Buscar

Prova de Sociologia, Filosofia e Ética

Prévia do material em texto

“Vivemos em uma sociedade em que o ato de pensar criticamente perdeu um pouco a sua razão de ser. Na maioria das vezes, quando precisamos resolver algum problema, é comum recorrermos aos especialistas de plantão. Ou seja: há sempre à nossa disposição alguém que sabe mais do que nós e que pode pensar a solução do problema e aos poucos, vamos perdendo o interesse em procurar por nós mesmos a solução para os nossos problemas.” (ROZA, Fernando Lothario da. Sociologia, filosofia e ética. 2. Ed. – Curitiba: Fael, 2018. P.13).
Sobre o pensamento filosófico e sua relação com o texto acima, analise as afirmações:
I- A Filosofia possibilita uma liberdade de raciocínio, liberta o indivíduo dos pensamentos utilitaristas e dogmáticos impostos pela sociedade, e por isso pode ser considerado o mais útil de todo os saberes.
II- A Filosofia é necessária para o crescimento intelectual e pessoal das pessoas. Através dela se adquire consciência para discernir quais os valores devem ser respeitados na busca por sua satisfação pessoal.
III- A Filosofia é necessária porque através dela refletimos, analisamos, questionamos e criticamos as nossas ações e aprofundamos o nosso conhecimento e passamos a ter consciência plena e responsabilidade sobre os nossos atos.
Assinale a alternativa correta:
A – Apenas a afirmativa III.
B – Apenas as afirmativas I e II.
C – Apenas as afirmativas II e III.
D – As afirmativas I, II e III estão corretas.
Check_circle
Resposta correta
E – Somente a afirmativa I.
No quadro da democracia liberal, cidadania corresponde ao conjunto das liberdades individuais — os chamados direitos civis de locomoção, pensamento e expressão, integridade física, associação, etc. O advento da democracia social acrescentou, àqueles direitos do indivíduo, os direitos trabalhistas, ou direitos a prestações de natureza social reclamadas ao Estado (educação, saúde, seguridade e previdência). Em ambos os casos o cidadão, nesta concepção, é titular de direitos e liberdades em relação ao Estado e a outros particulares — mas permanece situado fora do âmbito estatal, não assumindo qualquer titularidade quanto a funções públicas. Mantém-se, assim, a perspectiva do constitucionalismo clássico: direitos do homem e do cidadão são exercidos frente ao Estado, mas não dentro do aparelho estatal. (BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Cidadania e democracia. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64451994000200002. Acesso em 02. Dez. 2019)
Com bases comparativas no texto, analise as afirmações a seguir:
I- O Estado deve promover e garantir, por meio de políticas públicas, que todos tenham acesso aos direitos.
II- Em um regime democrático, como o nosso, é imprescindível que o debate em torno das políticas públicas seja feito de forma transparente, daí porque, todos os entes públicos (União, Estado e Municípios) devem manter em suas páginas oficiais, um portal de transparência, com as todas as informações sobre os gastos públicos, para que o cidadão possa acompanhar e fazer o controle destes gastos.
III- Audiências públicas, criação de conselhos entre outros, são instrumento necessário para a participação da sociedade.
IV- Uma educação de qualidade promove o bem estar coletivo e constrói no cidadão as condições para que possa controlar a execução das políticas públicas, ou seja, o efetivo acesso aos direitos.
As afirmações corretas em relação em relação a cidadania e democracia se encontram nas alternativas:
A – Apenas III e IV estão corretas.
B – Apenas I e IV estão corretas.
C – As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D – As afirmativas I, II e III estão corretas.
E – As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Check_circle
Resposta correta
“As ciências sociais estão sendo desafiadas a pensar a globalização do mundo. No fim do século XX, quando se anuncia o XXI, elas se defrontam com os dilemas que se abrem com a globalização das coisas, gentes e ideias. Há processos e estruturas sociais, econômicos, políticos, culturais e outros que apenas começam a ser estudados. Além do que é local, nacional e regional, colocam-se problemas novos e fundamentais com a emergência da sociedade global. As fronteiras geográficas e históricas, culturais e civilizatórias parecem modificar-se em direções e formas surpreendentes. Indivíduo, grupo, classe, coletividade e povo são colocados diante de outros horizontes. O próprio pensamento científico é desafiado a elaborar conceitos e interpretações para dar conta de realidades pouco conhecidas. As teorias da globalização, que começam a ser esboçadas, revelam o empenho das ciências sociais em explicar o que há de novo no que vai pelo mundo.” (IANNI, Octavio. Globalização: Novo paradigma das ciências sociais. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141994000200009, Acesso em 09. Dez. 2019)
Em relação ao fenômeno da globalização, assinale a alternativa correta:
A – As informações são disseminadas instantaneamente, ocorre o surgimento de empresas multinacionais e transnacionais, blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais.
Check_circle
Resposta correta
B – Ocorre o desaparecimento de blocos econômicos e o aumento de barreiras comerciais protecionistas.
C – Ocorre uma diminuição das relações econômicas entre os países, por conta do protecionismo comercial que a globalização proporciona.
D – Ocorre uma diminuição de empresas multinacionais e transnacionais, por conta do medo de se investir em outros países.
E – Ocorre uma diminuição na produção e consumo de bens e serviços globais.
A ciência já comprovou que a Terra é redonda (seu formato é o de um esferóide oblato). Além disso, existem provas do formato esférico da Terra como experimentos físicos, fotos de satélites e viagens espaciais. Mas, ainda assim, algumas pessoas defendem que o nosso planeta é plano – algo parecido com o formato de uma pizza ou uma moeda. O movimento terraplanista ganhou força a partir de 2014, tornando-se um fenômeno da internet. O assunto começou a ser discutido em vídeos do Youtube e em grupos de Facebook dos Estados Unidos, sendo que um dos maiores propagadores do movimento é o norte-americano Eric Dubay [...]. Os cientistas já contestaram essa teoria da terra plana, classificando-a como pseudociência. Apesar de usar o raciocínio lógico, Dubay não chega a conclusões por métodos científicos. Perceber a Terra como plana não quer dizer que ela realmente deve ser plana. (Adaptado) (Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ciencia---teoria-da-terra-plana-esta-cada-vez-mais-popular.htm. Acesso em 06. Dez. 2019)
O texto acima apresenta duas ideias, uma do senso comum e outra do senso científico, que contesta as ideias do senso comum. Em relação ao senso comum, é correto afirmar:
A –
Perceber a Terra como plana não quer dizer que ela realmente deve ser plana é senso comum, pois está baseado em pesquisas científicas.
B – Dubay , um dos propagadores da idéia da Terra plana, usa do senso comum, pois nas suas conclusões não são usados métodos científicos.
Check_circle
Resposta correta
C – No texto, a afirmação “ciência já comprovou que a Terra é redonda” corresponde ao senso comum, porque esta informação está baseada em pesquisas científicas.
D – Os cientistas que já contestaram essa teoria da Terra plana e as classificaram como pseudociência utilizam o senso comum nas suas afirmações.
E – Provas do formato esférico da Terra, como experimentos físicos, fotos de satélites e viagens espaciais evidenciam o senso comum no texto.
“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, uma época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo se torna cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para geraruma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.” (Disponível em: https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/carta-da-terra.html. Acesso em 09. Dez. 2019) O texto acima é uma introdução à “Carta da Terra”, que teve sua elaboração iniciada na durante a Rio-92 e foi discutida mundialmente por organizações da esfera pública e da sociedade civil.
Com base no texto, analise as alternativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta no que se refere aos princípios que podem ser evidenciados no texto:
I- Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade significa reconhecer que todos os seres são interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos.
II- Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor significa que o direito de possuir, administrar e usar os recursos naturais inclui os deveres de impedir o dano causado ao meio ambiente e de proteger os direitos das pessoas.
III- Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas, tendo por meta assegurar que as comunidades em todos níveis garantam os direitos humanos e as liberdades fundamentais e proporcionem a cada um a oportunidade de realizar seu pleno potencial.
IV- Reconhecer que a liberdade de ação de cada geração é condicionada pelas necessidades das gerações futuras, e por isso devemos transmitir às futuras gerações valores, tradições e instituições que apoiem, em longo prazo, a prosperidade das comunidades humanas e ecológicas da Terra.
Assinale a alternativa correta:
A – Apenas na afirmativa III e IV.
B – Apenas nas afirmativas I e II.
C – Apenas nas afirmativas II e III.
D – As afirmativas I, II , III e IV estão corretas.
Check_circle
Resposta correta
E – Somente na afirmativa I.

Continue navegando