Buscar

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO III - Língua Portuguesa e as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTAS:
Ao tratar dos gêneros virtuais emergentes, Marcuschi (2008) aponta quatro aspectos relevantes: 1. São gêneros em franco desenvolvimento e fase de fixação com uso cada vez mais generalizado. 2. Apresentam peculiaridades formais próprias, não obstante terem contrapartes em gêneros prévios. 3. Oferecem a possibilidade de se rever alguns conceitos tradicionais a respeito da textualidade. 4. Mudam sensivelmente nossa relação com a oralidade e a escrita o que nos obriga a repensá-la.
C - V, V, V, V, V
O que são modos discursivos? Assinale a alternativa abaixo que traz a resposta correta:
A - São as formas de se classificar textos de acordo com o modo como suas ideias estão organizadas
No processo de construção do texto dissertativo-argumentativo, é fundamental ter uma tese (ponto de vista mais argumentos), caso contrário, o texto fica desestruturado, sem poder de convencimento. Para a produção textual, podemos contar, basicamente, com cinco grandes tipos de argumentos.
Leia a oração abaixo, que se refere à esfera publicitária, e indique qual argumento foi utilizado:
C - Argumento de autoridade.
A lista de discussão é um gênero virtual fundado numa comunicação assíncrona é uma ótima ferramenta para discussões entre um grupo de pessoas, pois possui todas as vantagens do correio eletrônico. Enquanto no e-mail e no chat predomina a linguagem informal, nas listas de discussão, em geral, são colocados em pauta tópicos acadêmicos ou profissionais.  
D - Como ferramenta assíncrona, permite que, antes de enviar a mensagem, o autor reflita, faça correções e envie, com bastante convicção, suas ideias e percepções sobre o assunto.
Para Marchuschi (2005), o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e de leitura. No entanto, não pode ser tratado como um gênero, e sim, como um modo de produção textual que pode estender-se a todos os gêneros, cada um com sua especificidade. 
E - As alternativas I , II, III estão corretas. 
No meio educativo, o _______________ também tornou-se um instrumento importante para ___________________ entre os pares, tanto no ensino   a distância  quanto no  presencial, pois todas as determinações ficarão registradas  para  possíveis embates entre _______________ e ___________.Além disso, com a possibilidade de intercâmbio com outras comunidades escolares, a produção do conhecimento torna-se plural pelo acesso a diferentes culturas. 
B - E-mail;  a comunicação; professores; alunos. 
O resumo é um dos gêneros textuais mais importantes. Analise as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas.
Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência. 
A - V – V – F – V – F.
O  Chat - bate-papos virtuais compreende o  gênero da conversa, seja formal ou informal. Por esse motivo, tornou-se um dos mais populares gêneros praticados, trata-se de um sistema gratuito oferecido na internet que permite uma interação simultânea, isto é, em tempo real, e pode ser compartilhado com muitas pessoas ao mesmo tempo. De acordo com o contexto, o Chat- bate papos virtuais apresenta como característica:
A - Uma linguagem própria, presença de abreviações em muitos casos, etiquetas e, ainda, o uso de emojis.  
A internet é um hipertexto produzido de forma coletiva num contexto ciberespacial, tecnicamente interligado por uma imensidade de computadores plugados em rede universal. Esse hipertexto estruturado em forma de rede, veio tornar “a fronteira entre escritor e leitor mais imprecisa, pois o leitor-navegador não é um mero consumidor passivo, mas um produtor do texto que está lendo, um coautor ativo, capaz de ligar os diferentes materiais disponíveis, escolhendo seu próprio itinerário de navegação” (COSTA, 2000, p. 4). O leitor passa a ter um papel mais ativo e oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso tradicional.
A - Bakhtin dividiu os gêneros em primários e secundários.

Continue navegando