Buscar

A democratização do acesso digital na sociedade Brasileira - Redação


Prévia do material em texto

A democratização do acesso digital na sociedade Brasileira
No século XXI, a Organização das Nações Unidas declarou acesso à internet como um dos direitos humanos, direitos que incluem todos os seres humanos, e devem ser respeitados. Por outro lado, em muitos países, como o Brasil, grande parte da população está fora da “bolha digital”, pessoas acabam não usufruindo do seu direito ao acesso digital, seja por fatores econômicos, cognitivos, governamentais, entre outros. Assim, devido à crescente onda digital, e em respeito aos direitos humanos, é imprescindível que a inclusão digital deve chegar para todos os brasileiros.
Primeiramente, vale destacar a importância da tecnologia na sociedade atual. Para o filósofo francês Pierre Lévy, a Internet tem como um dos seus papéis a democratização do saber, visto que ela é uma grande aliada à educação. Em meio a situações como uma pandemia, assim como a do novo coronavírus, instituições de ensino são forçadas a bloquear atividades presenciais, porém necessitam continuar transmitindo conhecimento aos estudantes, e podem fazer isso com auxílio de meios digitais. Bem como a teoria do filósofo se aplica em situações normais, ela é corroborada em situações como essa. No entanto, nem todos têm acesso à essas tecnologias, e apesar de serem direitos básicos, acabam ficando atrás em relação a quem possui todos os recursos necessários para se conectar. Logo, urge a necessidade de expandir esse acesso, não apenas por questão de lazer, mas também para que todos possam utilizar essa ferramenta de conhecimento.
Em segundo lugar, é necessário analisar as ações do governo quanto àqueles que sofrem com a exclusão digital. Diversos serviços governamentais, como o requerimento do auxílio emergencial, oferecido pelo Governo Federal em resposta à quarentena devido à Covid-19, devem ser feitos on-line. Contudo, indivíduos que não possuem nenhuma forma de acessar a Internet, encontram-se reclusos, uma vez que não conseguem requerer esse auxílio devido às suas condições econômicas, auxílio este que tem como propósito justamente ajudar essas pessoas monetariamente. Esta problemática revela, inegavelmente, que o Governo apresenta postura negligente quanto à parte da população que não está inclusa na bolha digital. Em síntese, os governantes não agem de maneira coadjuvante na problemática da inclusão, eles acabam apenas tornando-a mais evidente.
É evidente, portanto, que a democratização do acesso digital no Brasil é fundamental. Nesse sentido, cabe às Prefeituras de cada cidade garantir que todos os cidadãos possuam acesso ao meio digital, por meio da instalação de pontos de Internet sem fio, que devem deter de uma boa conexão que possibilite o seu uso em massa. Dessa maneira, a inclusão digital de mais pessoas será uma realidade, e os direitos humanos serão respeitados.

Mais conteúdos dessa disciplina