Buscar

Avaliação discursiva Educação Contemporânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

.
1- É interessante perceber a reação das pessoas quando ouvem falar em cultura surda. Os surdos têm cultura? Geralmente, isso acontece porque pensam que os surdos vivem isolados e, para sua integração à sociedade, é preciso acompanhar o universalismo vigente, ou seja, que eles sigam o padrão normalizador da sociedade, que eles sejam modelados a partir da representação hegemônica que é a cultura ouvintista. Partindo desse pressuposto, existe uma comunidade surda, uma cultura, que nela está inserida pessoas com deficiência auditiva, ou seja, os surdos. Disserte sobre a cultura surda.
R= A cultura surda é o conjunto de características que tornam uma pessoa parte da comunidade surda ou do povo surdo englobando possibilidades e elementos próprios da vida dos sujeitos surdos é portanto um espaço onde difundem sua própria língua a Libras e cultura, pois é lá que eles se reconhecem e podem exercer plenamente sua comunicação, interação com as demais pessoas com total liberdade assegurando relações afetivas e sociais em que as percepções do mundo são marcadas pelas experiencias visuais o que faz com que sua historicidade seja reconhecida através de sua própria cultura. A comunidade surda não se refere somente as pessoas surdas, mas abrange também aos familiares dos surdos, amigos, tradutores, intérpretes e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.
2- Por se tratar de caminhos educacionais, o currículo não é apenas um campo meramente técnico ou sistemático, mas um instrumento flexível e crítico, que é permeado por questões sociopolítico - econômica. A história do currículo é importante, não deve tampouco cair na armadilha do despreparo com os processos de seleção e organização do currículo dos surdos. Sendo assim, o currículo é uma forma de organizar o ensino para sistematizar o processo de ensino e aprendizagem. Disserte sobre os pontos importantes na formalização do currículo escolar dos surdos.
R= A própria definição de currículo sofreu modificações no decorrer da história da educação fazendo entender que o currículo pode ter diferentes abordagens dependendo do enfoque que se quer dar a ele e é um elemento fundamental na dinâmica da escola, pois é ele que norteia o trabalho a ser desenvolvido em cada ambiente escolar. O currículo é considerado polissêmico. A educação dos surdos passou por profundas transformações no decorrer do seu desenvolvimento o qual podemos dizer que em muitos momentos foi traumatizantes para alguns sujeitos surdos em virtude de uma imposição ouvintista que privilegiava o oralismo não respeitando a sua cultura e língua por esta razão os surdos não tiveram uma escolarização efetiva, ocasionando um atraso escolar. Os debates e estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos atualmente vem ocupando um importante espaço e as propostas dos sujeitos surdos em relação a educação é visivelmente percebida pela preocupação de como o ensino será ministrado e o que será ensinado. Portanto é de fundamental importância que os currículos elaborados nas escolas levem em consideração as reivindicações dos sujeitos surdos para que haja respeito a sua cultura, língua e identidade e para que as escolas de surdos cumpram com seu papel de mediador no desenvolvimento de conteúdo.

Outros materiais