Buscar

Organização de Unidade de Informação - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Organização de Unidade de Informação (BIB10) - Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
Questão 1 - A política de aquisição é uma das principais preocupações do bibliotecário. É a partir dela que são definidos os critérios de seleção, aquisição e descarte do acervo. O bibliotecário tem autonomia para realizar uma seleção quantitativa e qualitativa dos acervos, entretanto é uma posição ética contar com o apoio de uma comissão específica para realizar as incorporações. Disserte a respeito das três formas de composição de acervo nas unidades de informação.
R -
*Compras exige planejamento orçamentário para atualização e ampliação do acervo.
*Doação é a oferta gratuita de livros à biblioteca, provenientes dos usuários editoras e instituições particulares.
*Permuta é a troca de acervo entre bibliotecas, realiza utilizando obras sem utilidade ou em excesso.
Questão 2 - Os serviços podem ser considerados o "coração" das unidades de informação, pois é através deles que atingimos o objetivo das bibliotecas, como o atendimento informacional dos usuários, conforme os seus tipos e características. Disserte sobre as novas tendências de serviços a serem oferecidos em bibliotecas ou em outros tipos de unidades de informação.
R – 
 Essas novas tendências surgem principalmente em decorrência do desenvolvimento tecnológico e de outras formas de utilização da biblioteca pelos usuários. Precisamos sempre estar atentos, não podemos ficar estacionados no tempo, nosso "carro-chefe" são as necessidades informacionais dos usuários, de quem atendemos e os potenciais usuários, que podem vir a necessitar de nossos serviços. É preciso acompanhar permanentemente as novas tendências. A cultura digital vem instigando pesquisadores do campo da ciência da informação, bem como bibliotecários a buscarem soluções para a ampliação e inovação de seus serviços. A ampliação do acesso à internet no uso dos computadores e outros aparelhos, em especial do celular, faz com que seja necessário repensar as formas de disponibilização das informações.

Outros materiais