Buscar

platão; Esse material contém a filosofia de platão para o enem (ensino médio)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em uma das suas obras mais famosas, A República, Platão tenta explicar o seu Dualismo Platônico através do famoso “mito da caverna”, onde tenta mostrar que o mundo só é verdadeiramente percebido quando é ultrapassada a barreira dos sentidos e se tem uma ampla percepção por meio do pensamento crítico e racional. 
HISTÓRIA:
O mito inicia-se com homens acorrentados onde só podem ver as sombras através de uma fogueira. Certo dia, um dos homens consegue se soltar das correntes e enxerga o mundo a fora e fica totalmente abismado, com isso ele retorna para a caverna e conta aos companheiros, porém acaba sendo morto pelos próprios. 
Moral: o mito faz alusão de que o homem é prisioneiro de hábitos, preconceitos que ele aprende na infância. Assim como o homem preso na caverna só vê coisas de forma limitada, sendo um ignorante. A partir do surgimento da filosofia, o homem então começa a compreender o mundo e se libertar da escuridão da caverna, conhecendo a verdade do mundo das ideias (inteligível). 
*NOTAS2
1. Platão era adepto do tipo de governo chamado sofocracia, onde o filósofo governava. Ele acreditava esse ser o melhor governo, pois apenas um filósofo é capaz de atingir a epistemologia (o conhecimento verdadeiro). 
Platão foi um filósofo grego, discípulo de Sócrates e procurava transmitir uma profunda fé na razão e na verdade.
Nome verdadeiro: Arístocles.
 
Para Platão o mundo era dividido em duas esferas: a esfera inteligível e a esfera sensível. Essa divisão ficou conhecida como Dualismo Platônico.
Mundo das ideias (inteligível)
Superior e ideal.
O mundo inteligível, realidade mais profunda, invisível aos sentidos, só é captável pela razão, pela inteligência, através da alma.
Mundo concreto (sensível)
Inferior e enganoso.
O mundo sensível, realidade mais imediata e aparente, é o conjunto de tudo aquilo que percebemos com os cinco sentidos, através de nosso corpo.
*NOTAS
1. Platão criticava os poetas e artistas da época, pois segundo as suas ideias de mundo sensível e mundo inteligível, suas obras não eram originais, pois eram cópias imperfeitas da realidade, sendo distorcidas do mundo inteligível. Com essa justificativa os artistas ficaram de fora da cidade ideal platônica.
2. Defendia que a educação para as mulheres deveria ser a mesma educação dada aos homens. O mesmo acontecia com os mais abastados e os mais carentes.

Mais conteúdos dessa disciplina