, n. 13, p. 246-257, jan./jun. 2015. p. 247. http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/199. Acesso em: 20 set. 2019.
Tendo em vista o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em Educação Física sobre a incorporação do método desportivo generalizado na educação física durante meados do século XX, é correto afirmar que:
	A	Incluía os conteúdos do esporte nas aulas de educação física de maneira lúdica.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: “Em meados do século XX, iniciou-se uma nova etapa na educação física brasileira com a introdução do denominado método desportivo generalizado, também chamado educação física desportiva generalizada, que foi criado pelo Instituto Nacional de Esportes da França. Esse método consistia basicamente em incorporar os conteúdos do esporte às aulas de educação física, desenvolvendo-os de [uma] forma lúdica. Nesse sentido, o discurso biológico que era pregado até então cedeu espaço à possibilidade do desenvolvimento biopsicosocial, enfatizado no valor educativo do jogo. Contrapondo-se aos métodos ginásticos, o reconhecido método desportivo foi rapidamente incorporado pela área, mas manteve o caráter instrumental de sua prática, ou seja, sua condição de atividade ou prática educativa, e não de disciplina curricular, uma vez que seus objetivos se voltavam para um fim em si mesmo, isto é, a aprendizagem esportiva” (livro-base, p. 28).
	B	Reforçava o discurso biológico da educação física com fins de saúde.
	C	Era um método que reforçava os métodos ginásticos europeus já existentes.
	D	Sua aceitação transformava a educação física em disciplina curricular.
	E	Foi um método para as aulas de educação física que teve lenta incorporação.
Questão 4/5 - Teorias da Educação Física
Leia o excerto de texto:
“[...] existe uma questão paradigmática ou de hegemonia na Educação Física que expressa a dificuldade de construir uma identidade disciplinar, estabelecer acordos sobre o objeto teórico próprio e metodologias apropriadas [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 183-197, jul./set. 2005. p. 185. http://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594. Acesso em: 20 set. 2019.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em Educação Física sobre a pesquisa e produção de conhecimento no campo acadêmico da Educação Física, é correto afirmar que:
	A	São um campo acadêmico isolado da influência de outras áreas.
	B	Filosofia, medicina e biologia influenciam e contribuem com esse campo.
Esta é a afirmativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] o campo acadêmico da educação física é marcado por influências de diferentes áreas. [...] a filosofia foi a primeira a exercer influência sobre a área. [...] pensadores modernos como Francis Bacon (1561-1626), John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) já tratavam da ‘importância dos cuidados com o corpo e dos exercícios físicos para a formação dos indivíduos, no contexto do surgimento e consolidação da sociedade burguesa’ [...]. Os autores ainda pontuam que, no século XIX, a medicina e a biologiapassaram a influenciar o significado da expressão educação física, propondo a sistematização científica em torno dos exercícios físicos, jogos e esportes. Assim, se, por um lado, a filosofia indicou a necessidade da implantação da educação física nos currículos escolares, por outro, a vinculação da medicina e da biologia propiciou a sistematização dos objetivos e dos conteúdos da área” (livro-base, p. 34).
C	A filosofia propôs a sistematização científica em torno dos exercícios físicos.
	D	A ausência da medicina impossibilitou a sistematização científica na área.
	E	A biologia foi a primeira área a exercer influência na educação física.
Questão 5/5 - Teorias da Educação Física
Leia a passagem de texto:
“[...] os cientistas são sujeitos sociais e politicamente situados, perseguindo seus projetos, e, portanto, a comunidade científica faz parte do método científico, estas não são instâncias independentes, como pensa a concepção tradicional de ciência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 183-197, jul./set. 2005. p. 190.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à formação em Educação Física sobre a diferença entre as explicações científicas das explicações dadas pelo senso comum, é correto afirmar que:
	A	Tem como base o empirismo por meio da experiência cotidiana e particular.
	B	Elas são construídas de maneira pragmática com base na prática das pessoas.
	C	Em vez de embasadas em um método, dão-se pela interação com o mundo.
	D	São definidas pela sua forma simplista de compreensão da realidade.
	E	Caracterizam-se pelo rigor, desconfiança das incertezas e pensamento crítico.
Esta é a afirmativa correta: “O senso comum é, portanto, uma forma simplista de compreensão da realidade, direcionada por costumes e tradições, ou seja, os conhecimentos não são gerados por método científico ou filosófico (construído por intermédio da teoria e do método). [...] Por não ter relação com o método científico ou filosófico, sua construção ocorre na própria interação do sujeito com o mundo. Os conhecimentos que têm como base o senso comum, em geral, são empíricos (obtidos pela experiência cotidiana/particular), pragmáticos (práticos), provisórios, acríticos, superficiais, generalistas e limitados. [...] Como distinguir o senso comum do conhecimento científico? O que diferencia esses dois aspectos é o rigor, a desconfiança das certezas e o pensamento crítico presentes no campo científico. [...]” (livro-base, p. 63).

Continue navegando