Buscar

ATIVIDADE SOBRE PODER, POLITICA E ESTADO EMEJA 2 Escola Estadual Fernando Soares Lyra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escola Estadual Fernando Soares Lyra 
Profº Wagner Wanderley Disciplina: Sociologia série: Mod. II (Emeja II)
EXERCICIO DE SOCIOLOGIA
1. Acerca dos conceitos de poder, assinale a opção correta.
a) O significado de poder foi estabelecido nos primórdios da era moderna, com base nos pensamentos de autores como Maquiavel, Thomas Hobbes e Jean Bodin, que relacionaram poder ao exercício da autoridade legitimada pelo consentimento.
b) De acordo com a teoria subjetivista, o poder político advém da posse e do emprego de capacidades materiais que facultam a obtenção de um resultado desejado ou a imposição de uma vontade.
c) As concepções contemporâneas de poder político valorizam mais o seu sentido relacional e dimensões subjetivas do que suas bases materiais.
d) Definições precisas de poder são possíveis somente quando circunscritas a domínios específicos (político, econômico, militar etc.).
e) As concepções contemporâneas de poder político são abrangentes e reúnem em um único entendimento conceitual poder, autoridade e capacidade decisória.
2. Diferencie os tipos de dominação legítimas, segundo a proposição de Max Weber, dominantes nos modelos de Estado absolutista e liberal.
3. Relacione o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação com a construção do poder ideológico. Não deixe de apresentar exemplos concretos que ilustrem seu raciocínio.
4. Quais são as três formas de exercícios de poder que são predominantes. 
5. Cite e expliquem quais são os três tipos puros de dominação considerados legítimos de acordo com o sociólogo alemão Max Weber. 
6. Explique a que refere-se o poder para o sociólogo alemão Max Weber.
7.

Continue navegando