Buscar

Quadro_Sinótico_Enviado

Prévia do material em texto

Quadro-Sinótico
	Disciplina:
	Iniciação aos Estudos Universitários I – UGF 100
	Aluno:
	
	Matrícula:
	
	Turma:
	
	
	Idéias Principais
	Editorial sobre a Ética
	
Conceito de ética
	Alguns significados para Ética: conceitos morais, princípios ideais de conduta humana, princípios morais que norteiam uma profissão, honestidade, justiça, conjunto de preceitos que pertencem ao espírito humano. A ética e a moral andam juntas na formação intelectual do homem e não há como separá-las do cotidiano humano.
	Fundamentos básicos 
da Ética Acadêmica
	1º)
	A ética acadêmica já parte do princípio que o estudante possui valores morais que irão reger seu comportamento na sociedade estudantil.
	
	2º)
	A ética já parte do pressuposto que o aluno possui atributos pessoais que irão ajudá-lo em situações difíceis de decisão.
	
	3º)
	A ética busca o senso de justiça, ou seja, imparcialidade, no que tange reconhecer o direito de cada um.
	Princípios Éticos na
Produção Acadêmica
	1º)
	Pela ética estar amparada pelos princípios de honestidade, justiça e equidade, a produção acadêmica não deve jamais deixar de lado estes mesmos princípios éticos e morais, independente da sobrecarga do nosso dia-a-dia. Desrespeitar estes princípios será sempre uma atitude que desqualificará a pessoa que o praticou.
	
	2º)
	As regras de conduta, a ética e a moral de um grupo devem estas interiorizadas em cada indivíduo deste grupo. Caso isso não ocorra, o grupo pode ser enfraquecido ou até mesmo comprometer a existência do mesmo. Isso não quer dizer que estes preceitos não possam sofrer mudanças, mas existe um conjunto de normas fundamentais que regem a existência do grupo. 
	
	3º)
	O conhecimento acadêmico produzido é um produto com características diferentes de um produto material, que pode ser comprado em uma loja. Este conhecimento acadêmico é resultado de um trabalho individual ou coletivo e que deve ser assinado, datado e localizado, para que o registro de sua autoria seja reconhecido por todos. A apropriação do conhecimento acadêmico por outros, de forma ilícita, sem respeita à propriedade intelectual, é imoral e antiético. 
	Referências Bibliográficas: 
	OLIVEIRA, Denize Cristina de. Editorial. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro: UERJ, v.14, n. 4, out/dez, 2006. 
Disponível em < www.facenf.uerj.br/v14n4/v14n4a01.pdf> Acesso em jul. 2009.

Continue navegando