Buscar

Currículo de programa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Currículo de programa
Patrícia da Silva Santos
Na sua concepção qual a diferença entre avaliação diagnóstica, formativa e somativa? De que forma cada uma dessas avaliações pode contribuir na prática pedagógica dos professores em sala de aula? Elabore uma apreciação crítica de no mínimo uma lauda apresentando suas considerações a cerca da diferença entre elas.
 A avaliação é um elemento fundamental para que os processos de ensino-aprendizagem sejam bem-sucedidos. Por meio dela, consegue-se monitorar o progresso do aluno, orientando-o sobre pontos de melhoria; desenvolver aulas alinhadas às lacunas de aprendizagem que precisam ser preenchidas, entre outras coisas.
 A avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos década aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma sequência da aprendizagem, o que permite a partir daí de terminar o modo de ensino mais adequado.
 A avaliação formativa é utilizada para monitorar a aprendizagem do aluno para fornecer feedback contínuo, o que ajuda tanto os professores a alinharem melhor sua estratégia de ensino quanto os alunos a obterem auxílio para melhorar sua aprendizagem.
 A avaliação somativa tem como finalidade avaliar quais foram as habilidades e competências adquiridas pelo aluno ao final de um processo educacional. 
 Podemos identificar algumas diferenças entre elas. Por exemplo, quando elas ocorrem no processo de aprendizagem do aluno. A diagnóstica, geralmente, é feita antes de se iniciar um ciclo ou conteúdo, na volta às aulas; a formativa é feita continuamente ao longo dos processos de ensino-aprendizagem e a somativa ao final desses processos e ciclos.

Continue navegando