A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
02 -seguranca pessoal e executiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

1A organização do evento é um trabalho complexo, sendo necessária a presença de um gerente de projeto que coordena e controla as suas diferentes etapas. Entre as etapas de gestão, destaca-se a gestão de projetos e a gestão de eventos. De acordo com PMI (2004), esses processos compartilham as mesmas etapas do ciclo de vida: iniciação, planejamento, monitoramento, controle, implementação e encerramento. Apesar da gestão de projeto e de eventos compartilharem similares etapas do ciclo de vida, seus processos são distintos. Com relação ao processo de gestão do evento no ciclo de vida do planejamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Análise e estudo de viabilidade.
(    ) Seleção de equipe e criação dos planos.
(    ) Avaliação do evento, feedback e prestação de contas.
(    ) Planejamento e desenvolvimento de planos funcionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PMI. Um guia do conjunto conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 3. ed. Pensilvânia: Project management institute staff, 2004. Disponível em: http://www.las.inpe.br/~perondi/23.06.2008/CCGP_a.pdf. Acesso em: 19 fev. 2020.
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
F - V - F - V.
D
F - V - V - V.
2No ano de 2012, por meio dos esforços de diversas associações, entidades e órgãos governamentais brasileiros ligados à área de eventos, a norma ABNT NBR ISO 20121:2012 - Sistemas de gestão para sustentabilidade de eventos entrou em vigor. Essa norma descreve uma série de atribuições para os organizadores de eventos. Sobre a norma descrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Descreve um sistema de políticas, objetivos e estratégias para o gerenciamento do sinistro ocorrido durante o evento.
(    ) Fomenta diretrizes para as boas práticas utilizadas nas atividades de organização de eventos, com enfoque na melhoria contínua desse segmento a partir da ética, transparência, cidadania, comprometimento e resultados.
(    ) Define os principais pontos para organizadores de eventos que queiram gerenciar o planejamento, realização e atividades pós-evento com foco na sustentabilidade.
(    ) Apresenta resoluções quanto à inspeção dos locais, controle do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e registro de acidentes de trabalho.
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 20121: Sistemas de gestão para sustentabilidade de eventos: requisitos com orientações de uso. Rio de Janeiro, 2012.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
F - V - F - V.
C
F - F - V - F.
D
V - V - F - F.
3A Norma ABNT NBR 16556:2016 - Sistemas de Gestão de Seguranças - Requisitos tem como escopo auxiliar as organizações e os indivíduos a melhorar a segurança de suas atividades relacionadas a eventos. Essa norma especifica os requisitos de um sistema de gestão para eventos, a fim de melhorar a segurança. É aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações envolvidas no projeto e execução de eventos, e acomoda diferentes condições geográficas, culturais e sociais. Ao mesmo tempo, ela requer que as organizações reconheçam as expectativas das partes interessadas com a segurança dos eventos. De acordo Emerson Freire (2018, p. 50), "ocorreu um aumento da complexidade da segurança no setor de eventos". Com relação a essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 16566: Sistemas de Gestão de segurança - Requisitos. Rio de Janeiro, 2016.
FREIRE, E.; VERONA, J. A; BATISTA, S. S. dos S. (orgs.). Educação profissional e tecnológica: extensão e cultura. Jundiaí: Paco, 2018.
A
Com o aumento da complexidade dos eventos, fazem-se necessárias menos regulamentações, pois elas não contribuem para o sucesso do setor. Portanto, é necessária a flexibilização das leis para facilitar o processo de organização, no intuito de maior rentabilidade do evento.
B
Com o aumento da complexidade dos eventos, faz-se cada vez mais necessária a regulamentação desse setor. Portanto, acredita-se que essas normas funcionam para nortear, e até mesmo para facilitar, os passos dos profissionais.
C
O aumento da complexidade dos eventos torna necessário um maior investimento no marketing do que em segurança.
D
O aumento da complexidade do evento não influi na gestão dos sistemas de segurança, pois as regulamentações vigentes suprem essa necessidade.
4Os eventos estão presentes com muita frequência no dia a dia das pessoas, das cidades, no turismo. Brevemente, conhecemos a história dos eventos como momentos marcantes e especiais, sendo lembrados para a vida toda. Os eventos devem ser planejados, organizados, coordenados e controlados. A organização de um evento possui os atributos típicos que a caracterizam como um projeto. Com relação à caracterização do projeto de evento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Acontecimentos especiais.
(    ) Rituais.
(    ) Palestras.
(    ) Apresentações.
(    ) Celebrações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F - V.
B
V - V - V - V - F.
C
F - V - V - F - V.
D
V - V - F - V - V.
5A norma ABNT NBR 16513:2016 - Organizador de Eventos - Competências pessoais foi elaborada para especificar as competências dos profissionais que exercem a função de organizador de eventos. A partir desses pressupostos, compete ao organizador desenvolver atividades especificas na organização de eventos. No que diz respeito às atividades desempenhadas pelo organizador do evento, de acordo com a ABNT NBR 16513:2016, analise as sentenças a seguir:
I- Planejamento, organização, promoção, realização, gerenciamento de recursos e prestação de serviço especializado de eventos.
II- Organização, contratação de pessoal especializado, implementação e realização.
III- Gerenciamento de recursos financeiros, planejamento, realização e organização do pessoal de montagem e desmontagem do evento.
IV- Planejamento, contratação de pessoal especializado, organização e gerenciamento de recursos financeiros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16513: Organizador de eventos: competências pessoais. Rio de Janeiro, 2016.
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença I está correta.
6A Norma ABNT NBR 16004:2016 - Eventos - Classificação e terminologia, classifica o porte do evento, considerando-se a dimensão do evento relacionado ao número de participantes e de público simultâneo. Com relação à classificação do porte do evento por número de participantes, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16004: Eventos: classificação e terminologia. Rio de Janeiro, 2016.
A
Megaevento - acima de 1000 participantes; grande porte - acima de 750 participantes; médio porte - de 200 a 500 participantes; pequeno porte - com até 200 participantes.
B
Megaevento - acima de 1500 participantes; grande porte - acima de 750 participantes; médio porte - de 500 a 750 participantes; pequeno porte - com até 300 participantes.
C
Megaevento - acima de 2000 participantes; grande porte - acima de 1000 participantes; médio porte - de 500 a 1000 participantes; pequeno porte - com até 500 participantes.
D
Megaevento - acima de 1000 participantes; grande porte - acima de 500 participantes; médio porte - de 200 a 500 participantes; pequeno porte - com até 200 participantes.
7Cada uma das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR) publicadas têm o foco em determinados aspectos que envolvem a área de eventos, contribuindo de forma positiva para o setor. Dentre elas, inclui-se a ABNT NBR 16571:2016. Com relação ao foco e escopo da ABNT NBR 16571:2016, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16571: Eventos: qualidade na organização - requisitos. Rio de Janeiro, 2016.
A
Auxiliar na qualidade da organização de eventos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.