Buscar

plano de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ADELMAR ROSADO DIREÇÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO DEPÓS-GRADUAÇÃOESPECIALIZAÇÃO EM SEGURIDADE SOCIAL: PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
PLANO DE AULA
	Disciplina:Trabalho e Proteção Social: Tendências e perspectivas
	Profa Ma: Érika Carolina Porto de Góis
	E-MAIL: Góis_erika@hotmail.com
	Carga Horária: 30 Horas
	EMENTA:O processo de construção do sistema brasileiro de proteção social.O mundo do trabalho, as políticas sociais, A seguridade Social no Brasil a partir da Constituição de 1988, as propostas de gestão democrático-participativa e descentralizaçãoPolítico-administrativa. Perspectivas de intervenção profissional nos eixos que compõem a Seguridade Social.
	OBJETIVOS:
Compreender aspectos conceituais e dispositivos legais que compõem a Seguridade Social brasileira, suas principais etapas e relação com o Estado. A atuação do Serviço Social nas áreas que compõem a Seguridade Social no Brasil;
Problematizar os condicionantes de origem econômica e política na emergência e desenvolvimento das políticas sociais nos países capitalistas dependentes e seus desdobramentos na configuração dos sistemas de proteção social, e como estes, a partir de distintas abordagens, se apresentam aos profissionais que trabalham no âmbito do planejamento, execução e avaliação das políticas sociais, inclusive o(a)s assistentes sociais.
	CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade I: O mundo do trabalho e os impactos da reestruturação produtiva;
Unidade II: O sistema de Proteção Social e seus desdobramentos;
Unidade III: As especificidades da Seguridade social no Brasil–A seguridade social e sua relação com o desenvolvimento sócio-histórico brasileiro. A crise econômica e o processo de democratização no Brasil nos anos 80. As particularidades da seguridade social brasileira no Pós-88: aspectos da contra-reforma neoliberal.
Unidade IV: Tendências e perspectivas da SeguridadeSocial.
	METODOLOGIA DE ENSINO
A disciplina será ministrada utilizando a plataforma Google meet, procedimento com vista à realização, análise e apropriação de conhecimento sobre conteúdo proposto. Para tanto, serão utilizados técnicas de aula expositiva, reflexão de letras de música sobre a temática trabalho, trabalhos em grupo, exposição dialogada, 
AVALIAÇÃO:O Processo avaliativo acontecerá durante o desenvolvimento da disciplina e irá considerar o comprometimento do(a) aluno(a) com atividades propostas, a participação individual e/ou em grupo, a capacidade de discussão e reflexão crítica sobre o conteúdo trabalhado
	REFERÊNCIAS:
BEHRING, Elaine Rossetti. Seguridade Social no Brasil: perspectivas e interfaces. Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-018-082.pdf. Acesso em: 27 de jun de 2019.
MOURA,Maria Aparecida G. SEGURIDADE SOCIAL NO CONTEXTO NEOLIBERAL BRASILEIRO. Revista Eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira. Ano VI, setembro de 2013. Disponivel em:NEVES, Magda de Almeida. As transformações no mundo do trabalho: crise e desafios. IN: Ver. TRT –3ª R –Belo Horizonte, 27 (57): 25-33, Jul 97. Disponivel em: https://www.trt3.jus.br/escola/download/revista/rev_57/
Magda_Neves.pdf. Acesso em: 27 de jun de 2019.RAICHELIS, Raquel. Proteção social e trabalho de assistente social: tendencias e disputas nas conjunturas na crise mundial, Serv. Soc. Soc, São Paulo, n. 116, p. 609-635, out/dez, 2013. Disponivel: http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n116/03.pdf. Acesso em: 27 de jun de 2019.
TEIXEIRA, Solange M. SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE: “NOVAS” RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE?Revista FSA, Teresina, v.10, n.1 art 15, pp. 264-280, Jan/mar, 2013. Disponivel em: www4.fsanet.com.br/revista/index.php/fsa/article/download/115/66. Acesso em: 27 de jun de 2019.
LEITURA COMPLEMENTAR
BOSCHETTI, I.SEGURIDADE SOCIAL E TRABALHO: paradoxos das políticas de previdência e assistência social no Brasil. Brasília: Editora UNB, 2006.
LIMA, Cassia Helena Pereira. PIMENTA, Sonia Maria de Oliveira Trabalho e Trabalhador em Canções da MPB: Práticas Sociais e Discursivas na Construção da Realidade e Produção de Sentido. Disponível em: 
UNESCO. Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. -- Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, UNESCO, 2009.
424 p.

Outros materiais