Buscar

ELETRONICA

Prévia do material em texto

Instituto Federal da Bahia
Turma: 9811
Data: 19/07/2016
Eletrônica
Sumário
Instituto Federal da Bahia	1
Introdução	3
O Que é eletrônica?	3
Eletrônica analógica	3
Transistor	4
Resistor	4
Capacitor	5
Eletrônica digital	6
Sistemas de Numeração	7
Conclusão	8
Índice de figuras
 Figura I: transistores	4
 Figura II: resistores	4
 Figura III: capacitores	5
 Figura IV: Projeto de eletrônica Digital	6
Introdução
O Que é eletrônica?
É a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons1 Os elétrons são partículas de carga negativa que ficam girando ao redor do núcleo atômico têm papel fundamental.
Divide-se em analógica e em digital porque suas coordenadas de trabalho optam por obedecer estas duas formas de apresentação dos sinais elétricos a serem tratados.
Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismo. Sob esta ótica, também se pode afirmar que os circuitos internos dos computadores (que armazenam e processam informações), os sistemas de telecomunicações (que transmitem informações), os diversos tipos de sensores e transdutores (que representam grandezas físicas - informações - sob forma de sinais elétricos) estão, todos, dentro da área de interesse da eletrônica.
Eletrônica analógica
A eletrônica analógica desenvolveu-se com o advento do controle das grande zas físicas variáveis ou não, formas oscilatórias em baixas ou altas frequências e que são utilizados em quase todos os tipos de equipamentos e quando da necessidade de manipulação das tensões e correntes existentes num circuito, formando circuitos2 Percurso completo por onde os elétrons ou os portadores de carga podem entrar de um terminal de uma fonte de tensão capazes de realizar amplificações de sinais, comutação de máquinas e possibilitou a diversificação das telecomunicações que a principio só trabalhavam com modulações de sinais .
Seus principais componentes são os chamados transistores, além dos resistores, capacitores, e outros. 
Transistor
­O transistor é um componente eletrónico semicondutor com várias funções, nomeadamente: amplificador de sinal (tensão), comutador de circuitos e amplificador e regulador de corrente. A palavra transístor resultou da justaposição das palavras transfer + resistor , isto é, resistência de transferência, visto poder ser considerado como uma resistência, fixa ou variável colocada entre o gerador e a carga.
 
Figura I: transistores 
Resistor
Os resistores são, provavelmente, os elementos de um circuito mais conhecido pelas pessoas. O resistor é um dispositivo elétrico vastamente usado como elemento de circuito, principalmente de circuitos elétricos e eletrônicos.
O resistor é a que possui duas 'pernas', que são seus terminais.
A unidade de medida de resistência no SI é chamada Ohm, seu valor é dado por Volt por Ampére.
 
 
Figura II: resistores 
Tabela de cores dos resistores
	Cor
	1° faixa
	2° faixa
	3° faixa
	Multiplicador
	Tolerancia
	Preto
	0
	0
	0
	x1Ω
	
	Marrom
	1
	1
	1
	x10Ω
	+/- 1%
	Vermelho
	2
	2
	2
	x100Ω
	+/- 2%
	Laranja
	3
	3
	3
	x1KΩ
	
	Amarelo
	4
	4
	4
	X10KΩ
	
	Verde
	5
	5
	5
	X100KΩ
	+/- 5%
	Azul
	6
	6
	6
	X1MΩ
	+/- 25%
	Violeta
	7
	7
	7
	X10MΩ
	+/- .1%
	Cinza
	8
	8
	8
	
	+/- .05%
	Branco
	9
	9
	9
	
	
	Ouro
	
	
	
	X.1Ω
	+/- 5%
	Prateado
	
	
	
	X.01Ω
	+/- 10%
Capacitor
 É um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas3 É uma propriedade física fundamental que determina as interações eletromagnéticas.  e consequente energia eletrostática1 Energia Eletrostática é a energia armazenada numa distribuição de cargas elétricas estáticas. , ou elétrica.
Figura III: capacitores
Eletrônica digital
São circuitos que operam com quantidades que só podem ser incrementadas ou decrementadas em passos finitos. A palavra digital também está associada a dígito (do latim digitu, dedo) que está associado à representação de quantidades inteiras. Ela trabalha com sinais que só podem assumir valores discretos ou inteiros.
 
Figura IV: Projeto de eletrônica Digital 
Sistemas de Numeração
Em eletrônica digital e informática, costumamos agrupar os bits2 Bits- menor parcela de informação processada por um computador. em conjuntos de 8, formando assim um Byte, podemos também agrupar os bytes, formando kilobits, de forma a expressar com mais facilidades os conjuntos, os múltiplos podem ser vistos na lista abaixo
	Byte
	8 Bit
	Kilobyte
	1024 Byte
	Megabyte
	1024 MByte
	Gigabyte
	1024 GByte
	Terabyte
	1024 TByte
	Petabyte
	1024 P byte
	Exabyte
	1024 EByte
	Zettabyte
	1024 ZByte
	Yottabyte
	1024 YByte
Conclusão
A diferença básica entre os dois tipos de eletrônica está associada inicialmente ao tipo de sinais com que elas trabalham e no que elas fazem com os sinais. Portanto, a Eletrônica Digital trabalha com sinais que só podem assumir valores discretos ou inteiros, já a Eletrônica Analógica trabalha com sinais que podem ter qualquer valor entre dois limites.
Referências
https://mauromartins.wordpress.com/2010/01/05/projeto-de-eletronica-digital-contador-com-setpoint-parte-3/
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica-digital/90-licao-1-eletronica-analogica-e-digital-sistemas-de-numeracao
http://www.eletronicaprogressiva.net/2013/07/O-que-e-um-resistor-para-que-serve-associacao-em-serie-e-paralelo.html
http://www.audioacustica.com.br/exemplos/Valores_Resistores/Calculadora_Ohms_Resistor.html
http://www.josematias.pt/eletr/o-que-sao-transistores/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B4nica

Continue navegando