Buscar

Construcoes Rurais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em uma granja de produção de frangos de corte, exige-se que existam instalações para o fornecimento de água para os animais e coleta de água residual. Faz-se necessário, também, que sejam instalados circuitos elétricos capazes de fornecer energia para os diversos equipamentos obrigatórios para o desenvolvimento das atividades produtivas, assim como para o bem-estar dos animais.
Desta maneira, ventiladores, exaustores e lâmpadas devem ser alimentadas por sistemas elétricos capazes de atender à demanda destes equipamentos. Além disso, os animais devem receber água de qualidade, proveniente de sistemas de alimentação de forma contínua e a tubulação de esgotamento sanitário deve ser capaz de dar destino à água residual produzida na granja.
Descreva quais seriam as maiores exigências, em relação às instalações de fornecimento de água e de instalações elétricas para um sistema de produção de frangos de corte em granja.
As exigências para o fornecimento de água e de instalações elétricas no sistema de produção de frangos de corte em granja deve ter início na instalação dos animais, ou seja, no ambiente onde os mesmos iram ficar que seria os galpões. Deve-se pensar em um ambiente adequado e de boa qualidade para as instalações dos animais de acordo com a Lei nº 7803/89 do
Código Florestal Federal, precisamos levar em conta as distâncias mínimas regulamentares das
edificações, estradas, moradias, divisas e fontes de água.
Após a construção desse aviário deve ser pensado na instalação de água para os mesmos, esse sistema hidráulico deverá ter capacidade em atender a demanda exigida, no serviço de limpeza, desinfecção e nebulização dos mesmos, podendo ser uma instalação automática que permitam manter uma temperatura uniforme no galpão. O fornecimento de água deve ser em abundância de modo a abastecer a granja e demais instalações necessárias, a água deve ser de boa qualidade para os animais ali instalados.
À água utilizada por esse sistema pode ser oriundo de rede municipal, rios ou poços artesianos ali instalados, sendo analisados conforme demanda das aves. Sendo de poço é recomendado que a água seja encaminhada para análise a fim de que haja um fornecimento de qualidade, se caso seja provindo de rios deverá ser tratada antes da sua utilização. É necessário a instalação de vários bebedouros para os animais, distribuídos uniformemente pelo galpão, para que o todo o ambiente onde os animais estão instalados tenha acesso a água conforme a necessidade da granja e desenvolvimento dos animais até o seu abate.
O sistema elétrico deve ser implantado de acordo com a norma NBR 5382 (ABNT, 1985) e as exigências da concessionária regional. Os tubos podem ser feitos de PVC rígido, devidamente dispostos de acordo com as especificações de produção de frangos de corte. As caixas de interruptores, distribuidores e tomadas de força devem ser colocadas 1,5 m acima do solo. O ponto de iluminação do teto pode ser de lâmpada incandescente, lâmpada fluorescente, de vapor de mercúrio ou compacta.
As instalações elétricas devem garantir que a granja tenha iluminação suficiente. O objetivo é aumentar a duração do dia para aumentar o peso das aves. Sistemas elétricos podem ser instalados para detectar falhas em manter a hidratação e temperatura dos animais uniformes, e para manter uma constante luz ambiente para proteger a saúde dos mesmos. Automatizar a limpeza dos bebedouros para evitar contaminação e disseminação de doenças conforme demanda da granja, o ascendimento e desligamento das lâmpadas pode também ser automatizado para garantir um padrão adequado e de qualidade e esses dispositivos devem ser duráveis e econômicas.

Continue navegando