Buscar

GESUINA QUESTIONAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Caroline Vilela Silva Matricula: UP19126066
Sala: 15 
Questionário referente ao texto 01 
01) De onde originou a palavra pedagogia?
Resp: A palavra pedagogia teve sua origem na Grécia Antiga: paidós (criança) e agogé (condução), conduzir a criança.
 02) Defina o profissional PEDAGOGO. 
Resp: É o profissional capacitado para discutir o caminho que a aprendizagem percorre em todas as fases e espaços, já que se sabe que ela não se limita à escola.
03) O texto nos lembra que a sociedade contemporânea é conhecida como sociedade do conhecimento, complete esse raciocínio. 
Resp: Ou seja, a sociedade pedagógica, em que o aprender é eminente. Este perpassa os espaços intra e extraescolares, formal e informal.
04) Onde o pedagogo pode atuar como professor ? 
Resp: Educação Infantil; nas séries iniciais do Ensino Fundamental — do primeiro ao quinto ano; na Educação de Jovens e Adultos; na orientação pedagógica; na coordenação educacional; na área administrativa da escola — como diretor.
05) O docente também pode trabalhar em outras esferas que não sejam educacionais, cite-as:
Resp: Pedagogia empresarial, hospitalar, clínica; pode analisar softwares educativos em empresas; analisar livros didáticos em editoras etc
 06) .A Pedagogia tem, por excelência, a interdisciplinaridade, por abranger várias disciplinas, cite-as 
Resp: Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia,
07) Se o pedagogo não possui um objeto de estudo ou um conteúdo próprio, como define a aplicação de ação? 
Resp: O profissional se apoia na reflexão e na pratica para conhecer seu objetivo de estudo, produzir algo novo na sistemática pedagógica
08) .A articulação de diferentes saberes é um dos fatores que exigem do pedagogo uma precisa constante atualização e um aprimoramento de sua formação, uma vez que, para dinamizar a aprendizagem, este profissional deve buscar novas descobertas e aprofundar-se em diferentes abordagens no universo do ensino-aprendizagem em quais dimensões?
Resp: do ser, do conhecer e do saber fazer.
 09) Visando a restabelecer um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento científico. A educação é um dos setores a ser mudado quanto à visão complexa da sociedade, que, como tal, requer um olhar que entenda e atenda a essa complexidade. Conforme o gráfico no texto cite essas diversas áreas do conhecimento científico. 
Resp: Cultura, Tecnologia, Politica, Escola, Economia. 
10) . Segundo (FAZENDA, 1993, p. 21-22), dê a definição para a interdisciplinaridade: 
Resp: Pode ser compreendida como sendo a troca de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor, áreas do conhecimento
11) O que é transdisciplinaridade? 
Resp: Um saber que transcende a disciplinaridade, é a dinâmica gerada pela ação de vários níveis, é a realidade multidimensional do conhecimento a ser pesquisado, substituindo o conhecimento clássico e tradicional do objeto a ser estudado ou pesquisado.
12) No I seminário Internacional sobre pluri e interdisciplinaridade, na Universidade de Nice em 1970, como Piaget, referiu-se à interdisciplinaridade? 
Resp: Como uma interação dialética entre diversas disciplinas e à transdisciplinaridade como um método que transpõe o individualismo do assunto a ser estudado, pesquisado ou compreendido, na busca de uma visão holística da realidade. 
13) Descreva (conforme o texto) a que a multidisciplinaridade se refere?
Resp: Refere-se a um conjunto de disciplinas dentro de um mesmo ramo do conhecimento. Podemos exemplificar da seguinte maneira: um trabalho que envolva várias disciplinas de Psicologia (como a Psicologia Sociointeracionista, Psicologia do Consumidor etc.). Nessa perspectiva, podemos considerar este trabalho como uma tarefa multidisciplinar.

Continue navegando