Buscar

Avaliação discursiva - Tópicos Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( 
	Prova:
	
	1.
	Na esfera da educação brasileira, segundo Oliveira (2015), a qualidade de ensino não é o assunto mais importante da nossa política educacional, principalmente no que se refere à educação pública, em relação ao Ensino Fundamental e Médio, e no campo da educação profissional. Mesmo essa informação sendo atual, percebe-se que a má qualidade perdura há anos. Um resultado desta tentativa de melhoria da qualidade foi a criação da LDB, Lei de Diretrizes e Bases, Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Partindo deste pressuposto, disserte sobre a LDB 9.394/96.
FONTE: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Políticas públicas para o ensino profissional: o processo de desmantelamento dos Cefets. São Paulo: Papirus, 2015. ( * Máximo 4000 caracteres )
R: Compreendemos que a LDB é a mais importante lei brasileira que se refere à educação. Esta lei foi aprovada em dezembro de 1996 com o número 9394/96, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública. A ALDB reafirma a Constituição Federal de 1988 e regulamenta assuntos da educação escolar. Importante ressaltar o título V que tratados níveis e das modalidades de Educação e Ensino. Dentro dela, podemos verificar uma subdivisão: educação básica, educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional. Todo esse movimento resultou em um grande investimento na educação.
2. A luta pela inclusão tomou forma no Brasil e, atualmente, é tema discutido no ambiente escolar. A educação é um alicerce para o desenvolvimento humano, e merece sofrer análise e mudanças a todo momento, pois também é construtora de uma sociedade que ergue a bandeira dos direitos dos excluídos. Sobre o exposto, disserte sobre a inclusão escolar. ( * Máximo 4000 caracteres)
R: Educação inclusiva significa educar a todas as crianças em mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário, com a inclusão as diferenças não são vistas como um problema, mas como diversidade e envolve a oportunidade. Sendo assim, quando se fala em educação inclusiva ainda gera vários questionamentos, pois muitas instituições de ensino estão caminhando muito lentamente, todavia, há muitas dúvidas e incertezas em muitos professores, nos quais muitos se dizem incapacitados para trabalhar com crianças especiais.
Ao refletir sobre a abrangência do sentido e do significado do processo de educação inclusiva, estamos considerando a diversidade de aprendizagem e seu direito à equidade. Trata-se de equipar oportunidades, garantindo-se a todos Inclusive ás pessoas em situações de deficiência e aos de alta habilidades/superdotados o direito de aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver. (CARVALHO, 2005).
 Entendemos que a essência da inclusão escolar, em alguns casos, tem perdido seu foco, tanto pelos profissionais da educação quanto pela escola. Os alunos não devem receber um rótulo ou serem inferiorizados por serem diferentes. O tratamento dessas diferenças deve ser iniciado nas escolas comuns ou especiais. Os alunos devem ser tratados como provedores de talentos e capacidades, tendo à sua disposição um ensino participativo, solidário e acolhedor. A educação é um direito. Para gerar uma mudança de paradigmas, é necessário um trabalho de ressignificação, que envolva os pais, a escola, os professores e a comunidade.

Continue navegando