Buscar

residuos solidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESENHA CRITICA DO ARTIGO CIENTIFICO INTITULADO: AVALIAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ATRAVÉS DO SISTEMA DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PRESSÃO-ESTADO-IMPACTO-REPOSTA (PEIR) NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DOS ÍNDIOS, ESTADO DA PARAÍBA, NORDESTE DO BRASIL, DOS AUTORES THAYSE DA SILVA LIMA¹ E JOSÉ DEOMAR DE SOUZA BARROS²
 Laryssa Adryelly Campos 
RESUMO
Essa atividade de resenha crítica do presente artigo objetivo difundir os resultados e o conhecimento contido no mesmo como algo de âmbito em nossa sociedade e ampliação do conhecimento da acadêmica desse curso. Thayse da Silva Lima e José Deomar de Souza Barros são os autores do artigo científico, Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos através do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade Pressão-Estado-Impacto-Reposta (PEIR) no Município de Cachoeira dos Índios, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, publicado na revista eletrônica Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, p 749-765, 2019. Os autores são alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Centro de Formação de Professores. Grupo de Pesquisa Ambiental para o Desenvolvimento do Semiárido (GPA). Tais fatos deixam claro a profusão da produção cientifica dos autores.
O artigo cientifico citado acima é um exemplo de artigo bem escrito com clareza, já no resumo os autores deixam claro que o uso desregrado e excessivo de recurso naturais vem gerando grande quantidade de resíduo sólidos, sendo que esse resíduo sem o devido gerenciamento, pode e causa severos danos ao meio ambiente, no artigo em analise os autores realizaram uma pesquisa com objetivo de avaliar e classificar esse gerenciamento na Cidade de Cachoeira dos Índios, a pesquisa foi desenvolvida dentro os dias 6 de junho a 21 de outubro de 2018, por meio de entrevista de atores sociais e atores institucionais de setores ligados ao meio.
Na introdução é descrito mais uma vez a necessidade do gerenciamento dos resíduos sólidos e suas consequências como a poluição dos recursos naturais como solo, agua e ar, e por decorrência efeitos a saúde humana. Em virtude dessa necessidade de uma gestão adequada dos resíduos sólidos o artigo evidencia a criação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela lei n°12.305 de 2 de agosto de 2010. Os autores justificam a utilização de indicadores de sustentabilidade Pressão-Estado-Impacto-Resposta na pesquisa por serem instrumentos uteis na análise prática sobre um determinado fenômeno, podendo assim identificar características de importância de um sistema e esclarecer as analogias entre as variáveis distintas de um fenômeno.
Na descrição da metodologia os autores descrevem claramente a Município a ser analisado, período da avaliação, características demográficas, os sujeitos da pesquisa e a problemática em si, também descrevem com clareza e objetividade os questionários utilizados bem como as observações da coleta, transporte e local de disposição final de resíduos sólidos urbanos. As análises dos dados pelo método de abordagem quali-quantitativa, utilizando o Sistema de Indicadores de Sustentabilidade Pressão- Estado-Impacto Resposta, sendo classificados pelos avaliadores como “ favorável ou desfavorável” sendo avaliado trinta e um indicadores.
Foi apresentado como resultado as análises dos itens: coleta de lixo diretamente para o lixão, coleta de lixo nos bairros, queima de resíduos a céu aberto, presença de animais na área de disposição, existência de moradias na unidade, existência de catadores, destinação dos resíduos dos serviços de saúde, isolamento do local de disposição, drenagem de gases, aproveitamento de gases, existência de instalações administrativas, diagnostico de indicadores de estado, tratamento de chorume, licenciamento ambiental, drenagem do chorume, cobertura dos resíduos sólidos, existência de base de impermeabilização, má utilização do espaço, monitoramento ambiental, diagnostico dos indicadores de impacto, doenças envolvendo a população no entorno do lixão, poluição dos recursos hídricos, paisagem da localidade, contaminação de animais domésticos, alagamento de vias públicas, tratamento de resíduos sólidos urbanos, diagnostico dos indicadores de resposta, existência de cooperativa de catadores, política pública para o tratamento dos resíduos sólidos, atividades de educação ambiental no município, melhorias na destinação final dos resíduos, aplicação da PNRS, pratica de coleta seletiva e existência de galpão para a separação dos resíduos.
Como considerações finais o artigo relata que de trinta e um indicadores vinte e quatro foram classificados como desfavoráveis e sete apenas como favoráveis, o ponto de vista exposto nas considerações é evidente e preocupante a insustentabilidade do sistema adotado pelo Município em questão, sendo que o Município não conta com aterro sanitário, utilizando ainda lixão a céu aberto onde os resíduos sólidos são depositados, sendo assim fica evidente no texto o total desacordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A problemática em questão evidenciada no texto reflete a questão da falta de bom senso e característica cultura que é refletida em nosso pais de modo geral, não é apenas função e obrigação das autoridades públicas ações relacionadas a temática cabe a todos nós a responsabilidade pela produção e destino final desses resíduos, bem como a cobrança de políticas públicas eficientes e compatíveis com o porte do município.
Vários pontos negativos dessas improbidades com os resíduos sólidos podem causar danos de maneira indireta que muitas vezes não são observadas ou relacionadas com essa falta de gerenciamento principalmente a questão de saúde pública e social que são afetadas. O artigo foi de grande valia para o conhecimento sobre o assunto e demonstra um retrato da situação da grande maioria dos municípios do nosso pais.
Referência: 
LIMA, S, Thayse; BARROS, D, José; “Avaliação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos Através do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade Pressão-Estado-Impacto-Reposta (PEIR) no Município de Cachoeira dos Índios, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil”. Revista Brasileira Gestão Ambiental Sustentável Institucionais, vol. 6, n. 14, p. 749-765, dez 2019 Disponível em http://revista.ecogestaobrasil.net/v6n14/v06n14a09a.html. Acesso em: 28/out. 2021.

Continue navegando