Buscar

fichamento manual de psicologia jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- O presente livro destaca o alcance da relação entre disciplinas ditas autônomas.
2- Resumo: Inicialmente é retratado quatro conceitos, tais como: multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. A autora relata sobre as disciplinas ditas como "autônomas”. Desta forma, para se abordar um tema ou uma disciplina específica é necessário estabelecer uma relação com as demais disciplinas humanas, pois todas estão interligadas uma com a outra. Durante o decorrer do texto a autora relaciona as disciplinas filosofia, a psicologia, a sociologia e a filosofia, estabelecendo uma transdisciplinaridade dos fenômenos social, jurídico e do comportamento humano.
3- "Em sociologia destaca-se a corrente psicológica, segundo a qual “a sociedade é essencialmente um fenômeno psíquico”." (p. 56)
"Ainda na perspectiva da interdisciplinaridade, temos que a filosofia muito tem a contribuir com o direito e a psicologia, no que diz respeito à atual concepção do comportamento humano, assim como às possibilidades de solucionar conflitos jurídicos." (p. 59)
"O fenômeno jurídico se define essencialmente como fenômeno de controle do comportamento social." (p. 64)
4- O texto contribuiu, de certa forma, no quesito amplitude, pois o mesmo traz a importância de que se vá além da disciplina de foco. Nos dias atuais, quando se trata de temas relacionados as disciplinas das ciências naturais é necessário abordar aspectos de diversas disciplinas para ir mais além, pois as disciplinas se interligam, sendo preciso usar conhecimentos de diversas áreas para se chegar a um ponto.

Outros materiais