Buscar

Prova I Infância e Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual (Cod.:688531)
Infância e Saúde (LEE17)
Prova
38558496
Período para responder
11/10/2021 - 05/11/2021
1
Foram muitas as mudanças com relação às concepções sobre o desenvolvimento humano infantil ao longo dos séculos. Com relação às concepções de alguns importantes pensadores e suas concepções acerca do processo de desenvolvimento infantil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Charles Darwin.
II- John Dewey.
III- Jean-Jacques Rousseau.
( ) Acreditava que o desenvolvimento ocorre naturalmente em uma série de estágios predeterminados e regulados internamente. Para ele, as crianças eram “nobres selvagens” que nascem boas e são corrompidas somente em razão de ambientes repressivos.
( ) Criador da Teoria da Evolução, acreditava que todas as espécies se desenvolveram por meio de seleção natural – reprodução por indivíduos mais aptos a sobreviver pela adaptação ao ambiente.
( ) Filósofo e educador norte-americano, iniciou o estudo das crianças em seus ambientes sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) II - I - III.
B) III - I - II.
C) III - II - I.
D) I - II - III.
2
Conjuntamente com os agentes comunitários de saúde, as Unidades de Saúde contam também com a participação das escolas para a promoção da saúde. O Ministério da Saúde possui entre seus programas o Programa Saúde na Escola (PSE), que tem como objetivo promover saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino. Quais são as ações desse programa?
A) 
A criação de atividades que promovam atuação compartilhada e fortalecida junto à comunidade, tendo apenas as escolas como instituições provocadoras.
B) 
Diálogo entre os representantes dos diferentes setores para aprofundar saberes e constituir práticas que considerem as potencialidades e vulnerabilidades do território, assim como a criação de atividades que promovam atuação compartilhada e fortalecida junto à comunidade, tendo a escola e a unidade de saúde como instituições provocadoras.
C) 
Diálogo entre os representantes apenas os setores da saúde, assim será possível aprofundar saberes e constituir práticas que considerem as potencialidades e vulnerabilidades do território, assim como a criação de atividades que promovam atuação compartilhada e fortalecida junto à comunidade.
D) 
A criação de leis que promovam atuação da escola, que impõe métodos e punições a famílias que não dão assistência.
3
A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em sua 198ª Reunião Ordinária, realizada no dia 17 de junho de 2009. Talvez seja uma das mais importantes ferramentas para que o cidadão conheça seus direitos e possa ajudar o Brasil a ter um sistema de saúde com muito mais qualidade. O documento foi elaborado de acordo com princípios basilares que, juntos, asseguram ao cidadão o direito básico ao ingresso digno nos sistemas de saúde, sejam eles públicos ou privados. Com relação a esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde.
( ) Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema.
( ) Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação. 
( ) Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - F - F.
B) V - V - V - V.
C) F - V - F - V.
D) V - F - V - F.
4
Há sinais de alerta de surdez em alunos com idade escolar que devem ser observados pelo educador. Sobre eles, analise as sentenças a seguir:
I- Pedidos frequentes para que se repitam frases, vira a cabeça em direção ao orador, demonstra esforço ao tentar ouvir.
II- Fala com intensidade elevada ou reduzida.
III- Olha e concentra-se nos lábios da professora, é desatento quando há debates na sala de aula.
IV- Prefere o isolamento social, ser passivo ou tenso, cansa-se com facilidade, não se esforça para demonstrar capacidade, tem dificuldade no aprendizado.Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença II está correta.
B) Somente a sentença III está correta.
C) As sentenças I, II, III e IV está correta.
D) Somente a sentença I está correta.
5
Para cada povo, situação e momento, a saúde e a doença têm seu conceito reformulado na História da Saúde. Por exemplo, na medicina grega, existiam deuses e deusas relacionados à saúde. Entre outros, havia duas irmãs, que segundo os gregos possuíam o dom da cura e da manutenção da saúde. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas deusas:
A) Xamã e Higieia.
B) Panacea e xamã.
C) Afrodite e Higieia.
D) Higieia e Panacea.
6
De acordo com o Ministério da Saúde, vacina salva vidas. O Programa Nacional de Imunizações tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Quantas vacinas são disponibilizadas para que se inicie a imunização ainda nos recém-nascidos?
A) 19 vacinas.
B) 12 vacinas.
C) 21 vacinas.
D) 16 vacinas.
7
A saúde pública é de competência de cada cidadão, sendo que é a partir de pequenas ações diárias realizadas por nós que auxiliará na possível manutenção da saúde de todos, não somente a nossa, mas também das que nos rodeiam. No entanto, para isso, faz-se necessária a apresentação de ações e programas para a manutenção da saúde tanto em família como em outros órgãos, como as secretarias estaduais e municipais de saúde. A participação de quem é necessária nesse contexto?
A) Órgãos públicos.
B) Agentes de saúde, igrejas, associações e escolas.
C) Médicos e enfermeiros.
D) Meios de comunicação.
8
A inteligência emocional inclui habilidades relacionadas à regulação emocional, comportamento expressivo e consciência socioemocional. Além disso, inclui consciência e compreensão do humor, questões de contexto, percepção emocional e empatia. O que essas características afetam?
A) Emoções importantes.
B) Tomada de decisão e habilidades não relacionadas.
C) Tomada de decisão e habilidades relacionadas a descrever pensamentos e emoções inúteis.
D) Tomada de decisão e habilidades relacionadas a não descrever pensamentos.
9
O Sistema Único de Saúde possui uma grande representatividade junto à população brasileira, que nos remete a compreender que este sistema possui uma estrutura que está delineada de acordo com o Ministério da Saúde.A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:
A) Secretaria Estadual de Saúde (SES): planeja, organiza, controla, avalia e executa as ações e serviços de saúde em articulação com a OMS para aprovar e implantar o plano municipal de saúde.
B) Ministério do Bem-estar: participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos estados em articulação com o conselho federal e participa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano nacional de saúde.
C) Ministério da Saúde: gestor nacional do SUS, formula, normatiza, fiscaliza, monitora e avalia políticas e ações, em articulação com o Conselho Nacional de Saúde. Atua no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) para pactuar o Plano Nacional de Saúde. Integram sua estrutura: Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobras, Inca, Into e oito hospitais federais.
D) Secretaria Municipal de Saúde (SMS): participa da formulação das políticas e ações de saúde, presta apoio aos estados em articulação com o conselho federal e participa da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para aprovar e implementar o plano nacional de saúde.
10
Matta (2005, p. 386) destaca um momento marcante da história da OMS: "Ao realizar seu discurso na 51ª Assembleia Mundial de Saúde, Brundtland, antes de tomar posse, anuncia algumas diretrizes da sua gestão e a necessidade de influir e orientar os países membros em suas políticas e ações". A respeito da gestãoda norueguesa Gro Brundtland, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Gro Brundtland assumiu a direção geral da OMS se comprometendo a fazer uma reestruturação que se tornasse notória publicamente. Assim, ela mostraria à população que a organização estava apta para reconquistar o lugar de liderança no contexto sanitário internacional.
( ) Na ocasião em que Gro Brundtland assumiu a direção geral da OMS, deparou-se com poucos desafios, já que a OMS estava devidamente estruturada, ocupando por anos seguidos a posição de liderança no âmbito sanitário internacional. As diretrizes propostas por Gro Brundtland tinham o intuito de oferecer uma leve lapidação à OMS.
( ) A posse de Gro Brundtland, que já tinha sido primeira ministra da Noruega, foi caracterizada por promessas de alterações significativas tanto na política interna quanto externa na OMS. Também foi marcada pelo apoio de organizações tal qual a Fundação Rockefeller.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MATTA, Gustavo Corrêa. A organização mundial da saúde: do controle de epidemias à luta pela hegemonia. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 371-396, set. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462005000200007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 mar. 2021.
A) F - V - F.
B) V - F - F.
C) V - F - V.
D) F - V - V.

Continue navegando