Buscar

Legislação Ambiental e Recursos Hídricos

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Legislação Ambiental Aplicada aos Recursos Hídricos (E)
A água contida em um aquífero é acumulada durante ciclos longos de centenas de anos e é uma reserva estratégica para épocas de pouca ou nenhuma chuva. A água subterrânea pode ser retirada de forma permanente e em volumes constantes, por muitos anos, dependendo do volume armazenado no subsolo e das condições climáticas e hidrogeológicas de reposição. Entretanto, se o bombeamento for maior que o tempo mínimo de reposição natural:
Nota: 0.0
	
	A
	Drenagem de rios e outros corpos superficiais.
	
	B
	O aquífero começa a sofrer uma redução do nível de água.
A alternativa correta é a letra b), pois se o volume retirado for menor do que a reposição no longo prazo, o bombeamento pode continuar indefinidamente, sem provocar efeitos prejudiciais. Se, por outro lado, o bombeamento exceder as taxas de reposição natural, começa-se a entrar na reserva estratégica, iniciando um processo de rebaixamento do lençol freático. (Rota 2).
	
	C
	Subsidência do terreno, resultando em problemas de estabilidade e danos de edificações e redes de esgoto.
	
	D
	Infiltração de água subterrânea de baixa qualidade.
Questão 2/5 - Legislação Ambiental Aplicada aos Recursos Hídricos (E)
Os recursos hídricos, pode ser explicado pelos seus períodos históricos, pois quando falamos em recursos hídricos e disponibilidade de água, a associação com o saneamento básico é inevitável e para que haja qualidade de vida, é imprescindível existir também, além de disponibilidade hídrica, um tratamento adequado. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Idade Antiga
2. Idade Média
3. Idade Moderna
4. Idade Contemporânea
(   ) Os  primeiros registros de sistemas de água foram desenvolvidos na Roma antiga, com a construção de aquedutos, os quais conduziam a água e assim abasteciam as casas dos mais ricos, além das indústrias e fontes públicas, na qual a população menos afortunada podia retirar água mediante uma taxa.
(   ) Os governos retomam o controle das águas, visto que a maneira de conduzir o abastecimento de água no período anterior se encontrava em decadência.
(   ) No início do século XIX, países da Europa criaram leis referentes à poluição, com punições para o poluidor.
(   ) Foi ao final desse período que água deixou de ser responsabilidade dos governantes e passou a ser dos cidadãos. Isso desencadeou a proliferação de inúmeras doenças ligadas à falta de saneamento, como cólera, tifo e lepra.
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
A alternativa correta é a letra a), pois todas as assertivas percorrem brevemente pela história dos recursos hídricos (Rota 1).
	
	B
	2 – 1 – 3 – 4
	
	C
	1 – 2 – 4 – 3
	
	D
	3 – 2 – 1 – 4
Questão 3/5 - Legislação Ambiental Aplicada aos Recursos Hídricos (E)
As águas subterrâneas são águas que não penetram no solo e vão se acumulando na superfície, formando rios, riachos, lagos, lagoas e córregos. Por não infiltrarem no solo as águas superficiais são as principais fontes de abastecimento de água no mundo. Com isso dentro das águas superficiais encontram-se os rios, cuja formação resulta em bacias hidrográficas. E como podemos definir as bacias hidrográficas?
Nota: 0.0
	
	A
	Grupos de gestão compostos por representantes dos três níveis do poder público (federal, estadual e municipal), usuários da água e sociedade civil.
	
	B
	Um mecanismo que sugere os valores da cobrança pelo uso da água.
	
	C
	Conjunto de superfícies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos de água que confluem até resultar em um leito único no seu exutório.
A alternativa correta é a letra c), pois sob a área designada como bacia hidrográfica são desenvolvidas as atividades humanas, como a industrial, agrícola e também as urbanas e de preservação (Rota 1).
	
	D
	Setor que acompanha a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, que reúne informações estratégicas para a gestão das águas em cada bacia.
Questão 4/5 - Legislação Ambiental Aplicada aos Recursos Hídricos (E)
Conforme está disposto na Lei n. 9.433/1997, a utilização da água para atividades humanas como irrigação; energia elétrica; abastecimento; lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não; além daqueles que alteram o regime, a quantidade ou a qualidade da água existente em um corpo de água necessitam de autorização do órgão competente. Assim, a quem deve ser solicitada a outorga de domínio da União?
Nota: 20.0
	
	A
	MMA – Ministério do Meio Ambiente
	
	B
	IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
	
	C
	ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas
	
	D
	ANA – Agência Nacional das Águas
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d), pois ela emite a licença para águas que dividem ou passam por dois ou mais estados ou, ainda, aqueles que passam pela fronteira entre o Brasil e outro país. Entretanto, no caso das águas que se concentram apenas em um estado, a outorga deve ser requerida ao órgão gestor de recursos hídricos daquele estado. (Rota 2).
Questão 5/5 - Legislação Ambiental Aplicada aos Recursos Hídricos (E)
Os sistemas de coleta de água da chuva são compostos de área de captação, filtro de descarte da primeira água e reservatório. Caso haja contato direto do usuário com a água, faz-se necessária uma etapa de desinfecção. A captação de água da chuva é primordial em muitos países, devido à escassez de água relacionada à contaminação e ao aumento da demanda causado pelo crescimento populacional. Assinale a alternativa correta no que se refere a captação de água.
Nota: 20.0
	
	A
	Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos demonstrou que a captação de água da chuva é mais usada para fins de irrigação, mas que 45% dos sistemas de coleta utilizam água da chuva para fins potáveis e, entre esses, 20% utilizam a lâmpada ultravioleta como tratamento primário.
	
	B
	Na Malásia a precipitação de águas pluviais ocorre ao longo do ano, sendo a captação de água da chuva um recurso não utilizado.
	
	C
	Países como a Austrália e alguns do continente asiático e africano também utilizam a captação de água da chuva somente para fins de irrigação.
	
	D
	A Itália, Alemanha, Espanha e Brasil usam a água da chuva para reduzir o uso da água potável em vasos sanitários e torneiras externas.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra d), pois as alternativas A, B e C estão incorretas segundo o estudado no tema 4.2 Sistema de captação de água da chuva, sendo que a pesquisa realizada nos Estados Unidos demonstrou que a captação de água da chuva é mais usada para fins de irrigação, mas que 25% dos sistemas de coleta utilizam água da chuva para fins potáveis e, entre esses, 70% utilizam a lâmpada ultravioleta como tratamento primário. Na Malásia a precipitação de águas pluviais ocorre ao longo do ano, sendo a captação de água da chuva um recurso favorável e países como a Austrália e alguns do continente asiático e africano também utilizam a água tratada da chuva para fins potáveis.   (Rota 4).

Continue navegando