Buscar

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Prévia do material em texto

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
Palestra: Como liderar pessoas difíceis / Murilo Manzano
Resumo: Uma equipe não é forma por pessoas iguais, são perfis diferentes, em momentos diferentes. 
1° passo para lidar com pessoas difíceis, se livrando de qualquer rótulo ou primeiro impressão que você tenha de determinada pessoa, pois com um roto criado, o cérebro irá mandar comandos fazendo com que procuremos naquela pessoa comportamentos que remetem aquilo que você acredita que ela é, que pode realmente não ser, ou apenas ser um momento difícil que aquela pessoa possa estar passando. E para se livrar de rotular uma pessoa, você deve separar a pessoa do comportamento dela primeiro estudo, pensar sempre que: ela não é o que está fazendo, ela está se comportando de tal maneira, e como ser humano ela pode mudar isso. Quando isso está bem claro para um líder, ele se ofenderá muito menos com as atitudes ou falar da pessoa. Ter empatia também é fundamental, pois pode ser que essa “pessoa difícil” possa estar passando por algo na sua vida e seu comportamento mude por este fato. 
um 2° ponto, seria dar feedback mostrando resultados em números, sendo bastante comunicativo para que a vivência entre ela se torne mais agradável no dia a dia.
Conclusão:
Já podemos perceber que as pessoas de uma equipe são pessoas completamente diferentes, são pessoas com personalidades diferentes e isso pode agregar ou não a uma empresa. 
uma pessoa difícil de lidar, se no caso for uma pessoa que realmente não esteja disposta a mudar depois de treinamentos e tudo mais, essa pessoa provavelmente não vai agregar a empresa, e com isso a empresa pode ter problemas tanto no convívio com os outros colaboradores, então é muito importante que mesmo as pessoas tendo perfis diferentes, é quase obrigatório um equilíbrio ali entre si na forma do convívio para todos tenham um convívio Pacífico e não gerar estresse no ambiente de trabalho. Se o ambiente estiver uma pessoa que realmente não agregue na empresa, isso vai acarretar várias outras áreas, e sem falar que irá afetar o desempenho dos outros colaboradores.
 então empresa deve investir bastante em treinamentos, os líderes devem estar bastante atentos, ser pacientes, dar feedbacks e até mesmo broncas, se necessário, para que com isso, possa trazer o convívio e trabalho pacífico de todos, agradavelmente.
Palestra: Liderança e Gestão de Pessoas / Alfredo Rocha
RESUMO: Vivemos em um mercado altamente competitivo. Um grande líder precisa entender além de negócios, entender de PESSOAS. o grande diferencial de uma empresa são as pessoas que nela trabalham, tudo começa nelas, são elas farão a diferença, pois as máquinas e seus processos são parecidos.
A missão do líder é uma coisa que não muda, é entregar resultados, fazer acontecer no momento certo e para isso precisamos de pessoas criativas e comprometidas.
A máxima da liderança no passado era igual aquele famoso ditado entre " Quem pode manda, quem tem juízo obedece", liderança era exercida na base da hierarquia. Todas as empresas e funcionários necessitam de líderes, já nos dias de hoje, a máxima da liderança, é um líder conseguir DESPERTAR nas pessoas O QUERER FAZER, com ALTA PERFORMACE trazendo como consequência, melhores resultados para empresa.
Conclusão:
Um líder eficiente precisa acima de tudo, é claro, depois de saber lidar com as pessoas, identificar os problemas e trazer soluções para eles.
As pessoas podem até chegar a nascer, digamos que com o “dom” para liderar, mas é certo que qualquer pessoa pode ser um líder, basta primeiro de tudo entender as pessoas, e ter empatia também. Com isso para um líder ter todos os requisitos necessários para liderar, não necessariamente precisa ser uma pessoa, por exemplo com mais tempo de serviço, pode sim também ser uma pessoa mais jovem, o que faz uma pessoa líder e que tenha sucesso nesse processo de liderar, serão através de cursos, treinamentos, palestras, saber desenvolver o seu lado de auto controle e gestão de pessoas. Com isso, digamos que pode se ter certeza de que será um bom líder (capacitado).
Palestra: Gilberto Cury / Como transformar grupos em equipes 
Resumo: Capital ou pessoas? o que é mais importante? 
Dinheiro você conquista com mais facilidade, agora pessoas com o talento, criatividade e conhecimento, já não é tão fácil de se encontrar. Isso mudou, pois, há muitos anos era ao contrário. Uma empresa é a soma das pessoas que nela trabalham, sem as PESSOAS não têm empresa. Portanto, pessoas competentes gera uma empresa competente. 
Qual a diferença entre o grupo e equipe? Grupo, são pessoas sem nenhum propósito em comum, já as equipes, são grupos de pessoas com o mesmo propósito. Nas empresas deve se criar estratégias para que motivem as equipes a caminharem juntos, estipular metas, feedback positivo também é uma forma de motivar a equipe. O melhor treinamento que existe, é o exemplo do chefe.
Conclusão:
Sabemos que hoje em dia as empresas buscam por pessoas capacitadas profissionalmente e com experiência.
As empresas procuram pessoas que possam agregar, que possam trazer o que há de melhor para dentro delas. Buscam pessoas com criatividade, com espírito de equipe, que sempre esteja em busca de desafios, e hoje em dia sabemos que não é fácil encontrar esse tipo de pessoa tão fácil
Essas pessoas têm uma capacidade melhor de desenvolver trabalho em equipe, de trabalhar de uma forma mais motivada, que possa bater as metas da empresa, que tenha um mesmo objetivo, que é trazer resultados e fazer com que cresça cada vez mais seu ambiente de trabalho. 
Sabemos que a empresa deve ter consciência de entregar o melhor para seus colaboradores, é essencial investir em treinamentos para o desenvolvimento e motivação de seus colaboradores, para que eles possam sempre estar contentes e poder trazer resultados e ambos ficarem felizes e satisfeitos.
Palestra: Thais Godinho / Vida Organizada-Gestão do Tempo
Resumo: Como definir prioridades? Pessoas organizadas não são prefeitas.
Ter tempo, todos nós temos 24 horas por dia, porém algumas pessoas conseguem fazer mais coisas do que outras no mesmo dia. 
Se você prioriza determinada coisa você tem tempo, então não devemos dizer que não temos tempo, se nós se organizarmos, teremos tempo para fazer tudo o que planejar. Ser organizado é apenas saber definir prioridades, é bom sempre se perguntar ao longo do dia se estamos sendo OCUPADO ou/X PRODUTIVO, às vezes trabalhamos tanto e acaba que não produzimos nada, só tivemos ocupados.
Como aprender a priorizar o tempo? Através dos: Valores / transformando-os em objetivos.
 
Conclusão: 
Podemos identificar que, tempo, é uma questão de escolha, planejamento e prioridades.
Todo individuo é capaz ser organizado em todas as áreas de sua vida, tanto pessoal quanto profissional, cabe somente a nós definirmos quais são nossas prioridades naquele momento, nunca será culpa do “tempo”, ou trabalho, quando não se sobrar tempo para algo, e sim somente nossa, pois não houve um planejamento e organização para a execução de todas as tarefas pretendidas.
 
Palestra: Pedro Calabrez / O que é Inteligência Emocional?
Resumo: 
A palavra emoção é bem utilizada no dia a dia, no entanto, quando se pergunta para pessoas definir essa palavra, elas não sabiam explicar, mas todos sabe e conhece a emoção. 
O que é uma emoção? Exemplificando, você entra no mar, vai nadar, acaba vendo um tubarão seu cérebro irá mandar comandos automáticos por todo seu corpo, como bombear mais sangue, irá afetar seu estômago intestino e bexiga, é automático e imediato, podemos dizer que isso é uma emoção. Então o que seria inteligência emocional? seria saber controlar suas emoções? Não! Sabemos que não existe como controlar suas emoções pelo menos não diretamente, podemos controlar certos comportamentos para que não haja uma alteração emocional.
1°- inteligência emocional seria uma forma de entender os processos emocionais e compreender como as emoções ocorrem dentro de nós e das outras pessoas, é saber lidar quandonecessário, sem prejudicar-vos a sua volta. 
2° - é a forma de agir mediante a compreensão dessas emoções, buscar a melhoria. Inteligência emocional está relacionada também com a capacidade de se relacionar entre grupos e indivíduos, o autocontrole também está relacionado a inteligência emocional, e uma das características dele, é seu esgotamento, pode-se notar que no único dia seu autocontrole está alto e no final do mesmo dia ele irá se esgotando conforme as situações que iram se passar durante aquele dia. 
O RH de uma empresa, é onde se busca mais que os indivíduos tenham a inteligência emocional, pois é um setor que lida diretamente e indiretamente com as pessoas. inteligência emocional é algo que algumas pessoas têm de sobra e outras tem menos, porém, é algo que pode ser desenvolvido em qualquer indivíduo através de livros, treinamentos, palestras, entre outros.
Conclusão: Emoção e inteligência emocional andam juntas. Pudemos perceber do que se trata uma emoção, e a importância que se tem a inteligência emocional na organização.
É normal passarmos por situações no cotidiano e que exija de nós um certo autocontrole, por isso é tão importante termos inteligência emocional, pois com ela estaremos prontos para enfrentar qualquer situação.

Continue navegando