Buscar

Fluoroscopia%204m

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fluoroscopia/Intensificador de Imagem
O intensificador de imagem funciona como recetor da radiação emergente do paciente e é o componente que diferencia um equipamento fluoroscópico de um radiográfico, permitindo que uma imagem de baixa intensidade seja convertida numa imagem com elevada intensidade de brilho (transformando fotões de raios X em sinal luminoso).
Quando esta radiação emergente chega ao intensificador de imagem é recebida por um ecrã fosforescente de entrada que absorve esta radiação e a converte em fotões de luz. Os fotões de luz atingem um fotocátodo que, à semelhança do que ocorre na ampola de raios X, convertem os fotões de luz em fotoeletrões. Estes são acelerados, multiplicados e conduzidos a um ecrã fosforescente de saída (através de lentes eletrostáticas). Quando este último ecrã absorve os fotoeletrões promove a emissão de luz que corresponderá ao brilho e contraste da imagem final produzida. Este processo leva a que a imagem seja transmitida para um monitor por conversão do sinal luminoso em sinal elétrico.
A fluoroscopia mostra-se muito útil no Bloco Operatório e nas Salas de Intervenção, pelo que é necessário existir uma versatilidade de funcionalidades de aquisição de imagens (baseadas nestes casos na fluoroscopia), tais como:
– Fluoroscopia Contínua: em que se obtém uma visualização em tempo real através de uma emissão contínua de radiação durante um certo período de tempo de exposição; esta aquisição é especialmente utilizada em estudos dinâmicos, permitindo por exemplo acompanhar a progressão de um cateter;
– Subtração digital: técnica que realiza uma sequência de imagens com realce vascular, às quais é subtraída uma imagem da sequência não contrastada (imagem de máscara); desta forma, esta técnica mostra-se muito útil em estudos angiográficos.
– Fluoroscopia Pulsada: consiste em emissões de pulsos de radiação X, representando reduções de dose consideráveis; este método é o mais utilizado em Bloco Operatório;
– Roadmaping: consiste numa técnica de sobreposição de subtração de uma imagem de máscara de realce vascular com imagens de fluoroscopia em tempo real, permitindo obter um mapa que permite, por exemplo, guiar um cateter tendo como base a imagem de vasos contrastados com produto de contraste;
. Trace: técnica essencialmente computorizada, funcionando como um programa que utiliza a técnica de Roadmaping automaticamente com subtração e utilização da imagem com maior grau de opacificação vascular (utilizando-a com máscara).
.
Sabia que…
Numa imagem de Fluoroscopia, as estruturas com maior densidade aparecem na imagem com tons mais escuros/preto assim como as estruturas com menor densidade aparecem com tons mais claros/branco. Esta representação das estruturas é oposta à sua representação em Radiologia Convencional, e isto ocorre devido ao processo de ampliação de sinal e inversão pelas lentes eletróstaticas que ocorrem no interior do Intensificador de Imagem.
Arco cAparelho irúrgico de raio-x tipo arco c, é um aparelho com emissão de radiações ionizantes do tipo raio-x, capacitado para radiografia e Fluoroscopia, composto por arco c montado sobre rodízios, gerador de raio-x, tubo de raio-x, colimador, unidade de comando, intensificador de imagem e sistema de TV com suporte móvel, com Subtração digital de imagens.Aparelho para aplicação em centro Cirúrgico, cirurgia vascular, ortopédica e exames de angiografia, possibilidade de fluoroscopia pulsada e continua e modo de Radiografia direta e digital, com ajuste de kv, ma, mas corrente vezes Tempo, seleção dos três tamanhos do campo de intensificador de imagens sendo que um dos campos deve ter diâmetro aproximado de 9 polegadas, seleção de fluoroscopia pulsada, continua e Manual, aquisição simples e seqüencial de imagens, ajuste de modo Radiográfico ou fluoroscopia, capacidade de congelamento da Ultima imagem, memória RAM com capacidade mínima de armazenamento de 8 imagens digitais, sistema dicom storage e print, Armazenamento e impressão, armazenamento e visualização de cine loop digital. Indicadores visuais com valor selecionado para ma, Valor selecionado para kv, valor selecionado mas corrente vezes Tempo, tempo de fluoroscopia, equipamento em operação.
Tubo de Raio x anodo giratório de no mínimo 10 kw/ 300 khu ou superior de Capacidade térmica, ou anodo fixo de no mínimo 2,5kw / 100 khu ou Superior de capacidade térmica; com foco duplo, com controle Automático, potencia, corrente e capacidade térmica de Aquecimento e resfriamento compatíveis com o gerador de raio x, Colimação filtragem total de raio x de, no mínimo, 2.5 mmal.
Intensificador de imagem com campo triplo, sendo o maior, com Dimensão mínima de 9 polegadas. Câmera de video do tipo ccd, resolução mínima de 525 linhas horizontais. 02 monitores de lcd dimensão mínima de 16 polegadas, definição e resolução mínima Compatível com câmera de video, monitoração simultânea da Imagem congelada em tempo real. Proteção térmica e de sobre Corrente para o tubo de raio-x, bloqueio de disparo para valores programados que excedem a potencia do tubo.
Características elétricas gerador de raio-x: tipo alta freqüência, com controle Microprocessador, tensão de saída máxima, de pelo menos 125 kv, Corrente de saída de pelo menos 80 ma para o modo radiografia, Compensação automática das flutuações da rede elétrica, tensão de alimentação 220 vac, freqüência de alimentação 60 hz, 01 cabo de Alimentação de 3 pinos fase, neutro e terra. Características mecânicas estrutura sobre rodízios com sistema de frenagem e pintura eletrostática anti-corrosiva, características do arco c Abertura mínima de 60cm, profundidade mínima de 50cm, Deslocamento horizontal mínimo de 20cm, deslocamento vertical 40cm, rotação orbital mínima 100 graus, rotação pivotante mínima: 360 graus, cabo disparador.
Acessórios 01programa software para Visualização , medições e cálculos vasculares, 01 programa Software de subtração digital de imagens em tempo real e Roadmapping, 03 três pares de protetores tubo raios-x, arco e Intensificador autoclavaveis, 01 suporte com capacidade para os Dois monitores com rodízios para locomoção dos equipamentos, 01 Video printer, para impressão de imagens de video, 01 hd com capacidade mínima de armazenamento de 5000 imagens, 01 gravador de cd ou dvd com capacidade para armazenar imagens estáticas e dinamicas em formato dicom, no mínimo, 01 teclado alfanumérico para inclusão de números e textos.

Continue navegando